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Postado em: 26/06/2020

Reconhecimento de colaboradores vai muito além de recompensas financeiras!

Todas as pessoas precisam de motivação para realizar suas atividades com excelência e se sentir realizados com isso. Por isso mesmo, as empresas costumam pensar em formas de aumentar a motivação de seus colaboradores, de forma que eles tenham um desempenho ótimo e se sintam satisfeitos com seu trabalho.
 
Muitas vezes, pensamos que a forma mais eficaz de motivar os colaboradores é através de recompensas financeiras, com bônus, premiações, participação nos lucros. Isso faz sentido, já que os colaboradores são pessoas que, como todo mundo, precisam de uma renda substancial para sobreviver. Em troca do trabalho duro e da dedicação que eles colocam em sua empresa, é importante recompensá-los de acordo. 
 
Porém, embora os bônus financeiros sejam sempre considerados uma vantagem, eles nem sempre refletem a apreciação da sua empresa por esse funcionário em particular. Acontece que há uma desconexão séria entre como a empresa pensa que os funcionários querem ser valorizados no local de trabalho e o que eles realmente querem. O dinheiro é um incentivo importante para dar aos membros do seu time e provavelmente é muito apreciado, mas não é tudo. 
 
Para manter seus principais funcionários motivados, eles precisam sentir que o trabalho que fazem para sua empresa é muito valorizado. Como fazer isso? Existem muitas maneiras de reconhecer o trabalho que esses funcionários fazem pela sua empresa sem gastar mais dinheiro com eles. Confira algumas sugestões:
 
Listas de Favoritos
 
Uma ótima maneira de planejar recompensas para os funcionários é coletar uma lista de informações sobre algumas de suas coisas favoritas, como doces, restaurantes, eventos esportivos etc. Dessa maneira, quando você sentir que um funcionário precisa ser reconhecido, você pode presenteá-lo com um pequeno presente. A recompensa pode ser algo pequeno, como um pacote de seus doces favoritos, ou você pode optar por algo como um almoço em seu restaurante favorito. A decisão de como você deseja usar essa estratégia é inteiramente sua, mas é uma ótima maneira de mostrar reconhecimento personalizado para seus funcionários.
 
Reconhecimento formal
 
Determine qual dos seus funcionários você gostaria de reconhecer e decida se gostaria de agradecer pessoalmente a essas pessoas ou se deseja enviar uma nota. Se você optar por dar reconhecimento verbal a seus funcionários, pode simplesmente dizer obrigado na próxima vez em que os vir ou poderá ter uma reunião formal em que discuta o valioso trabalho que cada funcionário realizou. Se você optar por enviar uma nota por escrito, poderá escrever um e-mail para cada funcionário individualmente ou enviar um email de grupo para toda a equipe de funcionários.
 
Ajude-os a alcançar seus objetivos
 
Se você perceber que um colaborador está fazendo um bom trabalho para sua empresa, descubra o que ele deseja fazer e ajude-o a alcançar essas ambições. Isso pode significar atribuí-los tarefas novas ou diferentes, ou permitir que participem de determinados projetos. Alguns funcionários podem procurar oportunidades para treinar ou orientar outros funcionários; veja se você pode oferecer a eles essa oportunidade. Ao ajudar seus funcionários a realizar as tarefas que eles desejam, você mostra que os valoriza como pessoas individuais e que se importa com os objetivos pessoais deles.
  
Capacitação
 
Uma das formas mais eficazes de aumentar a motivação de colaboradores é fornecer capacitação e treinamento. As empresas que desejam aproveitar todo o valor de seus funcionários e promover a lealdade e a retenção verão que o treinamento é uma perspectiva vencedora para todos os envolvidos.
 
Cada funcionário contribui para a função geral de uma organização. Só que nem todo mundo vê como isso ocorre. Empregados com trabalhos específicos e com escopo limitado podem facilmente sentir que são apenas uma peça cujo trabalho pode não ser tão importante. O treinamento pode ajudar os funcionários a entender como o trabalho deles se encaixa na estrutura, missão, metas e realizações da empresa. Como resultado, os funcionários podem ficar mais motivados e empolgados com o trabalho, à medida que entendem como o que fazem é importante para o sucesso da organização.
 
Os funcionários geralmente sabem tão bem ou melhor que os gerentes quando seu trabalho, processos ou produtividade podem ser melhores. Em muitos casos, falta aos funcionários as ferramentas, educação ou organização para atingir seu potencial. O treinamento - especialmente para departamentos, grupos de trabalho e equipes - pode ajudar a colocar as coisas no caminho certo para melhorar a qualidade e os resultados do trabalho. Como resultado, as pessoas se sentem mais felizes em seu trabalho e mais empolgadas com as perspectivas de sucesso.
 
Muitos trabalhadores ingressam em suas organizações não apenas para ter um emprego, mas para desenvolver uma carreira. Oportunidades de progresso são essenciais para a retenção e o desempenho dos funcionários. No entanto, se essas perspectivas existirem apenas na teoria, os trabalhadores poderão ficar desmotivados. O treinamento ajuda os funcionários a atingirem seus objetivos, dando-lhes a educação de que precisam, não apenas para realizar melhor seu trabalho, mas para aprender sobre novos aspectos dos negócios e até habilidades gerenciais de nível superior que podem usar posteriormente.
 
O treinamento é um investimento que os empregadores fazem em sua força de trabalho. Quando as empresas oferecem treinamento e educação a seus funcionários, elas indicam que valorizam seu pessoal e as contribuições que fazem. Eles também enviam uma mensagem de que a organização valoriza o progresso - tanto nas realizações organizacionais quanto nas carreiras de seu pessoal. Naturalmente, isso cria apego, lealdade e entusiasmo entre os funcionários.
 
As oportunidades de treinamento e desenvolvimento devem ser vistas como um investimento em recursos humanos vitais. Quando as empresas oferecem treinamento a seus funcionários, elas devem se lembrar da importância de ilustrar o valor que seus funcionários têm. Demonstrar claramente o planejamento da sucessão, um compromisso com treinamento e desenvolvimento e um compromisso de longo prazo com a progressão na carreira dos funcionários é vital.
 
O desenvolvimento da autoestima dos funcionários pode promover apego, lealdade e entusiasmo. Também deve fazer com que a maioria dos funcionários deseje estruturar seu aprendizado e desenvolvimento para que ele atenda às necessidades organizacionais. Como resultado, a organização desenvolverá uma atmosfera ideal para aprender e crescer.

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Fontes consultadas:
 
How to give employees meaningful recognition (beyond financial rewards) (https://www.payscale.com/compensation-today/2014/07/how-to-give-employees-meaningful-recognition-beyond-financial-rewards)
 
How Does Training Motivate Employees?How Does Training Motivate Employees? (https://smallbusiness.chron.com/training-motivate-employees-13656.html#:~:text=Training%20can%20help%20employees%20understand,the%20success%20of%20the%20organization.)
 
The Psychology of Motivating Employees Through Training and Development (https://trainingindustry.com/blog/performance-management/the-psychology-of-motivating-employees-through-training-and-development/) 
 

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