Blog EducaPoint

Quais as diferenças entre leite integral, semidesnatado e desnatado?

Postado em 14/03/2022 - 3 min de leitura Quais as diferenças entre leite integral, semidesnatado e desnatado?
O leite consiste de uma mistura homogênea de grande número de substâncias, das quais algumas estão em emulsão, algumas em suspensão e outras em dissolução verdadeira.

Como acontece a sintese do leite na glandula mamária?

Postado em 04/03/2022 - 5 min de leitura Como acontece a sintese do leite na glandula mamária?
Conhecer como o leite é formado dentro da glândula mamária é importante, pois ajuda no diagnóstico preciso da qualidade físico-química e microbiológica do leite.

6 passos para um programa reprodutivo de novilhas eficiente

Postado em 24/01/2022 - 2 min de leitura 6 passos para um programa reprodutivo de novilhas eficiente
Os programas reprodutivos para novilhas têm como objetivo obter um animal gestante de maneira eficiente, simples e econômica. Para que isso aconteça, é importante seguir alguns passos:

Água de boa qualidade: um nutriente essencial para vacas leiteiras

Postado em 17/01/2022 - 3 min de leitura Água de boa qualidade: um nutriente essencial para vacas leiteiras
Uma melhor qualidade da água leva a um aumento da produção de leite e melhor saúde animal no gado leiteiro. No entanto, a água é muitas vezes um nutriente esquecido. Para cumprir suas muitas funções, é importante que o abastecimento de água seja suficiente e de alta qualidade.

Contagem padrão em placas: um bom indicador da qualidade do manejo de ordenha

Postado em 21/10/2021 - 2 min de leitura Contagem padrão em placas: um bom indicador da qualidade do manejo de ordenha
A produção de quantidades máximas de leite de alta qualidade é uma meta importante de todas as fazendas leiteiras. Por outro lado, a má qualidade do leite afeta todos os segmentos da indústria de laticínios, resultando em leite com propriedades de fabricação diminuídas e produtos lácteos com vida útil reduzida.

APPCC: Análise de perigos é o ponto mais importante!

Postado em 14/01/2021 - 2 min de leitura APPCC: Análise de perigos é o ponto mais importante!
A ferramenta APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), cujo entendimento e correta aplicação é fundamental - uma vez que é uma exigência em laticínios sob SIF (Serviço de Inspeção Federal) -, possui 7 princípios. O princípio número 1 é justamente a primeira parte da sigla APPCC: análise de perigos.

Você sabe como o leite é formado na glândula mamária?

Postado em 07/01/2021 - 5 min de leitura Você sabe como o leite é formado na glândula mamária?
Conhecer como o leite é formado dentro da glândula mamária é importante, porque ajuda no diagnóstico preciso da qualidade físico-química e microbiológica do leite. Assim, é possível fazer uma interpretação correta das análises de qualidade do leite, bem como avaliar se as metodologias utilizadas são as mais indicadas. Isso permite que seja proposto...

Por que o produtor ainda não melhorou a qualidade do leite?

Postado em 22/09/2020 - 2 min de leitura Por que o produtor ainda não melhorou a qualidade do leite?
Estamos há quase 20 anos batalhando pela melhoria da qualidade do leite. Muita evolução foi feita durante esse período, mas atingiu-se um platô que se manteve. Dessa forma, ainda existe um grande número de produtores com resultados de contagem padrão em placas (CPP) e contagem de células somáticas (CCS) fora do padrão.

Por dentro do leite longa vida

Postado em 16/09/2020 - 9 min de leitura Por dentro do leite longa vida
Você já imaginou as tecnologias envolvidas na industrialização do leite longa vida? Como é possível ele durar tanto tempo sem a adição de conservantes? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a esterilidade comercial e como é possível alcançá-la usando tecnologias que tiveram início antes mesmo de Luis Pasteur associar os micro-organismos à fermentação...

Você sabe como são fabricados os leites fermentados?

Postado em 22/04/2020 - 3 min de leitura Você sabe como são fabricados os leites fermentados?
Leites fermentados consistem em leites adicionados de inóculos e que sofrem uma fermentação ácido lática. Quer aprender sobre a fabricação desse produto? Acesse!