5 motivos pelos quais a consultoria no setor agropecuário é importante

Postado em: 19/07/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
A consultoria é uma das principais áreas de atuação dos profissionais do setor agropecuário. Muitos profissionais que atuam nesta atividade, não realizam nenhum tipo de treinamento específico sobre a área e acabam por desenvolver suas técnicas sozinhos, aprendendo na prática e, muitas vezes, às custas de erros que poderiam ser evitados.
 
Você saberia responder por que a consultoria no setor agropecuário é tão importante? Saber responder a essa questão é, talvez, o primeiro passo que qualquer consultor precisa, pois o ajudará a vender seu serviço, além de ajudar os proprietários rurais a compreender o momento em que se deve buscar uma consultoria.
 
Confira abaixo 5 motivos pelos quais a consultoria no setor agropecuário é importante:
 
#1 Resolver problemas
 
Quando se fala em resolver problemas, não necessariamente está se falando de situações ruins. Podem existir momentos em que a fazenda está tendo um desempenho satisfatório, mas que pretende melhorá-lo. Assim, a consultoria é a ponte que vai levar a fazenda da situação atual à situação desejada pelo proprietário.
 
#2 Promover mudanças
 
Um processo de consultoria em uma propriedade rural é capaz de promover mudanças nas pessoas, nos procedimentos e na cultura organizacional da fazenda. Dessa forma, a consultoria pode ser um forte aliado nesse processo.
 
#3 Mostrar o que não se percebe ou aquilo que não se deseja perceber
 
A consultoria é capaz de trazer à tona aspectos da fazenda que estão ocultos, ou seja, a “face oculta do iceberg”. Nesse caso, existem situações que estão ocorrendo, mas que o proprietário realmente não está conseguindo perceber. Também existem situações em que o próprio produtor acaba acobertando determinadas situações, através de um processo de racionalização e  que resulta em prejuízos para o desempenho da fazenda.
 
A consultoria é capaz de abrir as portas que estavam fechadas e expor os problemas que precisam ser resolvidos.
 
#4 Criar patamares de qualidade
 
Uma consultoria resolve problemas, promove mudanças e quebra paradigmas, de forma que é capaz então de criar patamares de qualidade dentro da fazenda.Por isso, é capaz de melhorar a qualidade nos processos, nos produtos, nas pessoas e nas relações.
 
#5 Alcançar eficiência, eficácia e efetividade
 
Lembrando que a eficiência significa fazer as coisas do modo certo. A eficácia, por sua vez, é fazer as coisas que precisam ser feitas. A primeira diz respeito ao “como” e a segunda, ao “por que”. A efetividade, por fim, é fazer as coisas com eficiência e eficácia.

Se você presta consultoria no setor agropecuário, esteja ciente da importância do seu serviço como uma ferramenta capaz de gerar transformações reais em propriedades rurais e trabalhe para realmente promover todas as mudanças que um sistema de consultoria é capaz de promover. 
 
Para ajudá-lo no desenvolvimento de técnicas cada vez mais eficazes na consultoria no agro, acesse o conteúdo completo do curso on-line Técnicas de consultoria em propriedades rurais. Ministrado por um grande especialista no tema, o engenheiro agrônomo José Geraldo de Andrade (UFLA) atua como consultor, possui grande experiência em treinamentos na área. O curso traz, dicas práticas e casos reais para quem quer aumentar a efetividade na consultoria.
 
Para assistir, você pode adquiri-lo individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma, que hoje já conta com mais de 150 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos!
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP