APPCC: Análise de perigos é o ponto mais importante!

Postado em: 14/01/2021 - 2 min de leitura APPCC: Análise de perigos é o ponto mais importante!
A ferramenta APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), cujo entendimento e correta aplicação é fundamental - uma vez que é uma exigência em laticínios sob SIF (Serviço de Inspeção Federal) -, possui 7 princípios. O princípio número 1 é justamente a primeira parte da sigla APPCC: análise de perigos.

Você sabe como o leite é formado na glândula mamária?

Postado em: 07/01/2021 - 5 min de leitura Você sabe como o leite é formado na glândula mamária?
Conhecer como o leite é formado dentro da glândula mamária é importante, porque ajuda no diagnóstico preciso da qualidade físico-química e microbiológica do leite. Assim, é possível fazer uma interpretação correta das análises de qualidade do leite, bem como avaliar se as metodologias utilizadas são as mais indicadas. Isso permite que seja proposto...

Por que o produtor ainda não melhorou a qualidade do leite?

Postado em: 22/09/2020 - 2 min de leitura Por que o produtor ainda não melhorou a qualidade do leite?
Estamos há quase 20 anos batalhando pela melhoria da qualidade do leite. Muita evolução foi feita durante esse período, mas atingiu-se um platô que se manteve. Dessa forma, ainda existe um grande número de produtores com resultados de contagem padrão em placas (CPP) e contagem de células somáticas (CCS) fora do padrão.

Por dentro do leite longa vida

Postado em: 16/09/2020 - 9 min de leitura Por dentro do leite longa vida
Você já imaginou as tecnologias envolvidas na industrialização do leite longa vida? Como é possível ele durar tanto tempo sem a adição de conservantes? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a esterilidade comercial e como é possível alcançá-la usando tecnologias que tiveram início antes mesmo de Luis Pasteur associar os micro-organismos à fermentação...

Silagem de milho: Qual é o tamanho ideal da partícula?

Postado em: 29/05/2020 - 2 min de leitura Silagem de milho: Qual é o tamanho ideal da partícula?
Neste momento, muitos produtores estão colhendo o milho para silagem ou irão colher a partir do próximo mês. Quando a colhedora vai para o campo, a equipe necessita decidir como a máquina irá processar a planta de milho, gerando o que chamamos de tamanho de partículas.

Você sabe como são fabricados os leites fermentados?

Postado em: 22/04/2020 - 3 min de leitura Você sabe como são fabricados os leites fermentados?
A fermentação de alimentos está "retornando" aos mercados ocidentais com uma demanda crescente apoiada pela percepção do consumidor por um método de preservação de alimentos considerado "natural" e "saudável". Mas afinal, o que são os leites fermentados?

Qual a diferença entre o leite pasteurizado e o leite UHT?

Postado em: 13/12/2019 - 3 min de leitura Qual a diferença entre o leite pasteurizado e o leite UHT?
Dentro do processamento que o leite sofre na indústria antes de chegar ao consumidor estão os tratamentos térmicos, que servem para garantir a oferta de um produto seguro, livre de microrganismos e que não causem doença a quem consome. O leite pode ser pasteurizado ou esterilizado. Você sabe a diferença entre esses tipos de tratamento?

Leite e derivados informais: quem é consciente dos riscos tem menos dor de barriga!

Postado em: 03/09/2019 - 3 min de leitura Leite e derivados informais: quem é consciente dos riscos tem menos dor de barriga!
Os produtos lácteos informais são aqueles comercializados sem nenhum tipo de inspeção. A população os enxerga com naturalidade e na maioria das vezes não sabe que esse comércio é proibido por lei por representar riscos à saúde pública.

Como o leite é formado na glândula mamária?

Postado em: 11/06/2019 - 5 min de leitura Como o leite é formado na glândula mamária?
Conhecer como o leite é formado dentro da glândula mamária é importante, porque ajuda no diagnóstico preciso da qualidade físico-química e microbiológica do leite.

Leite e derivados informais representam riscos à saúde

Postado em: 04/06/2019 - 3 min de leitura Leite e derivados informais representam riscos à saúde
Os produtos lácteos informais são aqueles comercializados sem nenhum tipo de inspeção. A população os enxerga com naturalidade e na maioria das vezes não sabe que esse comércio é proibido por lei por representar riscos à saúde pública.