Hora de organizar a fazenda para um novo ano que já vai começar!

Postado em: 30/12/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
O início de um novo ano é sempre um período de avaliação das conquistas e organização para que novas metas sejam alcançadas. Essa prática, tão comum na nossa vida pessoal, é especialmente válida para empresas. Assim, o ideal é começar o ano com metas bem definidas e com o negócio organizado. Isso é válido para qualquer empreendimento, incluindo estabelecimentos rurais.
 
Isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma delas é utilizar ferramentas já bem desenvolvidas e consagradas que visam organizar o ambiente de trabalho. O programa 5S de gestão, criado no Japão com o objetivo de promover a mudança de hábitos, melhorando o ambiente de trabalho, a qualidade de vida dos envolvidos e os resultados da organização, é uma dessas ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas.
 
O termo 5S vem da letra "S" inicial das palavras japonesas que orientam o programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Em português, introduziu-se a palavra 'senso', derivando:
 
• Senso de Utilização – SEIRI: Separar o necessário do desnecessário, deixando no local somente aquilo que for necessário.
• Senso de Ordenação – SEITON: Ter um lugar para cada coisa e manter cada coisa em seu devido lugar.
• Senso de Limpeza – SEISOU: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho, para evitar sujeira, acidentes e desperdício.
• Senso de Higiene/Saúde – SEIKETSU: Tornar saudável e seguro o ambiente de trabalho, zelando pela mente e pelo ambiente, garantindo qualidade de vida.
• Senso de Autodisciplina – SHITSUKE: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores. Ter perseverança para a manutenção da prática e das melhorias de cada etapa.
 
Será possível aplicar o programa 5S em propriedades leiteiras?
 
A utilização do programa 5S contribui para a melhoria da qualidade geral dos serviços, prepara a organização e os seus funcionários para implantação de programas de qualidade mais exigentes e pode ser aplicado em diversos tipos de empresas, inclusive nas empresas rurais, pois traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, diminui riscos e acidentes de trabalho, saúde, higiene trazendo eficiência e qualidade.
 
Os cinco sensos têm a grande vantagem de trazer melhorias visíveis em curto espaço de tempo (75 a 150 dias). Os bons resultados  motivam as pessoas envolvidas, aumentando dessa forma, o seu comprometimento e formando um círculo virtuoso que se realimenta constantemente.
 
Pois bem, já vimos que na teoria o programa 5S pode ser aplicado em qualquer empreendimento. Mas como executar tais atividades? Onde podemos melhorar? Como transformar o programa 5S em parte da rotina de uma propriedade leiteira?

As tabelas a seguir, ilustram algumas possíveis aplicações do programa 5s na pecuária leiteira.
 
Aplicabilidade do programa 5S











 A implantação do programa 5S em propriedades rurais tem como propósito ajudar as propriedades a se adequar a um mercado cada vez mais competitivo, usando como fator primordial a gestão da qualidade. Isso é especialmente valioso nesse momento de mudança na legislação referente à qualidade do leite e as práticas que devem ser realizadas dentro da fazenda.
 
O que vai determinar o resultado positivo do programa é a capacidade de adequação da filosofia dos sensos, de acordo com a atividade praticada, bem como o treinamento, monitoramento das tarefas e o compromisso com a melhoria contínua.
 
Se você está querendo implantar o sistema 5S em sua fazenda ou empresa ou se já tem o programa implantado, poderá se interessar pelo curso on-line 5S: Implementando o programa em propriedades rurais.
 
Neste curso, o especialista em gestão e administração rural, MSc. Ricardo Godinho, ensina com dicas práticas e exemplos reais, o passo a passo de como implementar o programa 5S em propriedades rurais. 
 
Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são cerca de 165 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
* Baseado no artigo O Programa 5S em Sistemas de Produção de Leite, de Rafaela Carareto Polycarpo, publicado no site MilkPoint.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Fonte consultada:
 
O Programa 5S em Sistemas de Produção de Leite (https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao/o-programa-5s-em-sistemas-de-producao-de-leite-72288n.aspx) 

 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP