Quando devo começar a capacitação corporativa?

Postado em: 06/08/2021 | 2 min de leitura Escrito por:
Quando tratamos do tópico sobre treinamentos corporativos, sempre vêm à mente das pessoas as mesmas condições, ou seja, de que esse recurso é algo que ocorre de forma esporádica e presencialmente,  muitas vezes ligadas à ideia que a capacitação corportativa deve suprir uma falta de habilidade ou a necessidade pontual de melhoria da empresa. 

As mudanças constantes de mercado, bem como o avanço da tecnologia, mudaram bastante isso. Hoje é muito mais clara a importância da capacitação profissional ligada ao sucesso empresarial. Sobre este tema, o ex-CIO da GE Capital, Kevin Griffin disse: "O aprendizado não pode ser apenas uma reflexão tardia - deve ser o foco central de qualquer organização forte".

Realmente, o treinamento e a educação corporativa sempre foram uma reflexão tardia por boa parte das empresas, apenas lembrados quando surgem gargalos de trabalho ou de capital humano que provavelmente já tenham acarretado custos a longo prazo bem altos. Logo, a capacitação corporativa não deve ser algo pontual, utilizada como “remédio” para uma dor, mas sim, ser uma forma constante de empoderar, beneficiar e fortalecer o colaborador ou parceiro, ou seja, a chave que move a empresa. 

O futurólogo norte-americano Alvin Toffler, (1970) disse: “O analfabeto ao século XXI não será aquele que não sabe ler e escrever, mas sim aquele que não sabe aprender, desaprender e reaprender”

Os benefícios da capacitação corporativa como ferramenta de gestão de capital humano são diversos. Além de ganhos com a qualidade do serviço através do suporte para o crescimento profissional do colaborador, podemos citar a retenção de talentos, através do fortalecimento do espírito de equipe desenvolvido quando a empresa demonstra preocupação com o investimento no desenvolvimento de seus colaboradores.

Os treinamentos corporativos ainda ultrapassam o desenvolvimento interno, podendo ser uma ponte de conexão ainda mais interessante com fornecedores, parceiros, clientes e toda a comunidade dentro do foco estratégico e cultural da empresa.

Logo, notamos que o momento certo de investir em capacitação corporativa é agora, devendo ser feito de forma contínua, buscando todos os benefícios e trocas proporcionados pela ferramenta. 

A questão é: como fazer isso? 

Pensando em ajudar você a responder a essa pergunta, o EducaPoint desenvolveu um e-book que visa auxiliar esse momento de planejamento do treinamento. O e-book foi desenvolvido a partir do know how de nossa equipe com mais de 20 anos de experiência no assunto!

Para a inclusão dos treinamentos corporativos na empresa, é preciso todo um estudo, desenvolvimento e alinhamento de expectativas entre os responsáveis pelo projeto e os colaboradores que irão receber a ferramenta. Desta forma, evita-se possíveis frustrações de ambas as parte.

O e-book, além de abordar os benefícios da capacitação corporativa,  traz o passo a passo explicando as etapas do projeto, que são:
 
  • Definição do líder do projeto - O start;
  • Formato do conteúdo - Buscando a melhor efetividade;
  • Plataforma - Escolha feita para atender a todos;
  • Reconhecimento do público-alvo - Saiba o que eles procuram e esperam;
  • Estabelecimento dos objetivos - Importante para engajamento;
  • Política de incentivos e reconhecimento - Um combustível a mais para alcançar os objetivos;
  •  Acompanhamento - Fundamental para notar a evolução;
  • Duração - Períodos curtos tendem a dar resultados irreais;
  • Suporte - Não basta oferecer a ferramenta;
  • Sucesso.

Mais informações:
corporativo@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp: (19) 99930-0442
 
Fonte consultada: 

Employee retention: 8 strategies for retaining top talent (https://www.cio.com/article/2868419/how-to-improve-employee-retention.html)

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP