Gestão de pessoas: a chave para o sucesso da equipe!

Postado em: 02/05/2022 | 6 min de leitura Escrito por:
Uma empresa é composta por pessoas de diferentes idades, com diversos perfis e costumes. Alguns trabalham bem em equipe, outros são motivados por metas desafiadoras, outros são mais analíticos.
 
Gerenciar essas diferenças e alinhar-se com toda a equipe, sem dúvida, torna-se um grande desafio – e é aí que entra a importância da gestão de pessoas na empresa.
 
A gestão de pessoas tem como objetivo gerenciar o comportamento dos profissionais e criar equipes mais satisfeitas, motivadas, qualificadas e engajadas com os objetivos organizacionais, gerando melhores resultados para o negócio. 
 
Lembre-se quefazendas também são empresas e que precisam de gestão de pessoas tanto quanto qualquer outra empresa. Afinal, pessoas são pessoas em qualquer lugar o desafio é grande em todos os ambientes.
 
Embora possa parecer uma situação difícil de alcançar, é possível melhorar a gestão de pessoas e chegar a esse patamar. A chave é prestar atenção aos cinco pilares: motivação, comunicação, trabalho em equipe, conhecimento, treinamento e desenvolvimento.
 
4 pilares da gestão de pessoas
 
A estratégia envolve diversos fatores e ferramentas que resultam em diversos benefícios. Porém, antes de entender as vantagens, é importante conhecer mais sobre cada pilar da gestão de pessoas na empresa. Confira abaixo!
 
1) Motivação
 
É a chave para o sucesso de qualquer organização, afinal, funcionários motivados trabalham melhor. Muitas pessoas acreditam que a motivação só se alcança com incentivos financeiros, mas os métodos para atingir esse objetivo são diversos e podem variar de acordo com o perfil do funcionário e o orçamento da empresa.
 
A liderança tem papel essencial nesse processo e deve apoiar e inspirar os profissionais. Além disso, é possível investir em melhorias no ambiente organizacional para torná-lo mais confortável e criativo, permitindo uma jornada flexível, entre outras ideias.
 
2) Comunicação
 
A comunicação é outro ponto significativo para a gestão de pessoas e o sucesso dos negócios. Tudo o que for comunicado dentro da empresa deve ser claro, objetivo e acessível. Dessa forma, o alinhamento das informações será mais rápido e preciso. Além disso, é necessário estabelecer canais de comunicação bilateral, abrindo espaço para a participação dos colaboradores, sugestões e críticas.
 
3) Trabalho em equipe
 
Dificilmente alguém alcança o sucesso sozinho. E à medida que uma empresa cresce, o trabalho em equipe se torna ainda mais essencial. Para que isso seja feito de forma eficaz, cada membro deve entender seu papel na equipe e estar alinhado com os objetivos organizacionais.
 
Esse processo pode ser feito com treinamentos, ações de comunicação, entre outras estratégias. Outra dica é fazer as contratações certas para construir uma equipe diversificada e com espírito colaborativo.
 
4) Conhecimento e desenvolvimento
 
A importância da gestão de pessoas na empresa passa também pela análise dos conhecimentos e habilidades dos colaboradores.
 
Ao avaliar esses aspectos, a organização pode identificar os pontos fortes e fracos de cada pessoa, investindo em estratégias para melhorar isso, o que repercute na produtividade dos profissionais.
 
Após investir na gestão do conhecimento e identificar as limitações do quadro de funcionários, o próximo passo é traçar estratégias para capacitar os colaboradores e buscar desenvolver habilidades significativas para o desempenho profissional, como liderança, confiança, comunicação e gestão do tempo.
 
Quais são os benefícios da gestão de pessoas na empresa?
 
A gestão de pessoas pode ser aplicada a organizações de diversos portes e agrega muitos benefícios ao dia a dia, seja no ambiente corporativo, seja na fazenda. Confira abaixo os principais.
 
1) Melhores contratações
 
Uma das vantagens da gestão de pessoas nas empresas é ter um processo seletivo mais eficiente.
 
Durante a seleção, um dos principais objetivos é encontrar o profissional mais qualificado. No entanto, alguns gestores não avaliam se o candidato está alinhado com as atividades que serão desempenhadas, com a missão e os valores da empresa. Isso pode resultar em funcionários desmotivados e acabar gerando custos com uma nova contratação.
 
Com uma gestão de pessoas eficaz, você pode traçar o perfil do cargo e selecionar os candidatos mais adequados, reduzindo custos de rotatividade de pessoal e perda de tempo.
 
2) Maior produtividade e motivação
 
A produtividade está totalmente relacionada à motivação. Segundo estudo da consultoria Right Management, o funcionário motivado tem uma renda 50% maior. O fator estímulo é uma indicação clara das atividades que serão realizadas. Nesse caso, os indivíduos sabem o que devem fazer e quais recursos são necessários para realizar suas tarefas. Isso evita perder tempo com obstáculos ou ocupações secundárias.
 
As habilidades são importantes porque melhoram o desempenho técnico dos profissionais e permitem que eles produzam mais em menos tempo e com menos desperdício de recursos.
 
A atuação do gestor também tem papel relevante na gestão de pessoas. Portanto, o profissional precisa desenvolver habilidades de liderança para motivar e inspirar a equipe, ter uma comunicação eficiente, fornecer feedback, estimular o colaborador a se desenvolver profissionalmente, entre outras atitudes.
 
3) Ambiente de trabalho melhorado
 
O clima organizacional tende a melhorar significativamente com a gestão de pessoas. A aplicação de boas práticas na área aumenta o sentimento de pertencimento, mostra a importância de todos para o negócio e o quanto seu trabalho auxilia no alcance dos objetivos do negócio.
 
O resultado é uma redução de conflitos entre colaboradores e gestores, bem como uma melhoria na gestão dessas situações, além de ser benéfico para a motivação e qualidade de vida da equipe.
 
4) Desenvolvimento de funcionário
 
As pessoas trabalham juntas para o desenvolvimento da empresa. Mas esta é uma via de mão dupla porque também é necessário habilitá-los. 
 
Diante disso, entender a importância da gestão de pessoas na empresa é ter em mente que investir em treinamento e melhoria de desempenho será positivo para a organização. No entanto, essa melhoria não deve ser feita de forma aleatória, inclui análise dos objetivos do negócio, perfil dos colaboradores, pontos fortes e fracos, entre outros.
 
Isso permitirá que você estabeleça um programa de treinamento eficaz – voltado para funcionários e líderes – e invista em ferramentas e cursos que forneçam os resultados desejados, como desenvolvimento de habilidades de negociação, habilidades de vendas e gerenciamento de tempo.
 
Além disso, o desempenho da equipe deve ser medido com frequência e é uma das responsabilidades da gestão de pessoas. Dessa forma, gestores e profissionais de RH poderão avaliar o que deve ser melhorado e quais as melhores ações para isso.
 
5) Atração e retenção de talentos
 
Outra vantagem dessa estratégia está na atração e retenção de talentos. Gerenciar pessoas na empresa geralmente resulta em um bom ambiente organizacional, benefícios e treinamento de pessoal. Todos esses fatores fortalecem a marca empregadora e se tornam um diferencial competitivo no mercado de trabalho, o que contribui para atrair e reter talentos.
 
Contar com profissionais qualificados é essencial para o desempenho dos negócios. Além disso, a retenção de talentos evita a alta rotatividade e garante a permanência de profissionais capacitados e motivados na equipe.
 
6) Alinhamento
 
As organizações sempre buscam alcançar bons resultados, mas muitas vezes não os obtêm. Isso pode acontecer por diversos motivos e um deles é que os colaboradores desconhecem quais objetivos devem ser alcançados.
 
A falta de engajamento e alinhamento da equipe é uma questão que precisa ser abordada pelos profissionais de RH, principalmente pela área de Gestão de Pessoas. Ao investir em ações de comunicação, eventos internos, reuniões, feedback, integração de novos contratados, entre outros métodos, a empresa pode melhorar o engajamento da equipe.
 
É crucial que os trabalhadores saibam o que se espera deles. A partir desse alinhamento, os objetivos organizacionais e individuais seguem o mesmo caminho, impulsionando as pessoas em direção a tais propósitos.
 
A integração de funcionários é um exemplo. Ao implementar um processo de integração para novos contratados, você pode alinhar mais facilmente a missão, os valores e os objetivos da empresa. Essa estratégia com certeza será positiva para o engajamento e produtividade de todos.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte: 
 
7 Benefits of Managing People in the Company (https://www.epicflow.com/blog/7-benefits-of-managing-people-in-the-company/).
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP