6 passos para um programa reprodutivo de novilhas eficiente

Postado em: 24/01/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
Os programas reprodutivos para novilhas têm como objetivo obter um animal gestante de maneira eficiente, simples e econômica. Para que isso aconteça, é importante seguir alguns passos:
 
1) Programa de cria e recria
 
É necessário ter um programa de cria e recria para novilhas. É importante avaliar esse programa para ver se está de acordo – não basta apenas implementar programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), por exemplo, na reprodução. A boa reprodução em novilha requer um animal que esteja preparado para entrar em atividade produtiva. Para isso, é necessário avaliar a cria e a recria.
 
2) Controle de doenças
 
É importante ter controle de doenças, porque isso atrasa o crescimento dos animais.
 
3) Programa de saúde nutricional
 
É necessário implementar um programa de saúde nutricional para garantir que o animal ganhe peso adequadamente, atingindo os índices de tamanho, desenvolvimento, peso, altura na idade adequada para a primeira inseminação.
 
4) Instalações e ambiente adequados
 
É preciso ter instalações e ambiente adequados para que isso seja avaliado. Além disso, o ambiente adequado permite que a novilha expresse cio, já que a detecção de cio é o principal método para determinar se o animal será inseminado ou não.
 
5) Avaliação de dados
 
É necessário usar os dados do próprio rebanho para avaliar se o programa está funcionando ou não.
 
6) Estratégia reprodutiva
 
É necessário avaliar dentro do contexto de cada rebanho se há a necessidade de mudança. Muitas vezes, os resultados são bons, de forma que a mudança não é imperativa, mas pode haver uma oportunidade escondida, como por exemplo, reduzir custo por prenhez através da manipulação do programa reprodutivo.
 
Estudos mostram que em programas de cria e recria de novilhas, de cada 100 animais prenhes, apenas 75 contribuem com o rebanho em lactação. Isso ocorre por problemas de saúde, nutrição, reprodução inadequada e cuidados ao parto. A reprodução é um dos pontos mais importantes e, por isso, o EducaPoint lançou o curso Manejo reprodutivo de novilhas leiteiras.
 
Neste curso direto ao ponto, o professor José Eduardo Portela explica sobre como deve ser feito o manejo adequado e apresenta trabalhos realizados de como pode ser feito o programa reprodutivo.
 
Confira abaixo um trecho do curso:


 
O curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui para assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP