5 cuidados que você precisa ter na colheita do café

Postado em: 22/12/2021 | 3 min de leitura Escrito por:
O café é uma bebida que faz parte do dia a dia dos brasileiros. Assim, garantir uma bebida de ótima qualidade é muito importante para o crescimento do setor cafeeiro do país. Para se obter um café de alta qualidade é necessário o manejo correto em todas as fases de produção. Uma das fases importantes na produção de um ótimo café é o momento da colheita e da pós-colheita.
 
Confira abaixo 5 cuidados que são essenciais para garantir uma colheita de café de qualidade
 
#1 Colocação do pano
 
Um cuidado muito importante na colheita do café é com o pano, de forma que, ao ser colocado no solo, esse pano separe os frutos que já estão no chão e certamente já em processo de deterioração e poderão afetar a qualidade da bebida. Esse pano deve cobrir totalmente o solo e envolver o ramo de café no qual será feita a colheita.


Foto 1: A colocação do pano durante a colheita do café deve cobrir os grãos que já estavam no chão
 
#2 Evitar pisar nos frutos caídos
 
Outro cuidado essencial que precisa ser tomado na colheita do café é que o apanhador evite pisar nos frutos que caem no chão. Isso porque, com o pisoteio, os frutos serão descascados e no momento da secagem, acabarão secando antes dos frutos que não foram descascados, prejudicando a qualidade da bebida.



Foto 2: Apanhador deve evitar pisar nos grãos de café que caem no chão no momento da colheita
 
#3 Evitar a “virada dos ramos”
 
A prática de “virada dos ramos” consiste em pegar os ramos que estão virados ao lado contrário do apanhador e virar para seu lado, o que pode levar à quebra dos ramos ou trincas, que pode levar ao crescimento de novos ramos, que não é ideal para o cafeeiro.



Foto 3: Ramo quebrado devido à prática de "virada de ramos"

=> Gostou dessas dicas? Elas fazem par Tecnologias de colheita e pós-colheita do café. Acesse o conteúdo completo do curso para aprender muito mais! O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
#4 Não deixar a saca com café no sol após a colheita
 
Após a colheita, o café será colocado dentro de um saco de ráfia. É comum que o apanhador deixe esse saco na rua, nas entrelinhas, exposto ao sol. Como o café tem umidade e alto teor de açúcar, por se tratar principalmente de um fruto cereja, rapidamente o café entra em fermentação.
 
Assim, a saca de café não deve ser mantida na entrelinha por mais de quatro horas. É comum que o apanhador comece a trabalhar às 7 horas da manhã, mas o café somente seja recolhido às 3 horas da tarde, levando a um processo de fermentação indesejável.


Foto 4: Café mantido na rua, embaixo de sol.
 
#5 Não utilize sacos plásticos para acondicionar o café
 
Alguns produtores, além de deixar o café colhido ao sol por muito tempo, colocam os frutos dentro de um saco plástico, que não têm ventilação. Isso pode ser ainda pior, quando esse saco é reaproveitado de adubos, o que pode ser muito prejudicial ao café.



Foto 5: Café acondicionado em saco plástico de adubo
 
O correto é colocar o café em sacos de ráfia, deixar sua boca aberta e colocar à sombra do cafeeiro, evitando que ocorra o indesejável processo de fermentação.



Foto 6: Café acondicionado em saco de ráfia, com a boca aberta, na sombra

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP