25 características que fazem de você um bom líder

Postado em: 30/06/2022 | 14 min de leitura Escrito por:
Hoje em dia, torna-se cada vez mais claro que qualquer empreendimento rural é uma empresa e que, dessa forma, é essencial que haja uma boa liderança em todos os processos envolvidos, como acontece em qualquer empresa. Além disso, profissionais como consultores também precisam exercer a liderança, pois essa é a única forma de influenciar positivamente as pessoas.
 
Líderes como Steve Jobs, Elon Musk e Warren Buffet, com sua visão, determinação inabalável e trabalho árduo persistente, levaram suas respectivas empresas a grandes alturas. Com sua crença e fortes qualidades de liderança, eles deram uma nova dimensão ao mundo dos negócios.
 
Essas pessoas possuem algumas características em comum que nos trazem informações sobre como deve ser um bom líder. É preciso ter em mente que, de forma geral, as características citadas podem ser aprendidas e treinadas, caindo por terra a ideia de que os líderes já nascem assim.
 
Se você pesquisar no Google o termo 'Liderança', encontrará infinitas definições de feitas por grandes mentes e líderes. Porém, uma ideia abrangente é a de que o líder pode influenciar as pessoas a acreditar, agir e trabalhar com perseverança para alcançar o bem maior.
 
Ser um bom líder não é fácil, mas é possível. É preciso possuir qualidades de liderança eficazes que os ajudem a alcançar metas e objetivos mais elevados. 
 
Aqui está a lista de 25 qualidades essenciais de liderança que ajudam os líderes a alcançar maior sucesso
 
1. Integridade
 
A integridade é uma qualidade essencial que todo líder deve possuir. Você não pode administrar nenhum negócio com sucesso se não tiver integridade. 
 
A integridade é a base da boa liderança, e é preciso defender suas crenças. Não importa quão difícil seja a situação, um bom líder inspira com seus princípios sem comprometer; eles se abstêm de fazer falsas promessas ou tomar atalhos, escolhendo pensamentos e ações em detrimento do ganho pessoal. Cumprir as referidas promessas como fundamentadas ética e moralmente é necessário para pagar o dividendo a longo prazo.
 
2. Inovação
 
Um líder inovador não é um gênio criativo com ideias instigantes, mas dá aos outros a liberdade de desenvolver suas ideias. Existem pessoas com grandes ideias que não têm vontade, determinação e têm medo de agir. Mas os líderes inovadores não são um deles.
 
Pessoas inovadoras estão sempre abertas a novas ideias e discussões. Eles ouvem a todos ativamente e também motivam os outros a pensar fora da caixa. Esta qualidade dá-lhes uma vantagem sobre os outros, uma vez que estão sempre à procura de criatividade e inovações. Como líder inovador, o próprio Steve Jobs disse: 'As inovações distinguem entre um líder e um seguidor.'
 
3. Honestidade
 
Uma das qualidades essenciais da liderança é a honestidade. A honestidade é esperada dos líderes para conquistar a confiança e o respeito das pessoas pela confiabilidade. Além disso, admiramos as pessoas que são leais às suas palavras e são responsáveis. Assim, a honestidade é o traço mais valorizado para qualquer líder empresarial ou para qualquer líder em geral.
 
4. Escuta Ativa
 
As raízes da liderança eficaz estão em coisas simples, uma das quais é ouvir. Ouvir alguém demonstra respeito; mostra que você valoriza suas ideias e está disposto a ouvi-las. 
 
A escuta ativa é uma excelente qualidade quando se trata de liderança. Bons líderes ouvem as pessoas com muita atenção e sinceridade. Isso os ajuda a entender as pessoas e suas perspectivas. A escuta ativa constrói confiança e relacionamentos a longo prazo. Bons líderes se comunicam com cuidado, focam na pessoa e na mensagem; eles não interrompem e reconhecem o que está sendo dito. E é disso que o mundo precisa; líderes que ouvem seu povo. Adquirir essa habilidade não é fácil; precisa de autoconsciência e humildade para respeitar os pensamentos dos outros.
 
5. Autoconfiança
 
A autoconfiança é encontrada abundantemente entre os verdadeiros líderes; portanto, eles conhecem suas competências e qualidades de liderança. Eles têm um senso de autoconfiança e autoestima e, o mais importante, acreditam que podem fazer a diferença. 
 
A autoconfiança é fundamental para a liderança porque lhes dá asas para assumir riscos, atingir metas e voar alto. Os líderes organizacionais assumem o controle e marcham com positividade e confiança. Isso permite que eles tomem decisões imediatas, resolvam problemas e conflitos organizacionais. Bons líderes assumem total responsabilidade e ações rápidas sem repassar problemas, ignorar ou procrastinar.
 
6. Capacidade de ser visionário 
 
Um líder visionário é perspicaz, motivado e inspirado pelo que uma empresa pode se tornar. Líderes visionários trabalham duro para o bem maior e se mantêm atualizados com o tempo e as mudanças. Garantir uma visão de futuro com perseverança e manter todos envolvidos no processo é o que um líder visionário faz.
 
Um líder visionário não hesita em assumir riscos e tomar decisões não convencionais.
 
7. Comunicação excelente
 
Excelente comunicação é a chave para uma boa liderança. Um líder eficaz sabe como transmitir sua mensagem. Eles são bons oradores e se comunicam para fazer seu trabalho. Eles não são duros; eles escolhem palavras e expressões que se adequam à situação e permitem que outros expressem seus pensamentos e ideias.
 
Eles entendem como é importante ter boas habilidades de comunicação. Eles são muito conscientes e aprendem com os comportamentos dos outros, o que lhes dá uma compreensão profunda das complexidades humanas.
 
8. Capacidade de delegar
 
A capacidade de delegar efetivamente é uma boa qualidade de liderança. Um bom líder que sabe delegar com sabedoria e tirar o melhor proveito disso. A delegação é crucial para maximizar a produtividade e o desempenho da equipe. Além disso, um líder é a pessoa mais ocupada em qualquer organização. Portanto, saber quando e como delegar dá a eles mais tempo para o trabalho mais importante.
 
Além disso, um fator essencial a ser observado aqui é que a capacidade de delegar não se limita a delegar tarefas a outros. Significa também ter a consciência e a compreensão de quem possui as habilidades e conhecimentos necessários para concluir a tarefa. A delegação consciente é vital para economizar tempo e inconveniências futuras.
 
9. Habilidade de tomada de decisão
 
Bons líderes são decisivos e sabem ajudar a organização, colaboradores, stakeholders e clientes.
 
Você nunca imaginaria um líder que não é claro e incerto. Bons líderes estão cientes de como suas decisões podem fazer ou quebrar negócios. Eles avaliam uma determinada circunstância muitas vezes antes de chegar a qualquer conclusão. Eles coletam as informações necessárias antes de fazer qualquer anúncio. Além disso, eles não acreditam em rumores, mas examinam uma situação ou um problema antes de tomar uma decisão.
 
10. Habilidades de resolução de problemas
 
As funções de liderança não se limitam apenas à gestão ou delegação. Hoje, para qualquer líder empresarial, o espectro de responsabilidades de liderança evoluiu. Para o bom funcionamento de uma organização, os líderes devem ter habilidades de resolução de problemas e um olho para analisar a situação para tomar melhores decisões. Quando se trata de liderança eficaz, as habilidades de resolução de problemas são cruciais.
 
Bons líderes têm essa capacidade inata de responder aos problemas. Eles estão equipados com a capacidade de identificar e definir problemas. Faça a análise, use os dados e comunique-se para resolver os problemas.
 
Cultivar fortes habilidades de resolução de problemas é vital para qualquer líder eliminar barreiras.
 
11. Atitude Justa
 
Todos nós temos preconceitos pessoais. Aquele que pode pensar e agir além desses preconceitos é o que os diferencia da multidão. Esses preconceitos são um dos fatores pelos quais a maioria dos líderes não consegue alcançar maiores alturas.
 
Bons líderes são justos com os funcionários e os processos da organização. Eles reconhecem o bem e sempre abrem espaço para que todos prosperem juntos.
 
Eles entendem que nada de significativo jamais foi alcançado com uma atitude injusta e tendenciosa. Mesmo que isso aconteça, a sustentabilidade do resultado é sempre questionável.
 
Bons líderes evitam preconceitos e injustiças e criam uma cultura que não promove ou reconhece essa atitude.
 
12. Curiosidade
 
Você já assistiu a grandes líderes compartilhando histórias e suas experiências em Ted-Talks? Eu presumo que sim. Se não tiver assistido, recomendo que faça.
 
Você perceberia como esses líderes são conhecedores e curiosos. E como eles estão sempre abertos a aprender coisas novas. Seus pensamentos, ideias e percepções são únicos e instigantes.
 
A razão por trás disso é sua curiosidade. Eles perseguem vários interesses e investem neles. Eles estão abertos a ampliar seu espectro através da arte, tecnologia e ciência. E, de fato, todo o know-how do mundo.
 
Essa qualidade os ajuda a construir uma atitude racional e positiva em relação a quaisquer problemas.
 
13. Automotivação
 
Um dos traços essenciais de liderança de bons líderes é sua capacidade de motivar os outros. Bons líderes sempre motivam seus funcionários e aumentam sua moral quando necessário. Eles navegam seu barco sem problemas, mesmo em situações perigosas. Eles se mantêm motivados e dão um exemplo a seguir.

Leia mais: Como motivar sua equipe na fazenda?
 
14. Humildade
 
Líderes humildes são os melhores. Em seu livro seminal 'Good to Great', Jim Collins mostra extensos dados de pesquisa sobre como líderes humildes e obstinados ajudam suas empresas a crescer e sustentar sua posição no mercado.
 
A humildade não é a primeira característica que vem à mente quando pensamos em liderança. Mas é uma das qualidades essenciais de um bom líder. É porque a humildade muitas vezes é ofuscada pela extravagância das célebres qualidades de liderança.
 
Líderes humildes e obstinados entendem o fato de que a liderança tem tudo a ver com trabalhar para o bem maior. Eles levam a transformar, não a dominar. Eles estão cientes de seus pontos fortes e fracos e sempre anseiam por aprender e contribuir mais.
 
15. Cuidado com os outros
 
Bons líderes entendem o valor do equilíbrio entre trabalho e vida. Eles sabem que a saúde e o bem-estar das pessoas associadas à organização desempenham um papel importante na obtenção do sucesso.
 
Eles inspiram os membros de sua equipe e garantem que a equipe, os clientes, os beneficiários e os clientes se sintam confiáveis.
 
Eles entendem a importância de apreciar e reconhecer os funcionários e criar respeito e compreensão mútuos dentro da organização.
 
Eles trabalham para dar-lhes um ambiente onde todos possam florescer.
 
16. Autodisciplina
 
A boa liderança está em desenvolver a disciplina nos outros. Bons líderes são autodisciplinados e têm boas habilidades de gerenciamento de tempo. Eles encorajam uma cultura onde as pessoas são disciplinadas. Esta é uma qualidade em que as pessoas podem se adaptar com persistência. Quando você é autodisciplinado e dá o exemplo, você motiva os outros a seguirem.
 
Em uma organização onde tudo é acelerado e os funcionários se ocupam com tanta carga de trabalho, ser mais disciplinado pode ajudar a alcançar mais e manter o ambiente de trabalho tranquilo.
 
17. Inteligência Emocional

Inteligência Emocional é a capacidade de identificar, gerenciar, avaliar e compreender nossas próprias emoções e as pessoas ao nosso redor.
 
Segundo o psicólogo Daniel Goleman, a IE tem cinco componentes:
 
- Autoconsciência;
- Autorregulação;
- Empatia;
- Motivação; e
- Habilidades sociais.
 
Bons líderes são autoconscientes, agem no controle, tomam decisões calculadas sem se deixar levar. Eles entendem as perspectivas dos outros sem serem cínicos. Eles são auto-motivados e têm fortes habilidades sociais, que os ajudam a construir conexões e relacionamentos saudáveis.
 
Isso explica que bons líderes possuem um alto grau de Inteligência Emocional. É por isso que a IE é um dos atributos essenciais da liderança.

Leia mais: Você sabe o que é quociente emocional?
 
18. Paixão
 
A paixão é um traço de liderança comum encontrado na maioria dos líderes eficazes em todo o mundo. Eles são altamente apaixonados por suas metas e objetivos. Eles sabem o que querem e trabalham incansavelmente para alcançá-los. A paixão deles é contagiante e também muito inspiradora. Eles são altamente comprometidos com seus objetivos e também ajudam os outros a alcançar os seus.
 
Líderes apaixonados elevam a produtividade e garantem que os funcionários se comprometam com sua visão. A paixão ajuda os líderes a incutir motivação em seus funcionários e ajuda a alcançar a visão desejada.
 
19. Resiliência
 
Deve-se entender a si mesmo antes de assumir a responsabilidade pelos outros. Líderes resilientes são perspicazes e também sabem como lidar com qualquer situação boa ou ruim.
 
Líderes resilientes são capazes de manter seu nível de energia sob tensão e responder a mudanças disruptivas. Eles também superam desafios severos sem comportamento destrutivo ou ferir os outros. Líderes resilientes são líderes de alto desempenho que se recuperam de qualquer adversidade positivamente.
 
20. Responsabilidade
 
Ser um líder responsável não é uma tarefa fácil. Isso significa que você pode assumir compromissos e promessas que fez. Significa ser responsável pelas ações e decisões tomadas por você e por aqueles que você lidera. Líderes responsáveis ??estabelecem metas e objetivos claros. Eles se concentram no futuro e também assumem seus erros. Eles pedem ajuda quando necessário e fornecem feedback honesto e construtivo.
 
21. Suporte
 
Líderes de apoio dão a orientação que você precisa. Líderes de apoio orientam você, orientam até que você precise de pouca ou nenhuma supervisão no futuro. Não acreditam em delegar tarefas e esperar resultados imediatos. Eles estão com você no processo e o apoiam com seus conhecimentos e experiências. 
 
A liderança de apoio envolve construir confiança entre os membros da equipe e encorajar o diálogo para manter o espírito de equipe elevado. Os fundamentos da liderança solidária são, portanto, promover o trabalho em equipe, construir relacionamentos e comprometimento.
 
22. Conhecimento técnico
 
Para a transformação digital, o mundo precisa de líderes com experiência em tecnologia. O líder de hoje precisa entender a tecnologia o suficiente para sustentar seus negócios. As decisões de tecnologia da organização devem ser orientadas com uma estratégia e transformar sua experiência analógica em digital. A maioria das empresas em todo o mundo é digital hoje e só crescerá exponencialmente com o tempo. Portanto, fica evidente que os líderes empresariais aprimoram as habilidades tecnológicas para a sustentabilidade e para a tomada de melhores decisões.
 
23. Empatia
 
A empatia é uma característica essencial da liderança que ajuda você a nutrir sua equipe. A empatia está em compreender as necessidades dos outros e o que se passa em sua mente. Vivemos em um mundo com um ciclo de comunicação constante e as pessoas interagem umas com as outras com muita facilidade. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas são menos empáticas umas com as outras. Muitos se comunicam para expressar, mas não para entender as perspectivas dos outros.
 
Líderes empáticos são perceptivos e estão cientes dos sentimentos e pensamentos dos outros. Ser empático nem sempre significa concordar com os pontos de vista dos outros, mas sim apreciar e ter vontade de entender.

Leia mais: Por que é tão importante ter empatia em uma negociação?
 
24. Agilidade de aprendizagem
 
Os líderes ágeis dão a melhor resposta às mudanças e incertezas organizacionais. Hoje precisamos de líderes que sejam mais rápidos na tomada de decisões e que possam agir imediatamente em tempos de crise. Vivemos em um mundo acelerado e as tendências de trabalho estão evoluindo rapidamente. Portanto, há pouco tempo para que todos tomem decisões calculadas. Além disso, as estratégias e políticas que funcionaram bem no passado podem ser obsoletas hoje. Um dos exemplos visíveis é a crise do Covid-19. A crise mudou o cenário da cultura de trabalho e os líderes tiveram que encontrar novas estratégias para combater a tempestade da noite para o dia.
 
O futuro do trabalho será sempre incerto e ambíguo. Os eventos futuros trarão novos desafios. As organizações agora só prosperarão no futuro sob a supervisão de líderes que possam entender a incerteza.
 
25. Empoderamento
 
Grandes líderes podem capacitar os membros de sua equipe para alcançar o máximo de produtividade e sucesso organizacional.
 
O empoderamento dá aos membros da equipe oportunidades iguais de tomada de decisão e usa seu poder de julgamento e experiência para desenvolver soluções. Isso constrói o senso de valor individual e também o comprometimento dos funcionários com sua organização. Cada indivíduo traz suas habilidades e talentos para a mesa. Normalmente, existem membros de equipe habilidosos, mas a falta de orientação e motivação não permite que isso seja desenvolvido e aproveitado.
 
Cabe, portanto, aos líderes como eles fomentam essas habilidades, capacitando-as. Bons líderes sabem como liberar traços positivos nos outros. Eles entendem que a única maneira de fazer isso é capacitando-os. Por isso, os líderes tomam como prática diária capacitar continuamente as pessoas e fortalecer a equipe.
 
Todo líder tem o desejo de liderar, inspirar e contribuir para o bem maior. E é por isso que você precisa das qualidades de liderança certas para guiá-lo. Ninguém pode possuir todas essas qualidades de liderança, mas é possível desenvolver uma boa parte delas. Avalie quais são as mais desejáveis em seu trabalho ou empresa.

Quer saber mais sobre liderança? Nós temos uma aula com uma especialista no tema! 
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte:
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP