Escore de condição corporal: como isso afeta a taxa de prenhez de ovelhas?

Postado em: 02/07/2021 | 1 min de leitura Escrito por:
Um dos fatores que mais afetam a taxa de prenhez de ovelhas é a nutrição e o escore de condição corporal (ECC) é a ferramenta mais adequada para avaliar a nutrição. Existem faixas ideais de escore de condição corporal para que a taxa de prenhez seja adequada. Ovelhas muito magras na estação de monta apresentarão taxa de prenhez baixa, bem como ovelhas muito gordas.
 
A avaliação do ECC nas ovelhas é feita em uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 uma ovelha extremamente magra e 5, uma ovelha obesa. 

 
Qual o ECC ideal para ovelhas na estação de monta? A resposta a essa pergunta é um ECC entre 2 e 3,5. O ideal seria um ECC 2,5, mas ovelhas com ECC 2 podem entrar na estação de monta e se tiverem um bom plano de alimentação, podem ter uma boa taxa de prenhez. 
 
Existem dois pontos que definem o sucesso da prenhez na estação de monta: o ECC no início da estação de monta e o balanço energético positivo da ovelha durante a estação de monta, ou seja, ela precisa estar ganhando peso (e não perdendo). Não adianta começar a estação de monta com ECC 3 se durante esse período a ovelha estiver perdendo ECC, o que mostra que sua ingestão de nutrientes não é capaz nem mesmo de manter sua condição corporal. O organismo entende isso como algo negativo, reduzindo, dessa forma, a taxa de fertilidade da ovelha.


 
A ovinocultura é um sistema que tem um enorme potencial no Brasil e está em crescimento. Sendo assim, torna-se cada vez mais importante termos sistemas intensivos de produção cada vez mais eficientes.  A cria é parte essencial para qualquer sistema de produção intensiva de ovinos.
 
Pensando nisso, o EducaPoint acaba de lançar o curso Produção intensiva de ovinos: cria eficiente. Nesse curso, o zootecnista Evandro Maia Ferreira, explica tudo o que você precisa saber sobre a cria em sistemas de produção intensiva de ovinos. 
 
Confira abaixo um aperitivo do curso:



O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, obtendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único! Clique aqui e saiba como assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP