Cafeicultura: você sabe interpretar mapas topográficos?

Postado em: 23/11/2021 | 1 min de leitura Escrito por:
A sistematização é a quantificação e espacialização geográfica de todos os processos pré, durante e pós-plantio utilizando técnicas de precisão. Seu objetivo é a maior previsibilidade para a tomada de decisão mais assertiva e a execução das tarefas de campo com alta precisão, impactando diretamente na redução de custos operacionais e aumento de produtividade. 
 
O principal dado para atingir o sucesso nos planos de sistematização da cafeicultura é o topográfico. Isso porque todo o planejamento e garantia de execução do projeto dependem de um conhecimento aprofundado do terreno, já que suas características podem ser ideais ou impeditivas para o plantio. Dessa forma, ter dados de qualidade para compreender essas características é fundamental para a viabilidade e precisão da sistematização. 
 
Você sabe interpretar mapas topográficos?
 
O mapa planialtimétrico tem a seguinte aparência:

 
A linha amarela delimita os limites da área de interesse. As cores do mapa mostram a altimetria do terreno. Onde está verde são áreas mais baixas em relação às áreas que estão em vermelho. O mapa também mostra as curvas de nível, que são essas linhas, chamadas de isolinhas, que trazem consigo a informação da altitude do terreno naquele determinado ponto. O conjunto dessas linhas ajuda a interpretar o grau de declividade e a direção dessa declividade dentro do terreno.

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Sistematização na cafeicultura. Este curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui para assinar.
 
Duas informações importantes podem ser observadas ao olhar o mapa:
 
1) Áreas com círculos fechados no mapa são as mais altas do terreno. A partir daquele ponto ocorre a declividade, de forma que o escoamento artificial ocorre a partir dessa área. 
 
2) Quanto mais próximas as linhas, maior o declive naquela área que estamos observando.

 
A partir desses dados de curvas de nível, podemos gerar outras interpretações.



Como se pode ver na figura acima, a partir de mapas de altimetrias em 3D gerar outro mapa de áreas potencialmente alagadas, ou seja, é possível entender onde são os potenciais locais de acúmulo hídrico no terreno. 

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP