9 itens essenciais para garantir a correta manutenção de máquinas agrícolas

Postado em: 21/03/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
A manutenção de equipamentos e máquinas agrícolas é um procedimento importante para aumentar a vida útil dos mesmos. Planejar o momento certo para a manutenção pode reduzir o custo e evitar que o equipamento fique parado gerando queda no fluxo produtivo ou até mesmo pare o sistema de produção.

Quais os tipos de manutenção de máquinas que você conhece e utiliza? No geral, podemos classificar os tipos de manutenção em:

- Corretiva;
- Preventiva;
- Preditiva;
- Detectiva;
- Engenharia de manutenção.

O que é necessário para fazer a manutenção de máquinas?

1) Equipe previamente treinada


Para qualquer tipo de manutenção que precisar ser feita é necessário que haja uma organização, ou seja, é necessário ter uma equipe previamente treinada, com formação em mecânica e treinamento específico para esse tipo de serviço. Isso é particularmente importante em casos de manutenção corretiva, devido à pressão da empresa para que a situação se resolva rapidamente.

2) Aparelhos de medição e testes

Além do pessoal previamente treinado, é necessário ter aparelhos de medição e de testes para aferir voltagem, capacidade.

3) Ferramentas

Também é necessário que se tenha as ferramentas certas, adequadas àquele equipamento específico que precisa de manutenção. Lembrando que, muitas vezes, faz-se necessário lidar com dois sistemas de medida, o métrico e o de polegadas.

4) Manuais do equipamento e do circuito

Outra coisa importante para a manutenção de máquinas são os manuais detalhados do equipamento e do circuito, pois nem sempre é o mesmo técnico que fará a manutenção.

5) Almoxarifado

É muito importante ter um almoxarifado racionalmente organizado. É bastante comum, infelizmente, propriedades terem almoxarifado bagunçados e, quando se faz necessário o uso de alguma ferramenta ou equipamento específico, não é possível de ser encontrado. Nesses casos, recorre-se, muitas vezes, à compra da ferramenta que já existe na propriedade, mas que ninguém sabe onde está.

6) Contratos bem estruturados

Quando a manutenção é terceirizada a preocupação é ainda maior, sendo de extrema importância avaliar se a empresa que está prestando o serviço é idônea e se tem todos os ferramentais e equipe necessárias.

7) Reciclagem

Os chefes e técnicos e manutenção precisam ser reciclados naquele trabalho, pois sempre estão surgindo novidades e mudanças.

8) Registro de defeitos e tempo de reparo

É necessário ter um registro dos tipos de paradas que a máquina apresentou e que tipo de peças estão sendo trocadas, bem como a frequência disso, para que se avalie as possíveis causas.

9) Registro das perdas

É necessário ter o registro das perdas nas manutenções, para que as questões operacionais também sejam revistas e reavaliadas.

Mas quando devemos realizar a manutenção? Quais as formas de manter o desempenho dos equipamentos e estender sua vida útil?

Para ajudar a responder a essas perguntas, o EducaPoint acaba de lançar o novo curso-online Manutenção de máquinas agrícolas, em que o consultor agropecuário, Roberto Vergueiro, discute a importância da manutenção adequada de todos os tipos de máquinas e equipamentos para evitar prejuízos na produção.

No curso, você irá aprender a classificar os custos com a manutenção de forma a reduzir os gastos e otimizar a produção, além das principais ferramentas de planejamento disponíveis para identificar e organizar os procedimentos adequados em cada situação, permitindo a tomada de decisão antes que os equipamentos parem de funcionar.

Confira abaixo o convite feito pelo instrutor:



Venha aprender a como organizar a rotina de manutenção de máquinas e equipamentos em sua propriedade, acessando o conteúdo completo do curso. Para isso, você precisa assinar a plataforma EducaPoint.

Aproveite que a assinatura garante acesso a TODOS OS CURSOS da plataforma (e já são mais de 140 temas!), além dos novos cursos que são lançados quase toda semana. Clique aqui e saiba como assinar.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP