Trato em cafezais jovens: por que irrigar?

Postado em: 09/07/2021 | 2 min de leitura Escrito por:
Após o café ter sido plantado, é preciso cuidar do café jovem, até dois anos e meio no campo, quando dará a primeira safra significativa. Antigamente, demorava 3 a 4 anos para o café começar a produzir após o plantio. 
 
No manejo atual, é preciso ter mais cuidado, porque atualmente, após o plantio, antes do segundo ano já é possível fazer uma catação de 15 a 20 sacas por hectare e com 2,5 anos pode ser feita a catação de 40 sacas por hectare ou mais. Se a área for irrigada pode-se chegar a mais de 70 a 80 sacas por hectare. Por isso, vale a pena investir em uma lavoura bem cuidada.
 
Existem vários tipos de tratos que podem ser feitos na lavoura jovem: 
 
- molhação/irrigação, para a lavoura continuar a se desenvolver; 
- controle de mato, desbrotas; 
- proteção contra ventos, sol e geadas; 
- controle de erosão; 
- adubação e a proteção contra pragas/doenças. Eventualmente, chegada terra nas plantas (encanteiramento).
 
Molhação/irrigação
 
A molhação ou mais propriamente a irrigação pós-plantio é indicada para melhorar o pegamento e alcançar um maior desenvolvimento inicial cafeeiro. Ela é útil em regiões ou anos onde ocorrem estiagens eventuais (veranicos). Em anos em que há chuvas bem distribuídas, não há necessidade de irrigação.

Gosta desse conteúdo? Ele faz parte do curso Plantio do café: práticas para formação do cafezal produtivo. O curso é dividido em duas partes e pode ser adquirido individualmente (Parte 1 e Parte 2) ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (já são 240 cursos!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 

 
A irrigação é mais útil em regiões mais quentes como as de Conillon, especialmente o plantio de mudas clonais, prioritárias para prática de molhação.
 
Observe na figura abaixo uma muda morrendo por falta de água:


Abaixo, você vê a água distribuída ao longo da linha de café, ou seja, a muda precisa ser molhada localizadamente:


 
 Abaixo, os trabalhadores com tanque molhando as mudas:

 
Na imagem abaixo, a mangueira de gotejamento já está instalada:


 
Quando houver facilidade de água, a irrigação traz muito retorno. Como exemplo, uma lavoura de um ensaio realizado em Baependi - Sul MG teve produção inicial em parcelas irrigadas nos 2 primeiros anos de 72 sacas por hectare, contra 31 sacas nas não irrigadas.
 
A molhação usualmente é feita com tanques tracionados por trator, podendo também andar a "cavaleiro" (isto é, dos dois lados da planta ao mesmo tempo e lateral ou apenas de um lado da planta) nas linhas café ou ainda, pode-se acoplar uma mangueira para que a molhação seja feita manualmente. 
 
Outra opção é colocar linhas de canos móveis com terminais em mangueiras - sendo a água bombeada e distribuída junto às plantas.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP