BLOG

Postado em: 07/08/2020

8 maneiras de motivar sua equipe de trabalho

 
Uma coisa que todos concordam é que não é fácil encontrar bons funcionários para trabalhar em qualquer setor e no agro não é diferente. Mais difícil ainda é manter as pessoas boas trabalhando na nossa empresa.
 
Muitas vezes, a impressão que temos é que as pessoas não têm mais hoje em dia a ética de trabalho de antigamente. Porém, é muito importante ter em mente que você, como proprietário da fazenda, gerente, líder em alguma função também tem um papel muito importante a desempenhar. 
 
Não é incomum que proprietários de fazendas apenas mandem seus funcionários para o trator e considerem que estão fazendo um treinamento. Porém, isso não torna o funcionário bem-sucedido, confiante ou motivado.
 
A boa notícia é que existem algumas estratégias que você pode utilizar para manter a moral e a ética do trabalho elevados em sua fazenda ou empresa no agro:
 
1) Estabeleça metas, pessoais e profissionais com seus funcionários
 
Comece com uma meta de cinco anos. Descubra onde seus funcionários querem estar, não apenas  no sentido financeiro, mas também em questões como “saúde, riqueza, amor e felicidade”.
 
Como todas as decisões que tomam afetam suas metas, as pessoas serão motivadas em relação a essas metas. Portanto, entenda os objetivos das pessoas e isso ajudará você a alinhar o trabalho delas com esses objetivos.
 
2) Alinhe os objetivos das pessoas com um trabalho de alta qualidade para você
 
Por exemplo, se um dos objetivos do funcionário for financeiro, para estimulá-los é importante fornecer um incentivo que também seja benéfico para sua empresa, como por exemplo, oferecer um valor extra por hora de trabalho caso seja cumprido um período específico de trabalho de alta qualidade. 
 
Outro exemplo é oferecer alguma flexibilidade de horário, para que o funcionário possa cumprir suas tarefas na empresa, mas também tenha tempo para fazer outra atividade que seja importante para ele, como por exemplo, exercitar-se em uma academia ou praticar algum esporte. Dessa forma, o funcionário pode, por exemplo, trabalhar algumas horas a mais à noite para ter seu tempo, o que provavelmente o deixará satisfeito e motivado.
 
3) Crie programas de treinamento e certificação para todos os processos que você deseja que seus funcionários participem
 
Lembre-se, se um funcionário falhar ou cometer um erro, a culpa é sua. Ou ele foi mal treinado ou a comunicação não estava clara. Pode até ter um ou outro funcionário que realmente tenha dificuldades ou falhas de caráter, mas a maioria é capaz de fazer o trabalho com a orientação certa.
 
Então, treine-os. Verifique se eles sabem como iniciar cada trator com segurança e como realizar a lista de verificação. Por exemplo, peça para eles verificarem o óleo diariamente e a pressão dos pneus uma vez por semana, anote-o e mostre a você. Dessa forma, você configura um sistema e os responsabiliza.
 
Existem no mercado diversos treinamentos para pontos específicos da atividade agropecuária, como por exemplo, manejo do pasto, controle e prevenção de doenças ou manejo na sala de ordenha. O funcionário bem treinado terá mais chances de desempenhar sua função com excelência, além de se sentir valorizado pela empresa. 
 
4) Crie expectativas claras do trabalho e o necessário para realizá-lo com sucesso
 
Aqui a ideia é criar um documento de uma página explicando exatamente o que esse funcionário fará por você e garantir que eles o entendam. Depois, são feitos encontros regulares conforme haja mudanças no trabalho.
 
5) Certifique-se de ter não somente as pessoas certas, mas que todas estejam no lugar certo
 
Obviamente, você não quer funcionários negativos e que possam ser deletérios para a empresa, então traga as pessoas certas. Mas uma vez com as pessoas certas, é necessário que elas estejam nos lugares certos. 
 
Combine forças pessoais com trabalhos relevantes. Por exemplo, um funcionário avesso à tecnologia não seria adequado para exercer tarefas que exijam conhecimento tecnológico e vontade de aprender mais sobre isso. Porém, certamente há outras funções em que ele seria perfeitamente adequado - e pessoas igualmente adequadas para lidar com funções mais tecnológicas.
 
6) Comunique-se semanalmente com a gerência e faça com que a gerência se comunique diariamente com os funcionários
 
É importante que você se comunique toda semana com o gerente da fazenda ou empresa, e que esse, por sua vez, tenha uma comunicação frequente com os funcionários. O objetivo dessas reuniões é que todos tenham uma imagem clara das metas diárias e semanais e o que deve ser realizado para alcançá-las.
 
7) Considere fazer um teste de personalidade em todos os membros da equipe
 
Você e qualquer gerente precisam saber como gerenciar e evitar conflitos. Os testes de personalidade são ótimos para isso.
 
Você aprende quem trabalha bem juntos. Você não deseja colocar as pessoas erradas no mesmo time. Tente manter os pontos fortes juntos ou, às vezes, adicione uma pessoa com uma força diferente para equilibrar a equipe.

8) Ofereça oportunidades de progresso
 
Seus funcionários ficarão muito mais motivados se souberem que estão trabalhando em direção a algo. Se eles acham que não há oportunidade de progressão, sentirão que não têm muito pelo que trabalhar. Motive seus funcionários oferecendo treinamento que lhes dê novas habilidades necessárias para subir a escada. Esses treinamentos podem ser feitos de diversas maneiras, sendo que hoje em dia temos a facilidade da tecnologia e a possibilidade de realização de treinamentos on-line. Isso torna os custos para a empresa bem menores, além de facilitar a questão da logística com os funcionários. 

Mais informações: 
corporativo@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99930- 0442
 
Fontes consultadas:
 
5 ways to motivate farm employees: Part one (https://www.farmprogress.com/blogs-5-ways-motivate-farm-employees-part-10807)
 
5 more ways to motivate farm employees – Part two (https://www.farmprogress.com/blogs-5-more-ways-motivate-farm-employees-part-two-10808)
 
Tips For Motivating Employees (https://www.agrirs.co.uk/blog/2017/02/tips-for-motivating-employees) 

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

 
ASSINE TODOS OS CURSOS OU COMPRE UM CURSO DE SUA PREFERÊNCIA
Rede Agripoint

Copyright © 2020 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: