Blog EducaPoint

Você sabe como são fabricados os leites fermentados?

Postado em 22/04/2020 - 3 min de leitura Você sabe como são fabricados os leites fermentados?
Leites fermentados consistem em leites adicionados de inóculos e que sofrem uma fermentação ácido lática. Quer aprender sobre a fabricação desse produto? Acesse!

Você sabe como o leite é formado na glândula mamária?

Postado em 07/01/2021 - 5 min de leitura Você sabe como o leite é formado na glândula mamária?
Conhecer como o leite é formado dentro da glândula mamária é importante, porque ajuda no diagnóstico preciso da qualidade físico-química e microbiológica do leite. Assim, é possível fazer uma interpretação correta das análises de qualidade do leite, bem como avaliar se as metodologias utilizadas são as mais indicadas. Isso permite que seja proposto...

Você conhece as tecnologias de leite e derivados lácteos?

Postado em 25/07/2018 - 1 min de leitura Você conhece as tecnologias de leite e derivados lácteos?
Você conhece as tecnologias de leite e derivados lácteos? Sabe como o leite UHT, o leite em pó, a manteiga, e até mesmo o sorvete, são produzidos? Neste curso, o Prof. Dr. Rafael Fagnani, da UNOPAR, explica em detalhes todas as etapas produtivas. Confira!

Será que o plano APPCC que você aplica na sua empresa está correto?

Postado em 11/09/2017 - 1 min de leitura Será que o plano APPCC que você aplica na sua empresa está correto?
Para quem deseja atuar na cadeia produtiva do leite, é fundamental conhecer esta ferramenta, uma vez que é uma exigência em laticínios sob SIF.

Qual a diferença entre o leite pasteurizado e o leite UHT?

Postado em 13/12/2019 - 3 min de leitura Qual a diferença entre o leite pasteurizado e o leite UHT?
Dentro do processamento que o leite sofre na indústria antes de chegar ao consumidor estão os tratamentos térmicos, que servem para garantir a oferta de um produto seguro, livre de microrganismos e que não causem doença a quem consome. O leite pode ser pasteurizado ou esterilizado. Você sabe a diferença entre esses tipos de tratamento?

Quais as diferenças entre leite integral, semidesnatado e desnatado?

Postado em 14/03/2022 - 3 min de leitura Quais as diferenças entre leite integral, semidesnatado e desnatado?
O leite consiste de uma mistura homogênea de grande número de substâncias, das quais algumas estão em emulsão, algumas em suspensão e outras em dissolução verdadeira.

Por que o produtor ainda não melhorou a qualidade do leite?

Postado em 22/09/2020 - 2 min de leitura Por que o produtor ainda não melhorou a qualidade do leite?
Estamos há quase 20 anos batalhando pela melhoria da qualidade do leite. Muita evolução foi feita durante esse período, mas atingiu-se um platô que se manteve. Dessa forma, ainda existe um grande número de produtores com resultados de contagem padrão em placas (CPP) e contagem de células somáticas (CCS) fora do padrão.

Por dentro do leite longa vida

Postado em 16/09/2020 - 9 min de leitura Por dentro do leite longa vida
Você já imaginou as tecnologias envolvidas na industrialização do leite longa vida? Como é possível ele durar tanto tempo sem a adição de conservantes? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a esterilidade comercial e como é possível alcançá-la usando tecnologias que tiveram início antes mesmo de Luis Pasteur associar os micro-organismos à fermentação...

Leite e derivados informais: quem é consciente dos riscos tem menos dor de barriga!

Postado em 03/09/2019 - 3 min de leitura Leite e derivados informais: quem é consciente dos riscos tem menos dor de barriga!
Os produtos lácteos informais são aqueles comercializados sem nenhum tipo de inspeção. A população os enxerga com naturalidade e na maioria das vezes não sabe que esse comércio é proibido por lei por representar riscos à saúde pública.

Contagem padrão em placas: um bom indicador da qualidade do manejo de ordenha

Postado em 21/10/2021 - 2 min de leitura Contagem padrão em placas: um bom indicador da qualidade do manejo de ordenha
A produção de quantidades máximas de leite de alta qualidade é uma meta importante de todas as fazendas leiteiras. Por outro lado, a má qualidade do leite afeta todos os segmentos da indústria de laticínios, resultando em leite com propriedades de fabricação diminuídas e produtos lácteos com vida útil reduzida.