Cafeicultura sustentável: como fazer o uso racional da água?

Postado em: 12/01/2022 - 2 min de leitura

Cada vez mais, ouve-se falar da sustentabilidade e das exigências que o produtor deve cumprir. O cafeicultor que busca maior sustentabilidade obtém mais lucro, no curto, médio e longo prazo. Com uma gestão eficiente é possível economizar insumos, melhorar a produtividade e a qualidade do café, bem como controlar os custos de produção.

Recursos como solo e água são preservados, e os impactos da produção, reduzidos. Além disso, há benefícios adicionais como cumprimento de legislação, mais segurança no trabalho e melhor organização da propriedade.

Uso racional da água

Para ser um produtor sustentável, é fundamental usar a água de forma racional e de acordo com a legislação. O uso racional da água começa pela utilização de técnicas que favorecem o aprofundamento das raízes do café e o aumento da retenção de água no solo, o que é muito vantajoso em tempos de chuvas irregulares e altas temperaturas causadas pelas mudanças climáticas.

Alguns produtores optam pelo uso de sistema de irrigação, que tem um custo elevado, manutenção cara, consomem muita água e, caso mal dimensionados, podem causar prejuízos ao produtor ou ao meio ambiente. Portanto, a irrigação só deve ser utilizada se realmente essencial e sempre de maneira consciente, recorrendo a métodos técnicos que diminuem o desperdício e otimizam o uso da água.

O processamento do café por via úmida também consome uma grande quantidade de água e, por isso, devem ser adotadas algumas medidas para que seu uso seja eficiente e evitar desperdícios. Lembre-se da destinação correta da água residúaria.

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Cafeicultura sustentável. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.

Como fazer isso?


O aprofundamento das raízes do cafeeiro e a manutenção da umidade no solo são favorecidos por algumas técnicas que fazem aproveitar melhor cada gota de chuva que cai nas lavouras.
 
Caso haja necessidade de irrigar, um primeiro passo para usar a água de forma racional é medir e registrar o volume de água consumido na irrigação. Conhecer o volume é importante para o planejamento das ações.
 
É necessário obter outorga para uso da água e somente usar e respeitar o volume autorizado. Busque a orientação de um técnico para ajudá-lo no processo de regularização.

A propriedade precisa ter mecanismos para determinar a quantidade de água que deve ser aplicada e o momento certo de fazer a irrigação.
 
Existem diversos métodos disponíveis (tensiômetro, tanque Classe A, estação meteorológica, sistemas de cálculo informatizados etc.). O produtor, juntamente com o técnico, deve escolher o que melhor se adapta para a sua situação.
 
Irrigar “no olho”, como se diz no campo, pode trazer prejuízos ao produtor, às lavouras e ao meio ambiente. Sem saber quanto precisa irrigar, o produtor pode estar irrigando mais ou menos que o necessário.


Figura 1: Sistema de irrigação por gotejamento. (Fonte: Eduardo
Matavelli).


Figura 2: Tensiômetros utilizados no manejo da irrigação.
(Fonte: Eduardo Matavelli)

* As informações são do Manual de Implementação dos Itens Fundamentais do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), da Plataforma Global do Café.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
 

Neste curso, os instrutores serão dois consultores especialistas em certificação e sustentabilidade: Murilo Betarelo e Eduardo Matavelli. Eles abordarão os temas centrais para a atuação em sustentabilidade, tanto pelo produtor, como pelo técnico/extensionista.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint