Método LEAN aplicado ao agro permite diminuir desperdício e tornar sua atividade mais lucrativa

Postado em: 06/08/2020 | 1 min de leitura Escrito por:
A lucratividade de qualquer empresa depende não somente do dinheiro que entra, mas dos custos gerados na atividade. Assim, uma forma de aumentar a lucratividade sem depender de fatores externos, como preço do leite, por exemplo, é reduzir os custos. Muitas vezes, os custos estão altos devido a uma grande quantidade de perdas e desperdícios durante o processo de produção. Dessa forma, todo sistema de gestão precisa buscar um aumento da eficiência através da redução dos custos e das perdas.
 
Buscando exatamente fazer isso, a montadora japonesa Toyota criou o Sistema Toyota de Produção, que hoje é chamado de método LEAN, que baseia-se em eliminar os desperdícios e perdas no processo de produção. 
 
Isso se aplica a todos os elementos organizacionais, incluindo matéria-prima, espaço físico, número de colaboradores e, até mesmo, processos. Ou seja, o LEAN consiste em uma reestruturação da empresa de forma a eliminar o que não é necessário para potencializar os resultados e se tornar mais competitivo.
 
Esse método foi expandido para outras áreas e hoje pode ser aplicado em qualquer tipo de organização, de forma que as empresas do agro também podem - e devem! - se beneficiar com seu uso. 
 
Isso porque, apesar das especificidades de cada organização, reduzir os desperdícios e focar no que realmente importa é essencial para que o negócio lucre mais e otimize a utilização dos seus recursos.
 
O que podemos realmente esperar com o LEAN? Confira no vídeo abaixo a professora de pós-graduação em gestão de projetos da UNIABEU, Renata Vasconcellos, respondendo essa pergunta:


 
Esse vídeo faz parte do novo curso que acaba de ser lançado pelo EducaPoint, Método LEAN aplicado ao agro - como diminuir desperdício e tornar sua atividade mais lucrativa.
 
O curso explica explica o que é exatamente o método LEAN, como surgiu e quais são seus principais objetivos, além de mostrar os detalhes de sua aplicação para que possa ser adaptado ao seu sistema no agro.
 
O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 190!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.
  
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Fonte consultada:
 
Promova agilidade na sua agência com a metodologia lean (https://rockcontent.com/blog/metodologia-lean/)

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP