Quais os passos necessários para fazer a certificação do café?

Postado em: 22/01/2021 | 1 min de leitura Escrito por:
O mercado está exigindo cada vez mais produtos agrícolas certificados, tanto o mercado nacional como o internacional. Para a exportação dos produtos agrícolas, vários países já exigem informações sobre a origem e todo processo produtivo, desde a semeadura até colheita e pós-colheita, visando tanto à sustentabilidade socioambiental como à qualidade intrínseca do produto. O consumidor quer saber como seu alimento foi produzido. Na cafeicultura isso se repete, possivelmente sendo o segmento agrícola nacional mais evoluído quanto à certificação.
 
A aposta na certificação em tempos de crise pode ser determinante para contornar os baixos preços e recuperar parte das perdas que as commodities tiveram nos últimos meses. Estima-se que uma produção certificada pode agregar entre 3% e 10% na receita final dos produtos agropecuários. Além disso, a certificação da produção por possuir garantia de procedência e respeito às normas de produção, ambientais e trabalhistas, favorece o processo de fidelização do comprador podendo atrair novos negócios e melhorando a rentabilidade do sistema.
 
O Brasil tem atuado fortemente nos últimos anos na divulgação e na comprovação da qualidade do café nacional, assim, consequentemente elevando o preço no mercado. Isso se deve, principalmente, pelo aumento da certificação no setor cafeeiro.
 
Quais são os passos necessários para que o cafeicultor tenha seu selo de certificação a partir do momento que decide fazer isso? Confira no vídeo abaixo  o biólogo e consultor da ViaVerde Consultoria Agropecuária, Felipe Vitaliano, explicando quais são os processos que ocorrem desde a tomada de decisão do produtor pela certificação até a validação ou não do selo:
 

 
Esse vídeo faz parte do novo curso que acaba de ser lançado pelo EducaPoint, Certificação do café: processos e qualificações. Neste curso, você vai aprender tudo o que realmente precisa saber sobre certificação do café

Você pode adquirir o curso individualmente ou optar pela assinatura da plataforma EducaPoint, o que dá a você acesso a TODOS os cursos disponíveis - e já são mais de 200! - por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP