Pós-venda: entenda porque essa etapa é tão importante

Postado em: 06/07/2020 - 2 min de leitura

Numa relação de compra e venda, enquanto o vendedor deseja vender seu produto, o cliente busca comprar uma solução para seu problema. Desta forma, um vendedor eficiente precisa criar valor para o seu produto e vender o que o cliente deseja comprar.

Uma das fases mais importantes de um processo de vendas é o pós-venda, que consiste em uma série de ações adotadas logo após a entrega do produto ou serviço ao cliente.

Benefícios do pós-venda

#1 Criar valor na negociação


O pós-venda é essencial para se criar valor na negociação. É nesse momento que se verifica se o que foi indicado ao produtor está dando o resultado esperado e prometido.

#2 Geração de novos ciclos de venda

Um pós-venda bem feito gera novos ciclos de venda. É possível criar no cliente a preferência de comprar seu produto, pois é mostrado no pós-venda que seu produto ou serviço está criando valor a ele.

Muitas vezes, o vendedor encara a venda como se fosse um fim, mas, na realidade, para o cliente, a venda é o início de um processo.

Dessa forma, acompanhar o pós-venda é essencial para o sucesso da operação comercial.

Aprenda mais sobre temas relacionados a esse no curso Criação de valor em vendas no agronegócio. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 180!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.

Gerir o sucesso do cliente

Hoje, existe um termo muito interessante que é gerir o sucesso do cliente. Isso é feito através de um pós-venda bem feito.

Vale destacar que diversas atividades podem ser feitas no pós-venda, como contatos via telefone, WhatsApp, SMS, e-mail, visitas à propriedade, orientações práticas sobre instalações, manutenções ou outros serviços associados ao produto, etc.

Muitas vezes, o cliente percebe melhor o resultado obtido devido ao pós-venda. Isso porque esse processo ajuda a trazer novamente à tona as demandas do cliente no momento da compra, além de outras demandas associadas. Por exemplo, a compra de uma tecnologia pode estar associada à manutenção de algum equipamento. O pós-venda ajudará no sentido de garantir que tudo funcione como deveria para que o resultado esperado seja alcançado.

O pós-venda também pode ser muito útil para agilizar qualquer tipo de correção de problemas que venham a ocorrer logo após a compra, evitando que o cliente associe seu produto a resultados desfavoráveis.

Por fim, o pós-venda cria vínculo entre a empresa e o cliente, o que prepara o terreno para que novas transações comerciais sejam realizadas no futuro.

Se o cliente adquire um produto ou serviço que atende suas demandas e expectativas e, além disso, percebe que teve toda a assessoria técnica e comercial necessária após a compra e que foi bem tratado, com suas necessidades sendo levadas em consideração mesmo após o pagamento feito, as chances de uma nova compra são muito grandes.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?