Thiago Roncon: regularização ambiental é tarefa obrigatória

Postado em: 28/06/2017 | 3 min de leitura Escrito por:
A regularização das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de Reserva Legal (RL) e de Uso Restrito (UR), faz parte do Programa de Regularização Ambiental (PRA), previsto no Código Florestal.

A inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) constitui-se no primeiro passo para a regularização ambiental, sendo obrigatória para todos os imóveis rurais. O PRA é a segunda etapa para quem já fez o CAR, e agora quer deixar a propriedade em dia com o Código Florestal, através da compensação, recomposição ou regeneração de áreas de reserva do imóvel.

Tanto o preenchimento do CAR quanto a regularização ambiental da propriedade geram inúmeras dúvidas entre os produtores rurais. Para tratar um tema tão importante e urgente, convidamos Thiago Roncon, Doutor em Ecologia Aplicada e consultor em projetos ambientais, para ministrar cursos sobre esses assuntos na plataforma EducaPoint.



Thiago Roncon é empresário, professor e produtor rural familiar. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Consultoria Raízes, da qual é fundador e proprietário. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Fundação Faculdades Luiz Meneghel - Universidade Estadual do Norte do Paraná (FFLM/UENP), Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (CCA/UFSCar) e Doutor em Ciências (Ecologia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (ESALQ/CENA/USP), em parceria com o Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada da Universidade de Campinas (LEIA/UNICAMP). Tem 15 anos de experiência profissional e trabalha com consultoria, pesquisa, produção agropecuária, educação, elaboração e desenvolvimento de projetos ambientais, educacionais e agroeco-produtivos.

Na entrevista abaixo, conheça um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas por este profissional:

Conte-nos um pouco sobre seu trabalho atual.

Thiago Roncon:
Nosso trabalho na Consultoria Raízes tem como principal foco a regularização ambiental de propriedades rurais; trabalho que envolve as seguintes análises da propriedade: documental, visita de campo, planejamento e elaboração do projeto e relatórios de acompanhamento, ambos elaborados em conjunto com o proprietário (visando o pleno atendimento das demandas ambientais), além da realização das empreitas como a construção de cercas, fornecimento de mudas nativas, preparo do terreno, conservação de solo, controle de formigas cortadeiras, plantas invasoras e exóticas, plantio e manutenção das mudas em APP (área de preservação permanente) e RL (reserva legal). Sempre que possível, diante da legislação e do interesse do proprietário, elaboramos projetos que visem a utilização econômica da RL e da APP. Paralelamente a esta principal atividade, implementamos trilhas educativas e elaboração de roteiros educacionais em áreas rurais, e projetos de saneamento básico para a área rural. Também realizamos, em nossa sede, visitas monitoradas de educação ambiental e rural em parcerias com Escolas, Universidades e o público particular.

Quais suas principais contribuições para o setor pecuário nos últimos anos?

Thiago Roncon
: As contribuições mais significativas são as atividades de conservação de solo e adequação ambiental da propriedade como um todo. O planejamento do cercamento de APP é muito importante, pois existe a possibilidade de manter canais de dessedentação para o gado, em caso de falta de água na propriedade.

Como o conteúdo dos cursos pode contribuir para o desenvolvimento da atividade?

Thiago Roncon: O conteúdo dos cursos vai de encontro com as principais contribuições de nossas atividades; mesmo que de forma introdutória, técnicos e estudantes já terão um norte para seguir em busca de mais informações sobre o tema. Além de possibilitar o contato direto com nossa equipe de consultores, que está sempre pronta para atender nossos parceiros.

Clique e conheça o conteúdo completo do curso ministrado por Thiago Roncon no EducaPoint: Cadastro Ambiental Rural (CAR): o passo a passo para inscrição.


Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, sendo que os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.


Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP