Como determinar o ponto de colheita do café?

Postado em: 02/08/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
Para determinar o ponto de colheita, é necessário dar uma volta pelo talhão e escolher a planta que melhor representa a média do talhão, ou seja, não se deve escolher uma planta totalmente madura nem tampouco uma totalmente verde, pois essas não representam a média.

Após escolher a planta que representa a média do talhão, faz-se a derriça total da planta. Depois, deve-se homogeneizar os frutos e retirar um litro desse fruto. Dessa amostra, conta-se a quantidade de:

- Frutos cereja;
- Frutos verdes;
- Frutos secos.

O ponto de colheita está relacionado ao percentual de verde. Quanto maior esse percentual, pior será a qualidade da bebida.

De modo geral, o produtor começa a colheita quando está em torno de 15% de verde. No entanto, ela nunca deve ser iniciada quando esse percentual está acima de 25%, pois nesse caso, o café vai ter um processamento de pós-colheita como se fosse totalmente verde, ao invés de ser considerado café cereja.

Confira o exemplo abaixo. Na amostra de 1 litro de café coletada após a derriça total do talhão e da homogeneização, foram observadas as seguintes proporções:

colheita cafe verde
Figura 1: Porcentagem de frutos verdes na amostra total

 colheita café cereja

Figura 2: Porcentagem de frutos cereja na amostra total

colheita café seco
Figura 3: Porcentagem de frutos secos na amostra total

Com 13% de frutos verdes, dependendo da lavoura, esse é o momento ideal para se iniciar a colheita. No entanto, se a lavoura for muito grande, o produtor não pode começar a colher com 13% de frutos verdes, pois quando chegar na metade do processo, a maioria dos frutos pode ter caído.

Deve-se fazer os ajustes necessários dependendo do tamanho da colheita sempre lembrando que quando o percentual de frutos verdes está em torno de 5%, o provador não consegue identificar isso. Somente a partir de 5% é possível identificar a presença de adstringência em uma xícara. Dessa forma, considerando todos esses fatores, deve-se escolher o ponto ideal da colheita para cada caso.

Saber o percentual de frutos cereja também é importante para o produtor que vai fazer o café cereja descascado, já que todos os grãos podem ser descascados,e em termos de qualidade de bebida, a máxima está no fruto cereja.

Quer saber mais sobre as tecnologias na colheita e pós-colheita do café? Acesse o conteúdo completo do curso on-line Tecnologias de colheita e pós-colheita do café, do EducaPoint.

Para assistir o curso completo, você pode adquiri-lo individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma, que hoje já conta com cerca de 155 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP