BLOG

Postado em: 03/04/2019

Como selecionar a pessoa certa para determinada função na sua fazenda?

Hoje em dia, parece estar cada vez mais difícil encontrar gente boa para trabalhar na fazenda. Dessa forma, a seleção de pessoas que entrarão na sua equipe é de extrema importância. A seleção consiste em um investimento de tempo e dinheiro, de forma que, quanto mais acertada for, melhores os resultados em curto e longo prazo.

Ainda existem hoje em dia muitas fazendas que não dão a devida importância ao processo de recrutamento e seleção de pessoas. No entanto, é justamente nesse momento que é possível traçar o perfil, bem como elencar as habilidades e competências dos candidatos para ver se cumprem os requerimentos da fazenda.

No momento da seleção, ocorre uma avaliação recíproca, ou seja, a fazenda avalia o candidato e o candidato avalia a fazenda. Dessa forma, esse momento não pode ser negligenciado, uma vez que o funcionário é uma peça chave de qualquer organização.

Como selecionar a pessoa certa para a função certa?

Essa pergunta parece torturar muitas pessoas de diversas organizações. De fato, não é fácil casar a pessoa certa com a função certa, mas existem alguns mecanismos que ajudam a reduzir muito a taxa de erros nesse processo. O processo de seleção consiste em filtrar os candidatos que foram previamente recrutados pela fazenda, de acordo com as necessidades e requerimentos para determinada função.

Dessa forma, é muito importante que a fazenda saiba com precisão quais são os requerimentos e especificações necessárias para o funcionário que vai trabalhar naquela função específica que está contratando. Dessa forma, as competências exigidas para esse cargo específico é que vão direcionar a escolha do candidato.

Deve-se estar atento tanto às características profissionais como às pessoais do candidato. No caso das características profissionais, cada cargo exigirá um tipo de avaliação. Por exemplo, um cargo para veterinário e zootecnista pode ser avaliado a princípio pelo currículo do candidato, enquanto outros cargos, como tratadores de animais, podem ser avaliados através da experiência prévia do candidato nessa determinada função. O fato é que cada cargo específico exige uma avaliação específica.

Com relação às características pessoais, é muito importante avaliar fatores como reação à pressão, relacionamento com colegas, cumprimento de prazos, tipo de personalidade mais introspectiva ou extrovertida, entre outros. Uma forma de avaliar isso é propor situações hipotéticas e pedir que o candidato responda o que faria nessa situação.

Técnicas para o processo de seleção

1) Entrevista

Normalmente, a entrevista é o que mais influencia na decisão final sobre qual candidato escolher. A entrevista de seleção precisa ser bastante profunda, porque busca identificar a qualificação, a motivação e o potencial daquela pessoa para o cargo.

Deve-se atentar para não se deixar levar por preconceitos. Além disso, deve-se ter um roteiro de entrevista, cuidando para repetir perguntas importantes, mas de formas diferentes, para que se obtenha as respostas necessárias para aquele cargo.

2) Prova de conhecimento

Um exemplo desse tipo de técnica é fazer um teste de alfabetização, para averiguar se o candidato é, mesmo alfabetizado. Isso pode ser feito através do ditado de uma simples frase ou da solicitação para a escrita de um pequeno texto.

No caso de candidatos a vagas como veterinário, zootecnista ou agrônomo, é possível pedir que seja feita uma inseminação ou um balanceamento de dieta, por exemplo.

Para cargos operacionais, pode-se criar problemas fictícios e verificar como o candidato se comportaria naquela situação. Ou ainda, pode-se pedir que o candidato opere um trator, caso a vaga seja de tratorista, ou que lance dados no sistema se a vaga for para um cargo no escritório.

Você sofre com a rotatividade de funcionários na sua fazenda? Está buscando processos cada vez mais eficientes de gestão de pessoas? Não deixe de conferir o conteúdo completo do curso on-line Recrutamento e desenvolvimento de colaboradores em propriedades rurais, do EducaPoint, da instrutora Maria Thereza Rezende, que desenvolveu um modelo de gestão em sua propriedade, tido como referência no setor.

EducaPoint possui uma série de cursos on-line voltados para o Desenvolvimento Pessoal. As dicas e informações contidas nos cursos podem ser aplicadas por todos os profissionais que querem melhorar sua carreira, sua empresa ou sua fazenda e serem cada vez mais reconhecidos por sua excelência e qualidade.

Conheça os cursos que compõem esse treinamento:

1) Gestão do tempo eficiente
Instrutor: Daniel Scott

Aprenda como trabalhar de forma mais inteligente, aplicando técnicas práticas e efetivas. Neste curso, o especialista em produtividade pessoal, Daniel Scott, explica como criar um ambiente de trabalho produtivo, como priorizar atividades, entre outras estratégias para tornar suas ações mais eficientes.

2) Liderança e motivação
Instrutor: Rodolfo Araujo

Neste curso você aprenderá conceitos de liderança e gestão de pessoas, com um dos maiores especialistas no assunto. Terá acesso a dicas práticas para motivar sua equipe e conseguir melhores resultados em seus negócios. O curso aborda questões como autoridade, recompensas, punições, carisma, competência, motivação, excelência, propósito, dentre muitos outros.

3) Recrutamento e desenvolvimento de colaboradores em propriedades rurais
Instrutora: Maria Thereza Rezende

O curso aborda os principais aspectos para recrutamento e seleção de funcionários de uma propriedade rural, bem como as etapas pós-seleção, que garantirão o sucesso do desenvolvimento do colaborador no novo trabalho e a retenção de mão de obra na propriedade. Além disso, é tratada a fundo uma das etapas fundamentais para desenvolvimento das pessoas envolvidas na atividade, o feedback. Esta ferramenta é importante tanto para desenvolver os colaboradores, como para avaliar o seu próprio desenvolvimento como líder. 

4) Comunicação persuasiva
Instrutor: Rodolfo Araujo

Comunicar-se de forma eficiente é essencial para obter melhores resultados na vida pessoal e profissional. Neste curso você aprende a criar mensagens mais persuasivas, mensagens que tenham mais impacto, mais aceitação e muito mais resultados. Você verá como combinar melhor os dois principais elementos de uma mensagem - forma e conteúdo - para tornar sua comunicação muito mais efetiva.

5) Criação de valor em vendas no agronegócio
Instrutor: Marco Antonio Leite Lopes

Este curso tem por objetivo trabalhar a habilidade de entender qual a necessidade do cliente, o que ele busca ou precisa naquele momento, e ensinar ao aluno como aliar seu portfólio de produtos e serviços para a resolução dos problemas de seus clientes. Um vendedor que entrega soluções efetivas garante um cliente satisfeito e aumenta a chance de fidelização. Este curso traz os principais aspectos relacionados a vendas e criação de valor, com as especificidades que envolvem o agronegócio.

6) Técnicas de consultoria em propriedades rurais
Instrutor: José Geraldo de Andrade

A consultoria é uma das principais áreas de atuação de profissionais do agronegócio. Para obter sucesso na realização desta atividade, consultores precisam desenvolver técnicas para identificação de soluções e melhorias na propriedade assistida. O curso aborda os principais temas relacionados ao assunto, auxiliando os alunos a desenvolverem sua capacidade de análise da propriedade e na gestão de pessoas envolvidas nas atividades.

7) Vendas no agronegócio: a preparação
Instrutor: Marco Antonio Leite Lopes

O trabalho de vendas no agronegócio é uma atividade complexa, pois envolve planejamento do tempo e deslocamento em grandes distâncias para atendimento de clientes; estabelecimento de uma relação duradoura com os mesmos; fornecimento de informações técnicas que agreguem valor aos produtos; e, como toda atividade comercial, envolve habilidades de negociação. Para atingir metas, um vendedor precisa desenvolver habilidades, como: negociação, gerenciamento e administração do tempo. Esse curso ajuda estudantes e profissionais que atuam ou pretendem atuar na área, a aprimorarem suas habilidades e se prepararem para atender o mercado cada vez mais competitivo.

8) Habilidades essenciais para alcançar o sucesso
Instrutor: Paulo Machado
 
O sucesso é decorrente de muito esforço e mérito. Para alguns parece ser uma consequência natural, para outros um objetivo distante. Porém, existem maneiras inteligentes e estratégias eficazes para transformar rapidamente sua vida e seus hábitos e estar mais próximo do sucesso. Neste curso o especialista em desenvolvimento pessoal, Paulo Machado, discute sobre os fatores necessários para alcançar o crescimento pessoal e obter o sucesso. 

9) Produtividade pessoal - um guia rápido
Instrutor: Marcelo Pereira de Carvalho.
 
Neste curso, o CEO da AgriPoint Especialista em Mercado Lácteo, Marcelo Pereira de Carvalho, ensina como organizar seu tempo a aumentar a tão desejada produtividade pessoal. 

10) Abordagem técnico comercial: aprimorando as relações com superiores e clientes
Instrutor: Carlos Alberto Carvalho 
 
A função comercial requer habilidades de comunicação e empatia para identificar as necessidades do cliente e garantir o sucesso das relações. Conhecer o perfil do seu cliente, e as técnicas de abordagens adequadas podem aumentar as possibilidades de vendas, fidelização dos compradores e aumento de resultados. Neste curso, Beto Carvalho, apresenta os pontos importantes para o conhecimento do panorama atual do agronegócio, os papéis de cada componente da negociação e as possibilidades de abordagens para garantir o sucesso dos negócios. 

11) Pensamento criativo: gere mais e melhores ideias
Instrutor: Daniel Scott 

Neste curso, o especialista em produtividade pessoal, Daniel Scott, ensina como treinar seus pensamentos para aumentar a criatividade. Ele explica, também, como aplicar a técnica de Pensamento Inventivo Sistemático e adequar seu produto às exigências de mercado. 

12) Produtividade avançada e gestão de hábitos
Instrutor: Daniel Scott 
 
Seus hábitos atrapalham sua produtividade? Você tem dificuldade para organizar suas tarefas, se estressa por sempre esquecer de compromissos importantes e perde muito tempo com procrastinação? Neste curso, o especialista em produtividade pessoal, Daniel Scott, ensina como organizar seus hábitos e criar uma rotina para aumento da produtividade. Além disso, são apresentadas ferramentas digitais que auxiliam na organização e planejamento das atividades facilitando a rotina e o planejamento.

13) Como se tornar um gerente altamente eficaz
Instrutor: Carlos Alberto Carvalho 
 
Muitas são as ações esperadas por parte do gerente das empresas agropecuárias. Por isso, a escolha da pessoa que assumirá tal função deve seguir alguns critérios, que serão fundamentais para a condução de suas atividades. Mas será que qualquer funcionário da fazenda pode se tornar um gerente? Neste curso, Beto Carvalho apresenta as características necessárias de um bom gerente de fazendas, e como deve desenvolver essa função. 

Para participar desses treinamentos, basta assinar o EducaPoint e inserir os cursos da categoria Desenvolvimento Pessoal no plano de estudo. Além desse conteúdo, os assinantes têm acesso a todos os outros cursos online disponíveis (já são mais de 140 cursos).  Saiba como funciona!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o educapoint? envie uma mensagem para nós:

ASSINE TODOS OS CURSOS OU COMPRE UM CURSO DE SUA PREFERÊNCIA
Rede Agripoint

Copyright © 2019 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: