Educação corporativa: guarda-chuva estratégico para desenvolvimento da equipe

Postado em: 16/11/2020 | 2 min de leitura Escrito por:
Com as mudanças cada vez mais rápidas ocorrendo no mercado e no mundo do trabalho, o setor de recursos humanos está tendo cada vez mais um papel importante em todas as organizações, incluindo as do setor do agro, como fazendas e indústrias. 
 
Para atender às maiores necessidades das pessoas que trabalham nas empresas, o conhecimento se torna cada vez mais essencial. Dessa forma, torna-se urgente que todas as empresas adotem um sistema de educação continuada de seus colaboradores, seja para suprir necessidades específicas, seja para atender a alguma demanda da organização como um todo.
 
Esses programas de educação continuada devem ser pautados nas atuais exigências do mercado, incluindo criatividade, capacidade de resolução de problemas, desenvolvimento de liderança, autodesenvolvimento, comunicação, desenvolvimento tecnológico, entre outros.
 
A educação corporativa para muitos é sinônimo de treinamento empresarial. No entanto, quando usamos esse termo, estamos falando de algo que vai além do treinamento de funcionários.
 
A educação corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que visa “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências atreladas às estratégias de negócio”.
 
Segundo Jeanne Meister (1999), a educação corporativa é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”. Mais importante ainda, a educação corporativa é o principal veículo para disseminar a cultura de uma organização e promover o desenvolvimento não apenas de habilidades profissionais, mas também de habilidades essenciais no local de trabalho, como liderança, pensamento criativo e solução de problemas.
 
Assim, ao criar um programa de educação corporativa, as empresas se interessam por resultados mais complexos e significativos do que apenas treinar funcionários para o desempenho de determinada tarefa. Trata-se de articular as competências individuais no contexto mais amplo de negócios, buscando resultados como inovação e aumento da competitividade.
 
É importante observar que educação corporativa não se trata de conjuntos de salas de aula, mas sim estruturas de processos organizacionais que permitem a criação e sistematização de uma cultura de aprendizagem contínua, com a utilização de inúmeras ferramentas teóricas e práticas para promover o aprendizado. 
 
Educação corporativa: importância para a empresa
 
Com a educação corporativa, a empresa capacita seus colaboradores não apenas para o desempenho de uma função específica, mas desenvolve suas competências para que haja maior eficiência na tomada de decisões, agilidade na resolução de tarefas e potencial melhoria na comunicação interna.
 
Entre as inúmeras vantagens que uma equipe bem preparada traz para a organização, podemos destacar:
 
- Produtividade aumentada;
- Inovação;
- Melhoria do ambiente corporativo;
- Queda na rotatividade de funcionários.
 
Dessa forma, a educação corporativa traz benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador, que se sentem estimulados e valorizados, com potencial de crescimento profissional.
 
Educação Corporativa e educação à distância 
 
As novas tecnologias trouxeram a possibilidade de aprendizagem on-line e facilitaram a aplicação de uma infraestrutura educacional nas empresas.
 
Por meio do ensino à distância, “a qualificação dos colaboradores é realizada em menor tempo e com custos reduzidos em relação aos cursos presenciais".
 
Com o uso de ferramentas tecnológicas, os colaboradores da empresa podem se capacitar de forma prática, no ritmo desejado e sem deslocamentos.

Mais informações: 
corporativo@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99930- 0442
 
 
Fontes consultadas:
 
CORPORATE EDUCATION AND ONLINE TRAINING IN COMPANIES (https://blog.coursify.me/en/corporate-education-onine-companies/)
 
Educação Corporativa (https://www.learning-performancebrasil.com.br/home/artigos/artigos.asp?id=8380)
 
EDUCAÇÃO CORPORATIVA (http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/educor.html)

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP