BLOG

Postado em: 06/06/2019

5 cuidados essenciais na colheita do café

O café é uma bebida que faz parte do dia a dia dos brasileiros. Assim, garantir uma bebida de ótima qualidade é muito importante para o crescimento do setor cafeeiro do país. Para se obter um café de alta qualidade é necessário o manejo correto em todas as fases de produção. Uma das fases importantes na produção de um ótimo café é o momento da colheita e da pós-colheita.

Confira abaixo 5 cuidados que são essenciais para garantir uma colheita de café de qualidade

#1 Colocação do pano

Um cuidado muito importante na colheita do café é com o pano, de forma que, ao ser colocado no solo, esse pano separe os frutos que já estão no chão e certamente já em processo de deterioração e poderão afetar a qualidade da bebida. Esse pano deve cobrir totalmente o solo e envolver o ramo de café no qual será feita a colheita.

Colocação do pano na colheita do café
Foto 1: A colocação do pano durante a colheita do café deve cobrir os grãos que já estavam no chão

#2 Evitar pisar nos frutos caídos

Outro cuidado essencial que precisa ser tomado na colheita do café é que o apanhador evite pisar nos frutos que caem no chão. Isso porque, com o pisoteio, os frutos serão descascados e no momento da secagem, acabarão secando antes dos frutos que não foram descascados, prejudicando a qualidade da bebida.

Apanhador deve evitar pisar nos grãos de café que caem no chão no momento da colheita
Foto 2: Apanhador deve evitar pisar nos grãos de café que caem no chão no momento da colheita

#3 Evitar a “virada dos ramos”

A prática de “virada dos ramos” consiste em pegar os ramos que estão virados ao lado contrário do apanhador e virar para seu lado, o que pode levar à quebra dos ramos ou trincas, que pode levar ao crescimento de novos ramos, que não é ideal para o cafeeiro.

Ramos de café não devem ser virados para evitar sua quebra ou trincamento
Foto 3: Ramo quebrado devido à prática de "virada de ramos"

#4 Não deixar a saca com café no sol após a colheita

Após a colheita, o café será colocado dentro de um saco de ráfia. É comum que o apanhador deixe esse saco na rua, nas entrelinhas, exposto ao sol. Como o café tem umidade e alto teor de açúcar, por se tratar principalmente de um fruto cereja, rapidamente o café entra em fermentação.

Assim, a saca de café não deve ser mantida na entrelinha por mais de quatro horas. É comum que o apanhador comece a trabalhar às 7 horas da manhã, mas o café somente seja recolhido às 3 horas da tarde, levando a um processo de fermentação indesejável.

Café mantido na rua, embaixo de sol
Foto 4: Café mantido na rua, embaixo de sol.

#5 Não utilize sacos plásticos para acondicionar o cafe

Alguns produtores, além de deixar o café colhido ao sol por muito tempo, colocam os frutos dentro de um saco plástico, que não têm ventilação. Isso pode ser ainda pior, quando esse saco é reaproveitado de adubos, o que pode ser muito prejudicial ao café.

Café acondicionado em saco plástico de adubo
Foto 5: Café acondicionado em saco plástico de adubo

O correto é colocar o café em sacos de ráfia, deixar sua boca aberta e colocar à sombra do cafeeiro, evitando que ocorra o indesejável processo de fermentação.

Café acondicionado em saco de ráfia, na sombra
Foto 6: Café acondicionado em saco de ráfia, com a boca aberta, na sombra

Gostou dessas dicas? Para ajudar você a melhorar cada vez mais com as  técnicas de colheita de café, o EducaPoint acaba de lançar o curso on-line Tecnologias de colheita e pós-colheita do café.

Neste curso, o professor da Universidade Federal de Lavras e Q-Grader, licenciado pelo CQI – Coffee Quality Institute/USA, Dr. Virgílio Anastácio, apresenta os procedimentos adequados durante a colheita e pós-colheita para se produzir um café de alta qualidade.

Confira abaixo o convire feito pelo instrutor:


Para ter acesso ao curso você  pode adiquiri-lo individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são mais de 145 cursos! 
Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

 

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o educapoint? envie uma mensagem para nós:

ASSINE TODOS OS CURSOS OU COMPRE UM CURSO DE SUA PREFERÊNCIA
Rede Agripoint

Copyright © 2019 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: