Medo de falar em público? Entenda porque praticar é uma ótima opção!

Postado em: 26/04/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
Em todas as áreas profissionais, a comunicação apropriada e a capacidade de fazer uma boa apresentação para uma equipe de trabalho, um público amplo ou seleto, ou mesmo uma grande audiência são diferenciais no currículo.

No agronegócio não é diferente! Consultores, vendedores, técnicos devem estar preparados para ministrar treinamentos e transmitir seus conhecimentos para equipe de trabalho, clientes e produtores.

A habilidade de se comunicar com clareza também pode ser bastante útil fora do âmbito profissional. Por exemplo, em propriedades familiares, a capacidade de uma comunicação fluida, clara e direta pode ser essencial para se conseguir manter a harmonia da família e o relacionamento entre as diferentes gerações que convivem e trabalham juntas.

Dessa forma, existem muitas técnicas e práticas que podem ser feitas para que essa habilidade de falar em público se torne cada vez melhor. Uma delas é praticar o que se vai falar.

Muitas vezes, fica bastante claro para todos nós que precisamos praticar algumas atividades, repetidamente, para ficarmos cada vez melhores naquilo. Um exemplo disso são atividades esportivas ou artísticas. Todos nós sabemos que um atleta de alta performance tem uma rotina de treinos bastante intensa. Quanto mais treino, melhor a habilidade.

Para fazer apresentações em público isso também é muito válido. Embora existam pessoas que já possuem o dom da palavra, que conseguem fazer discursos excelentes sem nenhum tipo de preparo prévio, essa não é a realidade da maioria das pessoas. Assim, é necessário praticar bastante!

A prática permite:

1) Organização dos pensamentos

Praticar uma apresentação é uma excelente forma de organizar os pensamentos. Além disso, permite que seja elaborado cuidadosamente os argumentos e avalie se a forma de transmitir o conhecimento está clara e coerente.

2) Eliminar o nervosismo

É comum que as pessoas fiquem nervosas antes de fazer palestras ou apresentações em público. Dessa forma, quando se tem domínio e conhecimento do que vai ser falado, a palestra, apresentação ou fala durante uma reunião se torna mais fluida e confiante, prendendo a atenção do público de forma mais eficaz.

Assim, depois que estiver com sua palestra ou apresentação pronta, tire um tempo para praticar o que vai falar a seus ouvintes!

Pensando em auxiliar no desenvolvimento das habilidades para falar em público, a Zootecnista e Coordenadora de Conteúdo do EducaPoint, a Dra. Liziana Rodrigues, preparou o curso Como falar em público: dicas para uma boa apresentação.

O curso traz técnicas para preparação do conteúdo, adequação do assunto de acordo com diferentes públicos, confecção dos slides, e postura apropriada perante a plateia, como usar as ferramentas disponíveis a seu favor para transmitir confiança e prender a atenção de seus ouvintes, obtendo o melhor desempenho na transmissão da informação.

O curso também traz alguns exercícios para melhorar a voz e a dicção, bem como técnicas de PNL e Power Posing que podem melhorar a autoconfiança e vencer o medo de falar em público.

Confira o convite feito pela instrutora:



Quer vencer seu medo de falar em público e ter sucesso em suas apresentações? Então venha conferir este curso! O curso pode ser adquirido individualmente dentro da plataforma EducaPoint, clicando aqui!

Além disso, você ainda tem a possibilidade de assinar a plataforma, obtendo, dessa forma, acesso a TODO O CONTEÚDO disponível no EducaPoint - já são mais de 150 cursos on-line com diferentes temas, incluindo pecuária de leite, corte, cafeicultura, gestão, entre muitos outros. Clique aqui para saber como assinar.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP