Estou me formando... E agora?

Postado em: 28/07/2017 | 2 min de leitura Escrito por:
*Artigo por Marco Lopes (Zootecnista, Especialista em treinamento de equipe de vendas no agronegócio e instrutor do EducaPoint)

Normalmente, nós que seguimos carreira nas ciências agrárias, enquanto estudantes dificilmente pensamos na possibilidade de trabalhar como vendedores. Nossa intenção é sair para o campo e aplicar todos os conceitos técnicos aprendidos durante os longos anos de graduação, utilizando o conhecimento acumulado nas salas de aula, na aulas práticas e estágios. Queremos fazer a diferença, auxiliando os produtores no incremento de seus índices zootécnicos e agronômicos, auxiliando na produção de alimentos de qualidade superior e custo competitivo.

Diante desta realidade, o trabalho de vendedor pode, em determinadas situações, ser encarado como algo depreciativo. Muitos podem pensar que não investiram cinco ou mais anos de estudo para sair de porteira em porteira vendendo insumos para a cadeia do agronegócio. Existe, sim, muito preconceito. Meu objetivo com esse breve artigo é mudar um pouco a cabeça daqueles profissionais de ciências agrárias que ainda podem pensar desta maneira.

Sou Técnico Agrícola e Zootecnista de formação, atuando na área há mais de 30 anos, sendo que nos últimos 15 anos estou ligado à comercialização de insumos para pecuária. Já trabalhei com produtos para nutrição animal, reprodução, saúde animal e equipamentos de ordenha. Toda essa experiência me dá a grande certeza de que ser vendedor é algo extremamente nobre.

O processo de venda, quando bem conduzido, gera resultados extremamente favoráveis para toda cadeia produtiva. Um vendedor bem preparado é capaz de aumentar a produtividade de seus clientes a patamares muito lucrativos. Um vendedor bem preparado pode atuar como um consultor, ensinando seus clientes na difícil tarefa de se tornarem mais eficientes em seus negócios. O vendedor que realmente agrega é aquele que entende a necessidade dos produtores e alia todo seu conhecimento técnico com o portfólio de produtos e serviços com o qual ele trabalha.

Para realizar um bom trabalho, aquele profissional das ciências agrárias que irá atuar como vendedor deve ter amplos conhecimentos de negociação, deve entender um pouco de PNL (programação neurolinguística), deve saber administrar muito bem o seu tempo e, acima de tudo, saber aplicar todo seu conhecimento técnico na criação de valor, através de um excelente relacionamento com seus clientes. Deve saber resolver os problemas, criar soluções e aproveitar oportunidades de forma criativa.

Obviamente um bom vendedor deve estar se preparando a todo instante. Saber vender não é algo que nasce com a pessoa, muito pelo contrário. Saber vender requer preparação, através de estudo, disciplina e prática, exatamente como um bom zootecnista, médico veterinário ou agrônomo deve se preparar para o mercado de trabalho. Simples assim!

Esteja preparado para atuar neste mercado! Aprenda mais sobre vendas no agronegócio com o EducaPoint. A plataforma de cursos que funciona por assinatura, contém dois temas altamente relevantes que abordam o tema “Vendas” sob minha apresentação.

Confira os temas:
* Vendas no agronegócio: a preparação
* Criação de valor em vendas no agronegócio

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP