Agricultura e pecuária 4.0: os dados são o novo petróleo

Postado em: 18/12/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
Vivemos em um momento de grandes transformações com o avanço cada vez mais rápido das tecnologias. Com número crescente de dados e informações, velocidade com que as coisas e as mudanças acontecem e a forma como a comunicação se dá entre as pessoas. Essas transformações atingem a todos nós, inclusive, o setor do agro.

Hoje estamos vivendo no mundo 4.0. Mas, o que é o mundo 4.0? É um mundo onde convergem conectividade, digitalização, mobilidade, tecnologias de propósito geral e processamento de dados em nuvem. 

A grande transformação que vemos hoje no mundo dos negócios diante do avanço tecnológico bastante acelerado que testemunhamos é: os dados são o novo petróleo. A conceituada revista The Economist que levantou essa bandeira, dizendo que os dados são o novo petróleo pela riqueza e pela importância geopolítica.
 
Embora os dados sejam muito diferentes do petróleo, faz sentido pensarmos assim. Anteriormente, o mundo tinha como principal riqueza, a terra, ou seja, quem tinha terras, dominava o mundo. Isso foi o que moveu as grandes navegações, a busca por conquista de novas terras e colonização de novos territórios. O ser humano, desde então, aprendeu a regulamentar a terra para evitar concentrações excessivas.
 
Depois, o domínio passou para a indústria, ou seja, quem tinha máquinas e capacidade de industrialização, dominava o mundo. Hoje, no entanto, quem tem os dados domina o mundo.
 
Confira no gráfico abaixo as 5 maiores empresas em termos de valor de mercado em 2006 e em 2017.

 
Percebe-se que há 10 anos, dentre as top 5, duas eram de energia, uma da indústria, uma de dados e tecnologia (Microsoft) e uma bancária. Hoje, as cinco principais empresas estão no mundo 4.0, vivem de dados e possuem esses dados. Quem tem os dados, domina o mundo. 
 
Trata-se de um mundo novo, principalmente no agro. Podemos utilizar uma analogia para entender melhor o cenário atual, que é a invenção do microscópio. Antes disso, não conhecíamos os microrganismos que existiam, pois era impossível vê-los a olho nu. A partir do momento que começamos a vê-los, desenvolvemos ferramentas para lidar melhor com eles.

O mesmo acontece com os dados. Hoje, estamos conseguindo ver informações, ter acesso a dados, que não tínhamos antes. Porém, tudo ainda é muito novo. Dessa forma, até começarmos a aprender a trabalhar com esses dados, criar relações, vai um tempo e um período de aprendizado.

Por isso, a agricultura e a pecuária 4.0 ainda estão no início desse processo. Certamente, a produção de alimentos será muito diferente do que é hoje dentro de alguns anos em relação à aplicação de tecnologia, uso eficiente dos recursos e assim por diante.

Tudo isso parece assustador! Para ajudar você a compreender as transformações que vêm ocorrendo, como se posicionar frente a essas transformações e como se preparar para esse futuro que muda a cada momento, o EducaPoint acaba de lançar o curso Agricultura e Pecuária 4.0.
 
Nesse curso, o engenheiro agrônomo que é CEO da AgriPoint e especialista em Mercado Lácteo, Marcelo Pereira de Carvalho, dá ferramentas que permitem entender melhor o mundo 4.0 de hoje, para que, a partir desse conhecimento, seja possível agir da melhor forma. 

Confira abaixo o convite feito pelo instrutor:




Se você é como a maioria das pessoas e está confuso e assustado com as mudanças que estamos vendo hoje e que acontecem em velocidade cada vez maior, não espere mais! Comece agora mesmo a entender melhor o cenário atual para que esteja realmente preparado para a agricultura e a pecuária 4.0.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são cerca de 165 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP