Crédito rural na prática: quais as possibilidades de uso?

Postado em: 01/06/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
O crédito rural é uma ferramenta que ajuda os produtores rurais através de financiamentos, visando subsidiar e impulsionar o agronegócio brasileiro. Na prática, quais são as possibilidades de uso do dinheiro obtido através desse recurso?
 
O crédito rural pode ser utilizado para quatro finalidades:
 
1) Custeio
 
Nesse caso, o dinheiro é utilizado para cobrir despesas normais dos ciclos produtivos, da compra de insumos à fase de colheita visando o bom funcionamento da propriedade, podendo ser destinado tanto para a agricultura como para a pecuária. Alguns exemplos de uso são compra de insumos, como sementes ou mudas, compra de animais, formação de forragens periódicas de ciclo não superior a dois anos, entre outros.
 
Um exemplo disso é o Pronaf Custeio, do Banco do Brasil, que se destina à aquisição de sementes, fertilizantes, defensivos, vacinas, ração e outros itens necessários para o dia a dia da produção, seja ela agrícola ou pecuária. Esta linha de crédito é direcionada para produtores de agricultura familiar.
 
Nesse caso, cada produtor pode financiar até R$ 250 mil por ano agrícola. A taxa de juros varia de 3% a 4,5%, dependendo da atividade financiada, bem como o prazo de pagamento.
 
2) Investimentos
 
Trata-se do financiamento destinado a aplicações em bens ou serviços cujo benefício se estenda por vários períodos de produção. Por exemplo, na aquisição de um trator. Esse tipo de crédito já se configura como de longo prazo de pagamento, podendo ser de 10 a 15 anos, dependendo da modalidade.
 
O investimento é muito importante para que o produtor instale novas tecnologias, aumente sua produtividade através da aquisição de novas máquinas e equipamentos. Esse crédito também pode ser utilizado para construção de barracões, armazéns e silos.
 
Esse tipo de crédito também pode ter um período de carência mais longo, podendo levar de 2 a 3 anos para que o produtor comece a pagar.
 
Um exemplo disso é o Pronamp Investimento, do Banco do Brasil. Com o Pronamp é possível financiar bens novos, como máquinas, equipamentos, caminhões e embarcações, estruturas de armazenagem e outros serviços necessários ao empreendimento. A linha está disponível para produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) que atendam cumulativamente aos seguintes requisitos: - Seja proprietário, posseiro, arrendatário, parceiro ou comodatário; - Possua renda bruta anual de até R$ 2,4 milhões, considerando a soma das rendas provenientes da atividade agropecuária e demais rendas não agropecuárias.
 
3) Comercialização
 
É o financiamento destinado a viabilizar ao produtor rural ou às cooperativas os recursos necessários à comercialização de seus produtos no mercado. São direcionados para apoiar os agricultores no processo de comercialização da sua produção, contribuindo para evitar que o produtor seja pressionado a vender por preços baixos para cumprir compromissos.
 
Um exemplo disso é o BB FEE - Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários, destinado a financiar o armazenamento e a conservação dos produtos agropecuários, visando a comercialização em melhores condições de mercado, através das linhas.
 
4) Industrialização
 
Financiamento destinado à industrialização de produtos agropecuários, quando efetuada por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural.

Confira as informações sobre esse tipo de crédito do Banco do Brasil.
 
E você, já fez algum financiamento agrícola para a sua propriedade? Já desistiu até de tentar só de pensar na burocracia? Tem muitas dúvidas sobre como funciona esse sistema?
 
Se este for o caso, conheça o conteúdo completo dos cursos Elaboração de projetos agropecuários para obtenção de crédito rural e Crédito rural: como desenvolver projetos segundo critérios do Banco do Brasil. Os cursos podem ser adquiridos individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. 
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP