Em que horários as pessoas estão estudando online no agronegócio?

Postado em: 30/07/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
   Uma das vantagens do treinamento online é a flexibilidade de o aluno poder estudar no horário que melhor lhe convier. Essa vantagem, no entanto, pode se converter em problema, principalmente no ambiente corporativo, quando a empresa demanda a realização de cursos que, por causa das outras atribuições, são feitos fora do horário comercial.

   O gráfico abaixo mostra a frequência de cursos realizados por um cliente do agronegócio na nossa plataforma EducaPoint, com quase 150 cursos aplicados voltados ao profissional do agronegócio. Este cliente tem toda a sua equipe de campo utilizando o EducaPoint. É definido um plano de estudos mensal e os alunos precisam (ou devem) cumprir este plano, havendo inclusive influência desse aprendizado em seus respectivos planos de desenvolvimento profissional. O que os dados mostram?

    Cerca de 55% das ocorrências (isto é, acessos aos cursos) ocorreu dentro do chamado horário comercial, das 8 às 18 horas. Observação: aqui não estão sendo separados os acessos em finais de semana e feriados, o que está exposto mais adiante.

    Por volta de 11% dos acessos ocorreram das 18 às 20 horas e quase 35% das 20 horas as 8 da manhã. Com efeito, o horário de pico em todo o dia foi das 22 às 23 horas. Claro que há quem seja mais produtivo nesses horários, mas em se tratando de funcionários de empresas, é bem provável que o treinamento online está ocorrendo após (ou antes) da dura jornada diária de trabalho, no horário que cabe, e não exatamente porque se trata do momento de maior produtividade individual.

    Nestas condições, ficam as seguintes perguntas:
    - Será que o aproveitamento está sendo o que deveria ser, já que muito provavelmente o profissional está cansado após o dia de trabalho?
      - Como será, no longo prazo, a relação dele com o aprendizado online: verá como um aliado importante, que lhe proporcionará conhecimento extra com otimização do tempo, ou mais uma tarefa a ser cumprida?

    O ideal, sem dúvida, é que assim como o treinamento presencial faz parte da rotina profissional, “substituindo” um período regular de trabalho (afinal: não se espera um treinamento presencial das 20 as 8 horas do dia seguinte!), o mesmo deverá ocorrer com o online: é necessário separar espaços dentro da agenda de trabalho para a capacitação, e não encarar a atividade como um “extra”, sendo feito quando dá ou em horários que não permitem o melhor aproveitamento.

    Não há dúvida que o ensino online no agro vai crescer muito e que, com ele, o aprendizado das pessoas e empresas também aumentará. Com milhares de alunos e 2 anos de experiência, nossa equipe tem aprendido muito, ajudando os clientes a de fato ter resultados cada vez mais consistentes nessa modalidade de ensino que só cresce no mundo.
Marcelo de Carvalho
CEO AgriPoint

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP