11 dicas para economizar tempo para criadores de ovinos

Postado em: 08/02/2022 - 7 min de leitura

11 dicas para economizar tempo para criadores de ovinos
O tempo é o seu bem mais precioso. Usá-lo com sabedoria trará mais foco e rentabilidade para sua fazenda, ao mesmo tempo que ajudará você a reduzir o estresse e desfrutar de uma melhor qualidade de vida. 
 
Você se atreve a desafiar sua rotina?
 
Dia a dia, semana a semana e de uma temporada a outra. Com tantas tarefas repetidas na agricultura, não é surpresa que muitos profissionais caiam na rotina. Está tudo muito bem. Mas quando sua rotina se torna muito habitual, é difícil pensar analiticamente sobre como você gasta seu tempo - e se esse tempo poderia ser usado de forma mais eficiente para beneficiar seu negócio e seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
 
Seus pais, avós e bisavós podem ter trabalhado de uma certa maneira. Mas a maneira definida de fazer as coisas não é a única maneira de fazer as coisas. Nem é necessariamente a mais produtiva. Encontrar maneiras de usar o seu tempo de maneira mais eficaz terá um impacto direto no sucesso do seu negócio. Afinal, tempo é dinheiro. Mas os benefícios de trabalhar com mais eficiência vão além das questões comerciais. Uma melhor gestão do tempo também pode melhorar a sua qualidade de vida.
 
Aqui estão onze dicas de gestão do tempo que todo criador de ovinos deve considerar.
 
1. Implemente software de agendamento online
 
Os deveres de um criador de ovinos são altamente sazonais e altamente cíclicos. Certos trabalhos devem ser realizados em certas épocas do ano para obter o melhor do seu sistema ovino. Usar software de agendamento gratuito permite que você se torne o mestre do seu próprio destino. Você pode agendar as tarefas de alta prioridade que estão vinculadas a certas datas do calendário e fixar suas tarefas de menor prioridade ao redor delas. O sistema simples de arrastar e soltar facilita a alocação de tarefas em determinados dias da semana para dar a você uma visualização clara do seu mundo de trabalho - liberando sua mente para se concentrar no trabalho em vez de se preocupar em encontrar tempo para fazer o trabalho.
 
Quanto aos trabalhos pontuais de baixa prioridade, uma lista de tarefas é adequada. Mas quando você realmente aloca uma tarefa para um determinado dia, é muito mais provável que seja realizada. Lembre-se de incluir flexibilidade em sua programação. Com a agricultura, trabalhos não programados e inesperados surgem o tempo todo. Deixar cerca de 30-40% de cada dia de trabalho sem alocação permitirá que você seja reativo a trabalhos não planejados conforme necessário, sem ficar para trás em suas tarefas planejadas.
 
2. Use a equipe com sabedoria
 
A cultura de trabalho da agricultura está lentamente passando por uma mudança de paradigma. O estereótipo de longas horas está sendo substituído por um novo modelo de eficiência. Isso pode significar considerar trazer mais automação para tarefas que tradicionalmente eram feitas à mão. Por exemplo, o uso de máquinas para alimentar os cordeiros pode economizar horas de trabalho. 
 
Lembre-se também de que ser o tomador de decisões no negócio não significa fazer tudo sozinho. Delegue tarefas de menor prioridade ou menos exigentes para liberá-lo para tarefas mais importantes ou para dar-lhe tempo no escritório para pensar estrategicamente sobre a saúde e a direção de seus negócios. Tarefas simples podem ser delegadas se você se esforça para completar sua lista de afazeres de semana a semana em horários razoáveis. Priorize as tarefas que terão o maior impacto em seu sucesso como negócio e considere capacitar sua equipe para tomar decisões nas áreas da empresa que eles conhecem melhor. Isso também é ótimo para o moral da equipe.
 
3. Examine o layout de sua fazenda
 
Pense em como seu rebanho se move de uma área de sua fazenda para outra. Se você tem um sistema de parto ao ar livre, por exemplo, você vai querer ter certeza de que, quando chegar a hora do parto, suas ovelhas estejam em um campo o mais próximo possível da sua porta da frente. Da mesma forma, se você tiver um sistema de pastejo rotacionado, deve planejar o crescimento de sua pastagem para que seu rebanho possa se mover de forma lógica e eficiente de um local para o outro.
 
Pense também na localização dos principais equipamentos em sua fazenda. Deve ser distribuído perto dos locais onde é mais necessário para reduzir a quantidade de caminhada necessária para recuperá-lo. Etapas extras desnecessárias podem parecer irrelevantes no dia a dia. Mas eles somam muito tempo e energia perdidos ao longo de um ano.
 
4. Concentre-se em uma coisa de cada vez
 
Mais do que a maioria das indústrias, a agricultura pode muitas vezes significar pular de uma tarefa para outra. Mas, sempre que possível, busque se concentrar em uma coisa de cada vez, em vez de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e dividir sua atenção. É melhor fazer um trabalho bem do que vários trabalhos mal. Há também o fato de que na agricultura, deixar de prestar atenção total a certas tarefas pode apresentar riscos de segurança significativos.
 
5. Pare de olhar para o seu telefone
 
Embora estejamos falando sobre foco, existem poucos dispositivos mais eficazes em drená-lo do que um smartphone. Sim, você precisa de um para receber chamadas e ser encontrado. E é uma tábua de salvação se algo inesperado acontecer. Mas desligue essas notificações push e pare de olhar para as redes sociais. Não é apenas o tempo gasto fazendo isso que é o problema, mas o tempo que leva para trazer seu foco de volta para a tarefa em questão. Um telefone celular pode facilmente prejudicar sua motivação e produtividade. E se você deixar, isso vai acontecer.

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Produção intensiva de ovinos: cria eficiente. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
6. Estabeleça objetivos claros
 
Não há nada melhor do que aquele sentimento de realização quando você se acomoda no final de um dia de trabalho, sabendo que você marcou todas as tarefas necessárias. Mas tão importante quanto ter metas diárias é ter algo claro que você está construindo para o longo prazo. Você merece coisa melhor do que trabalhar até os ossos simplesmente para sobreviver. Ter um objetivo claro de longo prazo e lembrar a si mesmo por que você faz o que faz irá reacender sua motivação e ajudá-lo a evitar a procrastinação.
 
7. Pense estrategicamente sobre parto
 
A parição é a época mais importante do ano para qualquer criador de ovelhas. Qualquer coisa que você puder fazer para trazer mais eficiência ao seu sistema terá um benefício significativo no sucesso do seu negócio. Há muitas áreas a serem consideradas: nutrição, manejo de cordeiros, substituto do leite de qualidade, ingestão de colostro e muito mais. 
 
8. Mantenha registros sobre parto e desempenho financeiro
 
Manter registros detalhados de cada estação de parto pode ajudá-lo a obter informações cruciais. À medida que as estações passam, você será capaz de detectar tendências nos dados que podem ajudá-lo a identificar maneiras de trazer mais produtividade ou eficiência para a estação de parição e para seus negócios em geral. Por exemplo, os dados corretos facilitarão a redução das ineficiências de tempo associadas a ovelhas improdutivas ou que suportam trabalhos difíceis de maneira consistente. 
 
Também vale a pena manter registros de lucratividade. Dessa forma, você pode avaliar o desempenho, não apenas em relação a você mesmo de uma estação para a outra, mas também em relação a outras empresas de criação de ovelhas. 
 
9. Pense de forma inteligente sobre o pasto
 
O manejo do pasto está no cerne da criação eficiente de ovelhas. Falando economicamente, o pasto é o combustível mais econômico para o seu negócio. Afinal, até 90% da energia necessária para sistemas ovinos normalmente vem de pasto, feno ou silagem. 
 
Pastagens adequadamente fertilizadas podem produzir até 10-11 toneladas de matéria seca por hectare para pastagem. Mas, para colher os benefícios do pasto, é essencial fazer o trabalho de base, conduzindo testes de solo e pH para garantir que seu pasto seja manejado corretamente.
 
10. Certifique-se de que você tem um plano de saúde
 
A prevenção é sempre melhor do que a cura no que diz respeito à saúde do seu rebanho. Não apenas em termos de custo, mas também de eficiência de tempo. Administrar tratamentos e cuidar de animais em condições precárias é uma carga de tempo significativa. Trabalhe com seu consultor veterinário para desenvolver um plano de manejo de saúde para seu rebanho e revise-o anualmente.
 
11. Fatore o tempo de inatividade
 
Burnout é um fenômeno real. Você não pode trabalhar duro sem desfrutar de algum "tempo com você mesmo". Ficar um pouco distante de sua empresa ajudará a prevenir o estresse e a reenergizá-lo tanto física quanto mentalmente. A energia é um recurso crucial quando se trata dos rigores diários da agricultura. O tempo de inatividade não é negociável. Aproveite.
 
* Baseado no artigo Time Saving Tips for Sheep Farmers, do Lamlac.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Nesse curso, o zootecnista Evandro Maia Ferreira, explica tudo o que você precisa saber sobre a cria em sistemas de produção intensiva de ovinos.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?