5 mitos dos treinamentos à distância

Postado em: 24/07/2020 | 3 min de leitura Escrito por:
Muitos são os mitos criados sobre a capacitação à distância. Eficiência, comprometimento necessário são pontos bem comuns de se ouvir. Por conta disso, o EducaPoint discute 5 desses mitos, para você entender mais desse modelo de capacitação.

Mitos sobre o EaD:
  • Os treinamentos à distância são mais fáceis que os presenciais;
  • É mais barato porque não é bom;
  • Os professores são menos qualificados;
  • Estudar em computador distrai o aluno;
  • Os treinamentos EAD têm menor validade que presencial.

1) Os treinamentos à distância são mais fáceis que os presenciais

 
Diferente do que a maioria imagina, os treinamentos à distância não são mais “tranquilos” que os presenciais. Na verdade, podem até ser um pouco mais exigentes, porque necessitam de maior disciplina por parte do aluno para acompanhar com atenção o conteúdo.
 
Por outro lado, uma vantagem seria a possibilidade de o aluno poder acompanhar as aulas de acordo com seu ritmo de aprendizado. Chamamos isso de micro-aprendizagem, onde o aluno acompanha os conteúdos em vídeos de curta duração, o que não seria possível em cursos presenciais que oferecem a carga toda de uma única vez.
 
2) É mais barato porque não é bom

Esse é um pensamento comum, tanto em treinamento como nos ensinos superiores. Porém, o fato de ser mais barato é por conta da menor infraestrutura empregada nesse tipo de treinamento. Não é preciso de espaços gigantes ou todo os aparatos para receber todos os colaboradores de uma empresa. Logo, os custos desses treinamentos são menores e, consequentemente, o preço é mais baixo.
 
Além disso, outro fator que acaba barateando os cursos à distância diz respeito à logística da empresa, que não precisa despender dinheiro com viagens dos colaboradores ou hospedagem do palestrante/ especialista, entre outras coisas.
 
3) Os professores são menos qualificados
 
Definitivamente, esse é um dos maiores mitos! O fato é que, tanto no ensino à distância como no presencial, o instrutor tem papel fundamental para o sucesso do treinamento. Sendo assim, não é possível ter uma capacitação de qualidade sem um excelente profissional. 
 
Por exemplo, no EducaPoint, muitos dos nossos instrutores são professores de renomadas instituições do país como USP, UNESP, UFV entre outras. Assim garantimos excelência em nossos cursos e no aprendizado dos usuários.

4) Estudar em computador distrai o aluno
 
Na verdade, estudar em um computador, tablet ou celular pode até facilitar a vida do aluno, já que ele terá acesso ao conteúdo que ele achar necessário buscar enquanto estuda. Claro que, caso o aluno seja uma pessoa que se dispersa facilmente, este pode, sim, ser uma fonte de distração – assim como várias outras coisas como uma caneta, um livro ou outros apps no celular. 
 
Nesse caso, é importante que o aluno procure técnicas que o ajudem a manter o foco, mas isso é válido para todas as atividades que ele pratica, inclusive cursos presenciais e atividades profissionais. É, inclusive, bem grande as chances de a dispersão acabar sendo ainda maior em um ambiente com mais pessoas e mais fatores distratores. 
 
O ensino à distância também pode ajudar o aluno a escolher o melhor horário do dia para fazer as aulas, evitando os momentos de muito cansaço ou sonolência, o que ajuda a manter o foco e reduzir a dispersão. Outra vantagem é que o aluno pode repetir partes da aula que considera mais importantes ou complicadas, pausar em momentos que seja necessário fazer anotações e fazer as aulas em seu próprio ritmo, o que também é um forte aliado para manter o foco.
 
5) Os treinamentos EAD têm menor validade que presencial
 
Por último, mas não menos importante, os treinamentos EAD não perdem nesse quesito em relação ao presencial. É importante ressaltar que não há nenhum tipo de distinção entre os certificados oferecidos, todos seguem o mesmo padrão, com carga horária, datas e instituição do treinamento.
 
A única diferença acontece no método de ensino, onde no ensino à distância há o processo de aprendizado em que não existe uma proximidade física entre o aluno e o educador.

Bem, caso você ainda possua dúvidas ou esses mitos ainda tragam um certo receio em adotar o método de treinamento na sua empresa, estamos aqui para esclarecer quaisquer outros pontos.

Se você após esses esclarecimentos está pronto para adotar o EAD na capacitação, entre em contato conosco!


Mais informações
corporativo@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99930- 0442
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP