O frio chegou! Quais os impactos da geada para o agro?

Postado em: 07/06/2022 | 4 min de leitura Escrito por:
Na agricultura, a geada pode ser definida como um fenômeno atmosférico que provoca a morte de plantas inteiras ou de suas partes (como folhas, caule, frutos, ramos) devido à baixa temperatura do ar, que leva ao congelamento dos tecidos vegetais, podendo haver ou não a formação de gelo sobre a planta. Assim, a geada se forma quando a temperatura do ar cai abaixo de zero graus Celsius, que é a temperatura de congelamento da água. A morte das plantas pode ser causada devido aos ventos muito frios ou pelo resfriamento radiativo causado pelo ar seco.
 
Como se forma a geada?
 
A geada pode se formar de 4 maneiras:
  • Geada de advecção ou de vento frio: esse fenômeno ocorre quando há ventos fortes e constantes e temperaturas muito baixas por várias horas seguidas. O ar frio pode ressecar a folhagem e causar sua morte. Isso ocorre pela entrada de massas de ar frio provenientes da região polar.
  • Geada de radiação: fenômeno que resulta do resfriamento intenso da superfície por perda de energia em noites de céu limpo, provocado por um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens no céu facilitando a perda de radiação da superfície para a atmosfera.
  • Geada mista: situação em que ocorre os dois processos anteriores sucessivamente.
  • Geada de canela: fenômeno provocado pelo vento que sopra morro abaixo em noites de intenso resfriamento da superfície. O vento congela a seiva que passa pelo caule das plantas próximo ao solo (“canela” da planta), assim os vasos condutores de seiva nessa região são necrosados, aparentando cor escura.
 
Geada branca x geada negra
 
Existem dois tipos de geadas que se formam de maneiras diferentes: a geada branca e a geada negra. A geada branca ocorre quando há a formação de uma camada de gelo na superfície das plantas devido à redução da temperatura e alta umidade do ar.
 
Já a geada negra ocorre quando há baixas temperaturas, muito vento, mas baixa umidade do ar. Com isso, além do orvalho congelar, há o congelamento da seiva que está dentro do caule, destruindo a vegetação. Como as plantas morrem e ficam escuras, a geada tem o nome de geada negra.
 
Principais impactos da geada
 
A geada pode causar alterações físicas na estrutura das células das plantas que, em muitos casos, congelam. O congelamento pode levar ao rompimento da parede celular até a morte parcial ou total da lavoura. Além disso, os cristais de gelo que se formam podem queimar os frutos e prejudicar o solo, podendo acarretar grandes perdas aos agricultores.
 
Como minimizar os efeitos da geada?
 
Existem algumas práticas que pode ajudar a reduzir os efeitos das geadas, que devem ser aplicadas especialmente nas regiões mais susceptíveis a este fenômeno:
  • Escolher bem o local do plantio:
Avalie os dados climáticos da região e a variedade a ser cultivadas, escolhendo locais e épocas de plantio visando evitar os períodos mais críticos para a ocorrência de geada.
  • Utilizar variedades resistentes:
Pode ocorrer que, em uma mesma cultura, as variedades apresentem diferentes tolerâncias ao frio. Busque conhecer as temperaturas letais para as diferentes variedades cultivadas, tanto anuais como perenes, para que possa escolher as mais adequadas para a região.
  • Nebulização artificial da atmosfera:
Pode-se aplicar neblina artificial sobre a cultura de modo a reduzir a perda de energia pela a superfície, evitando o resfriamento intenso.
  • Irrigação:
Aplique água por aspersão na cultura durante a noite da geada em uma taxa de 2 a 6 mm/h, pois, quando a água congela, libera calor latente, reduzindo o resfriamento e mantendo a temperatura por volta de 0°C.
  • Usar coberturas protetoras:
Você pode utilizar coberturas plásticas que proporcionam condições microclimáticas adequadas para os cultivos em épocas de ocorrência de geada.
  • Ventilação forçada:
Essa técnica consiste em misturar o ar da atmosfera mais quente (acima) com o ar mais frio (abaixo), pois nas noites de inverno ocorre a inversão térmica, com a superfície sendo mais fria que as camadas de ar mais altas. Para aplicar esse método é necessária a instalação de grandes ventiladores acima da cultura. Vale destacar que isso só é aplicável em pequenas áreas planas.
 
Conclusão
 
A geada é um fenômeno comum em algumas regiões do Brasil que pode causar muitos prejuízos às lavouras, gerando perdas econômicas significativas.
 
Foram registradas nas últimas semanas temperaturas muito baixas em algumas regiões do Brasil, com ocorrência de geadas afetando lavouras como milho e feijão. Ainda teremos alguns meses de baixas temperaturas e é muito importante que o produtor esteja atento à possibilidade de ocorrência de geadas para se prevenir da melhor forma possível.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP