Mercado de trabalho no agro: o que as empresas buscam em um profissional

Postado em: 22/06/2022 | 4 min de leitura Escrito por:
Cada setor requer um conjunto especializado de habilidades – e o setor do agronegócio não é exceção. A variedade de opções de carreira disponíveis no agronegócio significa que tanto hard skills quanto soft skills são necessários na indústria. Essas são as principais habilidades que as empresas do setor buscam em profissionais do agro.
 
Deve-se ter em mente que a fazenda é também uma empresa e que mesmo quem trabalha em fazendas familiares precisa desenvolver habilidades profissionais para garantir a prosperidade do negócio. Apenas ser filho ou herdeiro não é suficiente. É preciso ser um profissional qualificado para permanecer no negócio.
 
Confira abaixo algumas das habilidades que são mais necessárias no cenário atual do agronegócio e que as empresas buscam, sejam elas fazendas ou outros tipos de empresas. 
 
1) Adaptabilidade
 
Você precisa ser capaz de aplicar o que aprende na sala de aula a situações da vida real – porque essa pode ser a diferença entre uma colheita bem-sucedida e uma fracassada. A adaptabilidade também é necessária porque tanto a maneira como as coisas são feitas na agricultura e na pecuária quanto o que os consumidores desejam estão mudando continuamente.
 
Além disso, existe hoje uma crescente demanda de tecnologia sobre este profissional, que precisa desempenhar uma gama cada vez mais ampla de funções. Não adianta nada a fazenda ter as melhores tecnologias do mercado se as pessoas não sabem operá-las adequadamente. Por isso, o profissional do agro precisa estar sempre em movimento para acompanhar as mudanças tecnológicas e aprender a se adaptar caso seja necessário.

Leia mais: Como desenvolver pessoas em um cenário tão complexo como o atual?
 
2) Habilidades interpessoais
 
Muitos empregos na agricultura exigem a capacidade de trabalhar com outras pessoas. Por exemplo, é preciso criar bons relacionamentos com os fornecedores de insumos, com os técnicos envolvidos na operação, com os intermediários caso haja e com os clientes, como por exemplo, um frigorífico. As empresas são feitas de pessoas e as negociações são sempre feitas de pessoa para pessoa. Além disso, é preciso saber trabalhar de forma harmoniosa em equipe. 
 
Ser capaz de construir relacionamentos comerciais, negociar e se envolver com todas as pessoas da cadeia  – de clientes e fornecedores a governos e órgãos reguladores – é fundamental para o sucesso a longo prazo.
 
3) Habilidades de gestão de tempo e organização
 
Ser organizado e capaz de gerenciar bem o seu tempo significa que você pode lidar mais facilmente com um complicado conjunto de tarefas diárias em vários produtos, clientes e fornecedores. Por exemplo, um gerente de logística precisa garantir que as matérias-primas (geralmente mais de um produto) sejam adequadamente transportadas, armazenadas e entregues do produtor ao atacadista e ao consumidor.
 
Até mesmo trabalhadores, agricultores e operadores de máquinas contam com habilidades de gestão de tempo e planejamento para garantir que as colheitas sejam plantadas, colhidas e vendidas no momento certo, nas quantidades certas e usando os melhores métodos.
 
4) Conhecimento técnico
 
Quase todos os aspectos da agricultura estão sendo cada vez mais impulsionados pela tecnologia – da irrigação ao uso de pesticidas e à melhoria dos métodos e técnicas de cultivo, colheita, armazenamento e transporte. Isso significa que os profissionais do agro precisam abraçar o desenvolvimento tecnológico para se beneficiar dele. 

Para isso, é preciso que o profissional mantenha sempre seu foco na educação continuada, pois esse é perfil de pessoa mais desejado no mundo de hoje.

Leia mais: Educação corporativa: guarda-chuva estratégico para desenvolvimento da equipe
 
5) Criatividade
 
A criatividade muitas vezes é referida como “pensar fora da caixa”. Isso significa que o mercado do agro requer cada vez mais pessoas capazes de ver um problema de vários ângulos e que ajudam a gerar ideias para que os negócios possam avançar.
 
6) Confiabilidade
 
Essa é uma característica desejável em qualquer tipo de trabalho, não somente no agro. Todos os empregadores buscam pessoas confiáveis para contratar. Funcionários confiáveis ??garantem que as tarefas serão concluídas e que os prazos serão cumpridos.
 
7) Assertividade
 
Ser assertivo mostra que você tem confiança em suas habilidades de trabalho e não tem medo de ser responsabilizado. Ser assertivo também significa que você é capaz de expressar suas opiniões e contribuir com os resultados da empresa.
 
8) Comunicação
 
A comunicação se refere à capacidade de dar e receber informações. Quando os empregadores são solicitados a classificar as habilidades sociais, a comunicação geralmente está no topo da lista. Ser capaz de dar informações (falar) e receber (ouvir) informações é um equilíbrio importante. Certifique-se de ter uma sólida compreensão das habilidades de comunicação.
 
9) Flexibilidade 
 
Trabalhar no agronegócio pode ser imprevisível e você pode ser solicitado a concluir uma tarefa fora de suas funções normais de trabalho ou mudar de direção. A flexibilidade é importante e diz aos empregadores que eles podem confiar que você será capaz de continuar avançando mesmo sob mudanças inesperadas. Ser flexível também significa que você está disposto a aprender algo novo.
 
10) Liderança 
 
A maioria dos cargos na agricultura exige algum grau de independência. Quando você mostra liderança, isso significa que você é capaz de lidar com as tarefas por conta própria. Mesmo que sua posição não seja de liderança, haverá casos em que você poderá mostrar liderança no trabalho que está realizando.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte:


 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP