Em um mundo em constante mudanças, como liderar no agro?

Postado em: 24/03/2021 | 2 min de leitura Escrito por:
Existem muitos desafios na liderança no agro, especialmente neste momento de complexidade e incertezas que estão cada vez mais presentes nas estratégias do negócio, nos planejamentos e tomada de decisões, bem como na forma como interagimos com as pessoas, tanto da equipe, quanto clientes.
 
Você conhece o conceito de mundo VUCA?
 
VUCA é um acrônimo usado pela primeira vez em 1987 e baseado nas teorias de liderança de Warren Bennis e Burt Nanus, e significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Foi a resposta do US Army War College ao colapso da URSS no início dos anos 1990. Isso porque, de repente, não havia mais apenas um único inimigo, resultando na necessidade de novas formas de ver e reagir.
 
Porém, para além da Guerra Fria, este conceito passou a ser aplicado também no mundo dos negócios. Nem a liderança de uma organização nem suas estratégias são poupadas no mundo VUCA de hoje. Experiências, dogmas e paradigmas devem todos ser examinados; não é mais o caso de encontrar um caminho único ou a ferramenta de gestão que serve para todos: os padrões dão lugar à individualidade.
 
Como gerente de uma organização - o que vale também para fazenda, por uma fazenda é uma empresa - , você é responsável pela maior parte das decisões sobre os parâmetros que definem como sua organização pode operar.
 
O aumento da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade significa que você e sua empresa devem buscar novas orientações e ter uma abordagem nova para a gestão. Só então você pode garantir resultados positivos em circunstâncias alteradas. O mundo VUCA desafia você a encontrar seu próprio caminho. Você precisará entender a psicologia e desenvolver um comportamento empático - em suma, estar mais preocupado com os humanos e suas necessidades. Significado e propósito assumem um papel central nas atividades de negócios.
 
Este é um cenário muito atual em que todos nós estamos inseridos. Assim, para exercer a liderança no agro, é preciso compreender a situação atual e saber como agir diante destes desafios. Pensando nisso, o EducaPoint acaba de lançar o curso As competências e desafios para liderar no agronegócio
 

 
Neste curso, a consultora sênior, Cibele Arnaldi, explica tudo o que você precisa saber para assumir a liderança no agro de forma eficaz.
 
Confira no vídeo abaixo a instrutora explicando sobre o mundo VUCA:
 


O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
 
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Fonte consultada:

https://www.vuca-world.org

 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP