10 passos para organizar sua vida financeira

Postado em: 10/10/2019 | 6 min de leitura Escrito por:
Para tirar o máximo proveito do seu dinheiro, você precisa ter suas finanças em ordem. Uma vida financeira desorganizada pode facilmente levar a problemas como dívidas ou taxas desnecessárias, crescimento lento devido à falta de direção e oportunidades perdidas.

Com uma organização eficaz, você pode usar seu dinheiro com eficiência e se organizar não precisa ser difícil.

Para adotar uma abordagem prática, vejamos 10 passos que você pode seguir para organizar sua vida financeira.

Passo 1 - Acompanhe seus gastos

Uma grande parte de ser organizado financeiramente envolve saber para onde seu dinheiro está indo. Se você não sabe como está gastando, é praticamente impossível gerenciá-lo de maneira eficaz.

Se você não acompanhou suas despesas no passado, pode se surpreender ao ver como seu dinheiro está realmente sendo usado. Saber exatamente quanto você gasta em coisas diferentes provavelmente o ajudará a identificar facilmente algumas áreas em que você poderá reduzir e causar um grande impacto.

Existem algumas maneiras diferentes de rastrear suas despesas. Você pode usar uma planilha simples e inserir suas despesas no final de cada dia.

Passo 2 -  Crie um orçamento

O acompanhamento de suas despesas e orçamento caminham lado a lado. É possível fazer o orçamento sem antes levantar suas despesas, mas isso pode gerar um número não realista.

Se você souber exatamente quanto está gastando nas diferentes categorias de orçamento antes de criá-lo, poderá saber que seu orçamento é realista e possível.

Essa é uma parte importante do plano para organizar sua vida e muitos desafios financeiros podem ser superados com um compromisso com o orçamento.

Passo 3 - Acompanhe as datas de vencimento de suas contas

Perder o controle das contas pode levar a multas e juros que poderiam ter sido evitados. Quase todas as suas contas recorrentes terão uma data de vencimento regular, portanto, são fáceis de rastrear com apenas um pequeno esforço.

Você pode ter uma planilha ou lista simples no seu computador ou gravá-las no seu calendário. Se você estiver usando um aplicativo, poderá aproveitar a funcionalidade para ver suas próximas faturas.

Quando você conhece as contas que estão chegando e quando vencem, é fácil garantir que elas sejam pagas e que nada escape pelas fendas.

Passo 4 - Automatize quando possível

Existem algumas maneiras diferentes de automatizar suas finança.

Primeiro, configure pagamentos automatizados para o maior número possível de contas. Muitas de suas contas recorrentes mensais podem ser pagas automaticamente por cartão de crédito ou transferência bancária. Os pagamentos automatizados de contas têm vários benefícios, incluindo:

- Redução do tempo necessário para pagar contas todos os meses;
- Garantir que os pagamentos serão feitos no prazo;
- Eliminação da possibilidade de multas e juros;
- Redução do número de cheques que você precisa usar.

Segundo, você também pode configurar economias automatizadas de cada salário. Se você é pago por depósito direto, pode ter a opção de dividir o pagamento entre contas diferentes. Você pode solicitar que a maioria vá para sua conta corrente e configure uma quantia menor de cada salário para entrar diretamente em uma conta poupança.

Se você não tiver a opção de depositar seu salário diretamente em várias contas, ainda poderá configurar uma automação com seu próprio banco. Tenha todo o seu pagamento em casa depositado na sua conta corrente e configure uma transferência automática com o seu banco que moverá uma certa quantia da conta corrente para uma conta poupança.

Tornar a economia automática é uma das melhores coisas que você pode fazer para simplificar e otimizar sua vida financeira.

Passo 5 - Tenha um sistema para arquivar suas contas

Embora muitas contas agora não tenham papel, tenho certeza de que há algumas que você recebe pelo correio. Você também pode obter extratos em papel de suas contas bancárias, cartões de crédito e contas de investimento se não tiver configurado extratos sem papel.

Ter um sistema de arquivamento eficaz é realmente útil para manter seus registros em ordem e garantir que você não perca as contas vencidas.

Você pode escolher a melhor forma de fazer esse arquivamento no seu caso e não precisa gastar muito tempo com isso uma vez que o sistema estiver instaurado.

Passo 6 - Tenha um local para as contas que chegam por correio

Mesmo que você tenha automatizado o maior número possível de contas, existem algumas que você ainda receberá pelo correio. Se você prefere automatizar ou pagar on-line, é fácil ignorar essas contas que não se enquadram nessas categorias.

A melhor prática é ter um lugar para as contas que chegam pelo correio. Não coloque-as em uma pilha aleatória de papéis em algum lugar ou é provável que você esqueça de pagá-las.

Não importa qual é o seu sistema, mas tenha um local onde você possa colocar as contas para poder pagá-las facilmente no prazo.

Passo 7 -  Pague as contas assim que recebê-las

Se você deseja se certificar de que não se esquecerá de pagar uma fatura mais tarde, reserve um tempo para pagá-la assim que receber. Muitas de suas contas terão uma data de vencimento que lhe dará tempo suficiente para pagá-la, mas não há mal nenhum em pagá-la imediatamente. De fato, pagá-la imediatamente é a melhor maneira de garantir que você não o esqueça ou perca de vista. Pagar contas imediatamente também facilita sua organização.

Passo 8 - Estabeleça metas financeiras

Uma das melhores coisas que você pode fazer para sua vida financeira é estabelecer algumas metas. Os objetivos oferecem a você algo para trabalhar e ajudam a manter o foco no que é mais importante para você.

Seus objetivos devem ser específicos e mensuráveis e ter uma data ou prazo final. Algumas possibilidades incluem pagar uma certa quantia de dívida, economizar, investir uma quantia específica ou atingir um marco no patrimônio líquido.

O rastreamento do patrimônio líquido pode parecer algo que não é importante se você é jovem e está apenas começando sua jornada financeira, mas esse não é realmente o caso. O patrimônio líquido é um dos mais importantes indicadores financeiros, e é extremamente útil para fornecer uma visão geral da sua saúde financeira.

Passo 9 - Crie uma lista de suas contas

Um passo importante para organizar suas finanças é ter uma lista de todas as suas contas financeiras em um só lugar. Isso pode ser útil para você não perder de vista nada e também pode ser inestimável para seus entes queridos, se algo acontecer com você.

A maneira mais fácil é usar uma planilha para rastrear suas contas e nomes de usuário. Você pode usar um aplicativo gratuito como o LastPass para armazenar e gerenciar suas senhas.

Passo 10 - Atualizar documentos periodicamente

De vez em quando, talvez seja necessário atualizar alguns de seus documentos financeiros. É útil fazer uma verificação anual e o início do ano é o melhor momento possível.

Verifique os documentos e as configurações da conta para garantir que todas as suas informações pessoais estejam atualizadas e precisas. Verifique detalhes como seu endereço, número de telefone, endereço de e-mail, contato de emergência, beneficiários e outros detalhes pessoais.

Conclusão

Manter sua vida financeira em ordem exigirá um pouco de esforço, mas, a longo prazo, simplificará as coisas. Uma vez organizado, você gasta menos tempo em tarefas financeiras e aproveita melhor seu dinheiro.

Se você precisar melhorar a organização em sua própria vida financeira, conheça o conteúdo completo do curso Finanças pessoais: a chave para mudanças financeiras.

Nesse curso, o administrador e educador financeiro, Ricardo Souza, o ensinará a extrair o melhor benefício do seu recurso financeiro, abordando temas como perfil do consumidor, o que influencia nesse perfil e como lidar com isso, como fazer um registro confiável de receita e despesas e, com isso, montar um orçamento doméstico.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são cerca de 160 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

* Texto baseado no artigo 10 steps to organize your financial life (https://trendymoney.com/10-steps-to-organize-your-financial-life/)

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP