Sabemos que há muitas dúvidas sobre o leite de caixinha (UHT) e em um cenário onde essa produção só aumenta, inclusive com a implementação de novas fábricas, não é má ideia compreender como é feito, qual a diferença para o leite pasteurizado e se há ou não conservantes. Já adianto para vocês, não tem mistério, é tecnologia e processos bem definidos e encaixados! Confira!
Produtores e indústrias têm um objetivo comum: gerar um produto que esteja de acordo com as necessidades e desejos do consumidor final. Saiba mais!
Após alguns anos de grandes turbulências no mercado lácteo mundial, chegou o momento de pararmos para analisar quais foram os acontecimentos mais marcantes e os efeitos causados nas perspectivas do mercado do leite no Brasil. Saiba mais!
O mercado lácteo foi alvo de diversas mudanças, e ficou mais sensível a elas, ao longo dos últimos anos. Muitas foram as variações sofridas, desde o preço dos ingredientes usados na alimentação dos animais, até o valor pago pela energia e combustível utilizados na propriedade. Saiba mais!
O leite consiste de uma mistura homogênea de grande número de substâncias, das quais algumas estão em emulsão, algumas em suspensão e outras em dissolução verdadeira.
Conhecer como o leite é formado dentro da glândula mamária é importante, pois ajuda no diagnóstico preciso da qualidade físico-química e microbiológica do leite.
Os programas reprodutivos para novilhas têm como objetivo obter um animal gestante de maneira eficiente, simples e econômica. Para que isso aconteça, é importante seguir alguns passos:
A produção de quantidades máximas de leite de alta qualidade é uma meta importante de todas as fazendas leiteiras. Por outro lado, a má qualidade do leite afeta todos os segmentos da indústria de laticínios, resultando em leite com propriedades de fabricação diminuídas e produtos lácteos com vida útil reduzida.
A ferramenta APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), cujo entendimento e correta aplicação é fundamental - uma vez que é uma exigência em laticínios sob SIF (Serviço de Inspeção Federal) -, possui 7 princípios. O princípio número 1 é justamente a primeira parte da sigla APPCC: análise de perigos.
Conhecer como o leite é formado dentro da glândula mamária é importante, porque ajuda no diagnóstico preciso da qualidade físico-química e microbiológica do leite. Assim, é possível fazer uma interpretação correta das análises de qualidade do leite, bem como avaliar se as metodologias utilizadas são as mais indicadas. Isso permite que seja proposto soluções rápidas e precisas para problemas que venham a surgir na industrialização do leite.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP