Empreendedorismo no agro: você é um produtor ou um agro-empreendedor?

Postado em: 31/05/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
Você sabe explicar o que é empreendedorismo? Trata-se de enxergar oportunidades e criar valor nos mercados. Empreendedorismo é um conceito que explica o processo de conversão de uma ideia ou visão em um novo negócio ou empreendimento, ou uma expansão de um negócio ou empreendimento existente por indivíduos, um grupo de indivíduos ou uma empresa estabelecida.
 
A agricultura nos tempos atuais enfrenta os desafios da globalização, liberalização do mercado, mudanças demográficas, mudanças climáticas, padrões flutuantes de produção e consumo, esgotamento de recursos naturais, rápida urbanização e crises de preços de alimentos, entre outros problemas. Muitos desses desafios contribuíram direta e indiretamente para mudar os mercados e criaram oportunidades e riscos para os produtores rurais, especialmente os pequenos produtores. Com o crescente reconhecimento do importante papel que o agronegócio desempenha no crescimento econômico e no desenvolvimento rural, especialmente a agricultura e pecuária familiar, a agricultura orientada para o mercado está em ascensão.
 
Agro-empreendedorismo é fundamental
 
O agro-empreendedorismo, como figura chave na progressão econômica das sociedades agrárias e em desenvolvimento, refere-se ao empreendedorismo na agricultura. O conceito de empreendedorismo agrícola foi introduzido para apoiar os produtores rurais, bem como as indústrias agrícolas, melhorando os meios de produção e aumentando o envolvimento do mercado. 
 
Um agroempreendedor é um empresário cujo negócio é a agricultura ou relacionado com o agronegócio. Um agro-empreendedor de sucesso precisa entender a consistência, o pensamento criativo, o trabalho inteligente, a tomada de riscos, a comunicação e a descoberta de oportunidades de mercado.
 
As enormes oportunidades presentes no setor agrícola permitiram a promoção do agro-empreendedorismo. O empreendedorismo em setores agrícolas, como cultivo de cogumelos, apicultura, pesca, pecuária leiteira e horticultura forneceu espaço suficiente para empreendimentos de agro-empreendedorismo. 
 
O agro-empreendedorismo é para todos, inclusive, para os pequenos produtores rurais, pois trata-se na realidade de uma mudança na forma como se vê a fazenda. O agro-empreendedor é aquele que entende que a fazenda é um negócio e precisa ser administrada dessa forma, aproveitando as oportunidades de mercado, avaliando riscos, gerindo processos e planejando a longo prazo.
 
Por que o agro-empreendedorismo deve ser promovido?
 
Tradicionalmente, a agricultura era vista como um modo de vida. A importância de uma cultura empreendedora no setor agrícola tem sido reconhecida nas últimas décadas. Através do desenvolvimento da competência empresarial e organizacional, os produtores podem trabalhar de forma organizada e desenvolver uma vantagem competitiva sustentável que permite uma competição bem-sucedida nos mercados regional, nacional e internacional. Além disso, o desenvolvimento sustentável das terras agrícolas depende do desenvolvimento da competência organizacional e empresarial dos produtores.
 
O agro-empreendedorismo é um chamado para tornar o agronegócio um empreendimento comercial atraente e lucrativo. A agricultura possui um grande escopo para o empreendedorismo, e isso pode ser aproveitado pela gestão eficaz de elementos agrícolas, como água, sementes, solo e necessidades do mercado. O agronegócio é responsável por uma grande parte dos empregos gerados no país e, por isso, uma visão empreendedora permite um crescimento do setor e da renda. Com boas habilidades gerenciais e experiência empresarial apoiada por medidas governamentais, as crescentes necessidades do agronegócio seriam facilitadas.
 
O agro-empreendedorismo contribui para a renda nacional e para o emprego direto, especialmente nas áreas rurais. Produtos de valor agregado proporcionam aos empreendedores maior retorno sobre investimentos e lucros. Assim, os agro-empreendedores precisam aproveitar a mudança na demanda do consumidor e satisfazer as necessidades dos consumidores com produtos de valor agregado.
 
Em resumo, o agro-empreendedorismo pode apoiar o desenvolvimento social e econômico, reduzir o índice de pobreza, aumentar a renda do produtor rural e garantir uma boa nutrição e segurança alimentar. Além disso, permitirá a diversificação da economia e das bases de renda, proporcionando emprego e oportunidades empresariais.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte: 
 
What Does Agripreneurship Mean? (https://openeducationonline.com/magazine/what-does-agripreneurship-mean/)

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP