Quais índices determinam a eficiência da mão de obra?

Postado em: 14/11/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
A pecuária leiteira, como qualquer outra atividade, pode ser um bom ou mau negócio, dependendo do gerenciamento executado. Essa analogia também pode ser utilizada para a mão de obra, sendo que há produtores que têm sucesso e outros não.

A mão de obra é o terceiro, ou até mesmo o segundo, item que mais interfere no custo de produção da atividade leiteira. Ela pode ser uma aliada ou vilã, dependendo da forma como é feita sua gestão.  

Existem produtores e empresários que têm sucesso na gestão da mão de obra, enquanto há outros que não. Nesses casos, é comum o produtor responsabilizar a mão de obra por seu mau resultado, mas o fato é que quem contrata, paga e gerencia a mão de obra é o próprio produtor, com o auxílio do técnico. Assim, a responsabilidade é toda dos gestores da fazenda, que precisam treinar, orientar, liderar e, se for o caso, substituir.

Custos com a mão de obra fixa devem comprometer, no máximo, 15% da receita total da atividade (impostos e taxas de custos trabalhistas devem ser contabilizados nessa porcentagem). As propriedades mais eficientes, que realizam uma gestão adequada, costumam comprometer até 10% da receita com a mão de obra contratada. Lembrando que a mão de obra familiar ou esporádica não entra nessa conta.

Um indicador que impacta fortemente é a produtividade da mão de obra em litros por dia/homem. O ideal é que este índice esteja entre 400 a 500 litros por dia/homem. Ou seja, em uma propriedade que produz 1.500 litros/dia, 3 funcionários contratados para as atividades rotineiras é suficiente. Dessa forma, é possível ajustar a receita e os custos, sem comprometer o faturamento além dos 10% a 12% ideais.

Para que haja alta performance da mão de obra é essencial:

*
Desenvolver a gestão de pessoas, sendo fundamental ter uma boa liderança, um bom relacionamento, respeito mútuo entre gestor e colaboradores.

* Investir em capacitação/treinamentos: ensinar é fundamental! Não se pode exigir ou cobrar algo que não foi ensinado.

Após a execução dessas premissas, é importante avaliar dois indicadores que interferem diretamente na produtividade da mão de obra em litros por dia/homem, que são:

1- Produtividade das vacas (litros por vacas em lactação/dia);

2- Número de vacas em lactação por funcionário fixo.

Esses dois indicadores são importantes para se alcançar uma alta produtividade da mão de obra.

Portanto, é preciso ficar de olho na produtividade dos animais, pois vacas com baixa produtividade comprometem a eficiência. Isso porque o tempo que um funcionário gasta fazendo o manejo de rotina dessa vaca é praticamente o mesmo que ele gasta com vacas de alta produção.

Estudos estatísticos comprovam que rebanhos com média de até 15 litros vaca/dia, o indicador que mais inferfere na produtividade da mão de obra é a produtividade das vacas. Já rebanhos com média de mais de 15 litros vaca/dia tem como indicador o número de vacas em lactação por dia/homem. 

As fazendas que trabalham com eficiência e focam em lucratividade, utilizam um colaborador para manejar 30 vacas em lactação por dia. Portanto, com 90 vacas em lactação, o ideal é que se trabalhe com 3 funcionários fixos.

Portanto, os dois indicadores, produtividade das vacas e número de vacas em lactação por dia/homem são os mais importantes para aumentar a produtividade da mão de obra medida em litros por dia/homem.

Atente-se a isso, pois a produtividade da mão de obra é fundamental para o sucesso de qualquer propriedade leiteira.

E na sua fazenda, como anda a produtividade da mão de obra? Você está conseguindo se adequar às metas de comprometimento da receita? Confira mais informações sobre gestão eficiente dos recursos da fazenda visando melhores resultados econômicos no curso on-line Pecuária leiteira de precisão: foco em resultados econômicos, do EducaPoint.

Os consultores Christiano Nascif e Marcelo Souza Carvalho ensinam como analisar a saúde financeira da propriedade, contabilizando os diversos itens que compõem o custo do leite e analisando os indicadores financeiros da atividade leiteira. Clique aqui e confira o programa do curso!

O melhor de tudo é que o acesso à plataforma EducaPoint garante a você a possibilidade de fazer mais de 150 cursos com a assinatura da plataforma!

Aproveite também que agora é possível assistir às aulas mesmo sem acesso à internet, através do aplicativo do EducaPoint. Basta ser assinante e fazer o download das aulas!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP