"Quem produz leite na fazenda são os funcionários": entenda a importância do recrutamento

Postado em: 19/12/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
A seleção de pessoas para trabalhar em uma fazenda é um investimento em tempo e dinheiro que, se for bem feita, proporciona excelentes resultados a curto e médio prazo. Nem todas as fazendas dão a devida importância ao processo de recrutamento e seleção, mas é justamente nesse momento que se traça o perfil, elenca as habilidades e competências requeridas para a função, além de se conhecer o candidato.

O processo de recrutamento de funcionários é um momento de conhecimento recíproco, ou seja, a fazenda conhece e avalia o candidato e este, por sua vez, conhece e avalia a fazenda. Ambas as coisas são importantes, pois tão ruim quanto um funcionário que não possui as habilidades e competências para realizar as atividades necessárias na fazenda é um funcionário descontente com a cultura e a forma de atuação da empresa.

É essencial termos em mente que o funcionário é uma peça chave em qualquer processo de produção. Como diz o professor Paulo Machado, “quem produz leite na fazenda não são as vacas, mas sim, os funcionários.” Por isso, é muito importante selecionar os melhores funcionários, da melhor forma.

O processo de recrutamento e seleção envolve muito mais do que anunciar as vagas e contratar pessoas, sendo necessário todo um planejamento e dedicação de tempo e atenção a isso. Esse planejamento deve se iniciar antes do anúncio da vaga.

Recrutamento

O recrutamento ocorre antes da seleção das pessoas e, nessa fase, é muito importante definir claramente quais serão as funções que terão que ser desempenhadas por aquele profissional e descrever as tarefas a serem realizadas. A partir disso, define-se o perfil adequado dos funcionários que estão sendo buscados.

Para definir o perfil do funcionário, é preciso levar em conta o tipo e o tamanho da equipe em que ele vai atuar, se seu trabalho será individual ou em equipe, pois, nesse caso, será necessário avaliar a facilidade da pessoa em trabalhar em equipe. Além disso, é importante pensar em quais desafios esse funcionário deverá enfrentar para avaliar se ele realmente tem perfil para isso. Afinal, cada vaga e cada função tem desafios próprios.

Ao definir esse perfil, você saberá exatamente o que procurar e poderá avaliar quais as técnicas que devem ser usadas e aplicadas para atrair as pessoas certas para aquela vaga, dentro do perfil traçado. Deve-se avaliar as formas mais eficazes de se comunicar com esses possíveis candidatos, tanto em termos de via de acesso a essas pessoas, como em termos de tipo de comunicação.

Lembre-se que o recrutamento pode ser interno ou externo, mas, em ambos os casos, é necessário fazer todo esse planejamento. É um erro achar que todo bom funcionário que atua em determinada função está automaticamente apto a assumir outros cargos caso não tenha treinamento, preparo e perfil para aquela vaga. O ideal é que a fazenda tenha clareza do que espera da pessoa que vai assumir a vaga e seja transparente com todos os funcionários, fazendo um preparo antecipado daqueles que buscam promoções para que possam estar aptos a assumirem novas vagas quando surgirem e se seu perfil for adequado.

Para saber mais sobre a seleção e a retenção de bons funcionários dentro da fazenda, acesse o conteúdo completo do curso Recrutamento e desenvolvimento de colaboradores em propriedades rurais.

Nesse curso, a produtora rural Maria Thereza Rezende que desenvolveu um modelo de gestão em sua propriedade, tido como referência no setor, aborda os principais aspectos para recrutamento e seleção de funcionários, bem como as etapas pós-seleção, que garantirão o sucesso do desenvolvimento do colaborador no novo trabalho e a retenção de mão de obra na propriedade.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma, que hoje são mais de 165 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP