Você está investindo na próxima geração?

Postado em: 04/11/2021 | 4 min de leitura Escrito por:
Você investe no seu negócio; você investe em sua aposentadoria e em seus contatos com entes queridos. Você já pensou em investir na liderança futura de sua fazenda?
 
John achava que tinha tudo sob controle. Ele não questionou seu plano de sucessão; ele teve a sorte de ter dois filhos que voltaram para o setor leiteiro. Todos trabalharam bem juntos, e presumiu-se que o comando da fazenda seria facilmente repassado.
 
Infelizmente, John faleceu inesperadamente antes de sua data prevista de aposentadoria. Seus filhos não estavam preparados para “assumir” totalmente a operação, nem concordaram sobre quem seria o responsável por quê.
 
As discussões se seguiram, os funcionários pediram demissão e grandes decisões ficaram sem resposta. John não investiu na liderança futura de seu negócio e agora, apenas um ano depois, o negócio estava em perigo.
 
Existe uma maneira melhor que John poderia ter se preparado do que apenas supor que seus meninos assumiriam?
 
Como você pode evitar o fracasso de seu plano de sucessão?
 
A parte mais crítica é investir em seus futuros líderes desde o início. Os sucessores preparados têm maiores chances de dar continuidade aos negócios da família.
 
Além disso, também pode levar a:
 
- Maior retenção de profissionais de alto desempenho;
- Uma cultura mais forte;
- Uma equipe que está mais bem preparada para prosperar em condições incertas;
- Maior estabilidade e resiliência.

=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Sucessão familiar em empresas rurais - como vencer os desafios e garantir o futuro na atividade? O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
A seguir estão algumas etapas para ajudá-lo a investir nos próximos grandes líderes de sua fazenda:
 
Se você é o dono, seja realista. Pergunte a si mesmo, por quanto tempo eu quero continuar administrando nosso negócio? E se acontecer algo comigo que me tire do negócio antes de estar pronto? Eu tenho um sucessor em potencial? E, em caso afirmativo, preparei esse sucessor?
 
Descubra quem está interessado. Alguém da geração mais jovem - filho, filha, sobrinha, sobrinho, neto, etc. - pode ter expressado interesse em substituí-lo, mas você precisa de um compromisso. Se você tem mais de um filho, especialmente mais de um que já trabalhou na empresa, converse francamente com todos os presentes sobre o seu desejo de sair facilmente do negócio.
 
Use seu julgamento. Ninguém conhece seus filhos como um pai. Pergunte a si mesmo se algum membro da família que expressou interesse em ter sucesso realmente tem o que é preciso para ser proprietário de uma empresa. Tire suas vendas e realmente considere o seguinte:
 
- Eles amam o negócio?
- Eles aproveitaram a oportunidade de trabalhar fora da fazenda para obter uma experiência esclarecedora? Eles são capazes e estão dispostos a trabalhar longas horas, se necessário?
- Eles podem gerenciar esses relacionamentos críticos - clientes, fornecedores, funcionários-chave - que fazem o negócio andar?
- Você conhece seus pontos fortes e fracos?
- Eles conhecem seus próprios pontos fortes e fracos?
- Eles têm as habilidades básicas certas?
  • Experiência na criação de orçamentos, planos financeiros e balanços;
  • Capacidade de criar e seguir protocolos;
  • Desejo e capacidade de gerenciar pessoas o Capacidade de treinar outros;
  • Habilidades comunicativas efetivas;
  • Potencial para gerenciar o lado da vaca e da colheita do negócio.
 
- A família imediata de seu sucessor apóia a transição, que exigirá mais tempo longe de casa e talvez a transferência de responsabilidades dentro da família?
 
Mais importante ainda, escolha a melhor pessoa ou pessoas adequadas para o trabalho. Não se trata de fazer todos felizes ou de cada pessoa um líder, mas de planejar o sucesso do negócio e seu papel nele.
 
Depois de selecionar um sucessor ou equipe de sucessores em potencial, passe algum tempo com eles explicando a história, a cultura e os valores. Trabalhe em conjunto para garantir que seus valores e visão estejam alinhados.
 
- Prepare-os inscrevendo-os em seminários educacionais, programas e grupos de pares.
- Defina suas funções e responsabilidades.
- Defina como eles serão responsabilizados.
- Utilize a rotação de trabalho para fornecer experiência em todas as áreas da fazenda.
- Forneça a eles algumas funções de liderança agora para ver como eles progridem.
- Dar uma resposta.
- Seja um mentor.
- Esteja aberto e disponível para perguntas.
- Trabalhe com eles nas habilidades de comunicação. O como, quando e o que comunicar. (Esta é a chave para uma função de liderança)
 
A família de John conseguiu reavaliar a situação e obter ajuda enquanto fazia a transição e preparava os novos líderes. Houve muitos obstáculos no caminho, mas o compromisso estava lá. Os filhos concordaram que teria sido uma transição mais tranquila se eles entendessem seus papéis e expectativas no futuro.
 
“Investir na liderança futura de sua fazenda exige tempo, reflexão e treinamento. Assim como qualquer investimento, quanto mais cedo você começar, mais tempo terá para crescer e se desenvolver. Você não constrói um negócio, você constrói pessoas, e então as pessoas constroem o negócio.” - Zig Ziglar
 
* Baseado no artigo Investing in the Next Generation, de Elizabeth Griffith.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP