Agricultura e pecuária 4.0: O futuro da tecnologia na agricultura

Postado em: 27/04/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
Hoje estamos vivendo no mundo 4.0. Mas, o que é o mundo 4.0? É um mundo onde convergem conectividade, digitalização, mobilidade, tecnologias de propósito geral e processamento de dados em nuvem.

Vivemos em um momento de grandes transformações com o avanço cada vez mais rápido das tecnologias. Com número crescente de dados e informações, velocidade com que as coisas e as mudanças acontecem e a forma como a comunicação se dá entre as pessoas. Essas transformações atingem a todos nós, inclusive, o setor do agro.
 
Diante disso, temos três tendências gerais onde a tecnologia está revolucionando a indústria, que são:
 
  •  Produzir de forma diferente usando novas tecnologias.
 
 
  •  Incorporação de tecnologias e aplicações entre as indústrias.
 
Para falar de agricultura e pecuária 4.0, temos que olhar o novo contexto da produção de alimentos no mundo. Um documento da Embrapa aponta 7 variáveis que fazem parte desse novo mundo:
 
  1. Convergência tecnológica e de conhecimentos na agricultura, que são as tecnologias chegando ao campo.
  2. Mudanças sócio-econômicas e especiais na agricultura, como urbanização, redes sociais, aumento da renda média da população, emergência da Ásia.
  3. Mudança no clima.
  4. Riscos na agricultura, que incluem não somente os riscos climáticos, mas os riscos de mercado, com maior volatilidade.
  5. Intensificação e sustentabilidade dos sistemas de produção agrícolas.
  6. Protagonismo dos consumidores.
  7. Agregação de valor nas cadeias produtivas agrícolas.
É importante ter em mente que com o crescimento da urbanização e a redução do número de pessoas que vivem e trabalham no campo, os consumidores estão cada vez mais distantes da realidade do campo. Por isso, é cada vez mais essencial que o diálogo com o consumidor seja aprimorado.
 
Assim, a revolução agrícola precisa ser verde, com a ciência e a tecnologia como seu centro. A agricultura 4.0 precisará olhar para os dois lados da escassez de alimentos que o mundo poderá enfrentar com o crescimento populacional: o da demanda e o do valor da cadeia de fornecimento, usando as tecnologias não somente pela inovação, mas para melhorar e resolver necessidades reais dos consumidores e rearranjar a cadeia de valor.
 
As operações modernas trabalharão de forma diferente, principalmente devido aos avanços na tecnologia, incluindo sensores, dispositivos, máquinas e tecnologia de informação. O futuro da agricultura usará tecnologias sofisticadas como robôs, sensores de temperatura e umidade, imagens aéreas e tecnologia de GPS, para listar alguns. Esses avanços deixarão os negócios mais lucrativos, eficientes e seguros, além de ambientalmente amigáveis.
 
Esse assunto é complexo e ainda tem muito chão pela frente para sabermos como a tecnologia vai evoluir no campo da agricultura e pecuária. Por isso, convidamos você a fazer o curso gratuito Agricultura e Pecuária 4.0, para ficar cada vez mais preparado para o futuro!
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte: 
 
Agriculture 4.0: The future of Farming Technology (https://www.worldgovernmentsummit.org/api/publications/document?id=95df8ac4-e97c-6578-b2f8-ff0000a7ddb6)
 
Curso: Agricultura e Pecuária 4.0, por Marcelo Pereira de Carvalho (https://www.educapoint.com.br/v2/curso/desenvolvimento/agricultura40/) 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP