Blog EducaPoint

Evite os principais erros cometidos no manejo da fertilidade do cafezal

Postado em 21/08/2017 - 2 min de leitura Evite os principais erros cometidos no manejo da fertilidade do cafezal
Práticas eficientes de adubação e correção do solo são essenciais para manter a produtividade do cafeeiro. Do ponto de vista nutricional, é necessário conhecer os elementos (macronutrientes e micronutrientes) que a planta necessita e, empregando todas as ferramentas disponíveis para diagnosticar a situação do cafeeiro, é possível que ele produza...

Utilização racional da irrigação do cafeeiro

Postado em 07/12/2017 - 1 min de leitura Utilização racional da irrigação do cafeeiro
A cafeicultura irrigada no Brasil representa quase 300 mil hectares, pouco mais de 12% do parque cafeeiro. Porém, as áreas irrigadas são responsáveis por 30% da produção nacional de café, graças às grandes vantagens do cultivo irrigado comparado com o cultivo de sequeiro.

Por que irrigar o cafeeiro?

Postado em 15/03/2019 - 2 min de leitura Por que irrigar o cafeeiro?
A cafeicultura irrigada no Brasil representa quase 300 mil hectares, pouco mais de 12% do parque cafeeiro. Porém, as áreas irrigadas são responsáveis por 30% da produção nacional de café, graças às grandes vantagens do cultivo irrigado comparado com o cultivo de sequeiro. A partir daí já se tem uma pista sobre o motivo de se irrigar o cafeeiro.

5 cuidados essenciais na colheita do café

Postado em 06/06/2019 - 3 min de leitura 5 cuidados essenciais na colheita do café
Para se obter um café de alta qualidade é necessário o manejo correto em todas as fases de produção, incluindo a colheita e da pós-colheita. Confira 5 cuidados essenciais na colheita do café.

Como escolher as melhores áreas para o plantio do café?

Postado em 22/07/2019 - 3 min de leitura Como escolher as melhores áreas para o plantio do café?
Como o café é uma cultura perene, a fase inicial de escolha sobre onde plantar o café influenciará durante um longo período, pois a lavoura de café dura cerca de 20 a 30 anos.

Como determinar o ponto de colheita do café?

Postado em 02/08/2019 - 2 min de leitura Como determinar o ponto de colheita do café?
Para se obter um café de alta qualidade é necessário o manejo correto em todas as fases de produção e resultado do manejo adequado na colheita, secagem e seleção dos grãos, podem ser observados nas características sensoriais do café. Como determinar qual o ponto certo da colheita do café?

Lucratividade na cafeicultura: como alcançar seus objetivos

Postado em 22/10/2019 - 6 min de leitura Lucratividade na cafeicultura: como alcançar seus objetivos
O Brasil é o maior produtor e exportador de café mundial. A cafeicultura brasileira tem participação ativa no crescimento econômico do país, principalmente nas principais regiões produtoras. Assim, é essencial que a atividade seja produtiva, mas também, lucrativa, para que se mantenha sustentável. O desafio é justamente alcançar produtividade e...

Seleção dos melhores cursos sobre cafeicultura

Postado em 22/11/2019 - 2 min de leitura Seleção dos melhores cursos sobre cafeicultura
A Black Friday já chegou no EducaPoint! Aproveite o período para conhecer melhor nossos conteúdos sobre cafeicultura e aproveitar as ofertas!

Importância da locação do cafezal para eficiência na colheita

Postado em 05/12/2019 - 4 min de leitura Importância da locação do cafezal para eficiência na colheita
A escolha do terreno e localização do cafezal tem efeito na produtividade e qualidade do grão colhido. Após a escolha da área e avaliação das condições agronômicas presentes no local, é necessário planejar a locação do cafezal de acordo com as características locais. A locação do cafezal é a distribuição planejada das ruas de café, carreadores e...

4 pontos essenciais da propriedade que precisam ser considerados no plantio do café

Postado em 28/02/2020 - 2 min de leitura 4 pontos essenciais da propriedade que precisam ser considerados no plantio do café
Existem algumas condições que precisam ser observadas na área de plantio do café dentro da propriedade. Essas são chamadas condições agronômicas e precisam ser adequadas ao plantio do café, pois isso facilita a implantação e o manejo futuro do cafezal.