Como medir o escore de condição corporal das ovelhas?

Postado em: 27/01/2022 | 5 min de leitura Escrito por:
Como criador de ovinos, você deseja dar ao seu negócio a melhor chance de garantir os maiores lucros possíveis. O primeiro passo é muito simples: medir o escore de condição corporal de suas ovelhas.
 
Rebanho saudável, lucros saudáveis
 
A ligação entre a saúde do seu rebanho e a saúde do seu negócio é inegável. Na verdade, alguns especialistas argumentam que o maior fator que afeta a produtividade de um lote é a baixa condição corporal. É por isso que é tão importante medir a pontuação da condição corporal de suas ovelhas regularmente. Isso funciona como um sistema de alerta precoce contra doenças metabólicas. Ao estar ciente do escore de condição corporal (ECC), tomar ações corretivas, se necessário, leva a uma melhor fertilidade e torna os cordeiros mais saudáveis.
 
O importante é certificar-se de que você está medindo a pontuação da condição corporal da maneira certa e na hora certa - seja chegando à época de acasalamento ou prestes a começar a ninhada, ou se estiver criando ovelhas especializadas, você precisa estar familiarizado com sua condição corporal e como ela varia ao longo do ano.
 
Como medir o escore de condição corporal de ovelhas
 
A boa notícia é que medir o ECC de suas ovelhas é surpreendentemente rápido e fácil. Depois de entrar no ritmo das coisas - e você vai - leva apenas alguns segundos por ovelha.
 
Então, como é feito?
 
Passe a mão sobre a região da coluna e do lombo, entre a última costela e os ossos do quadril de cada ovelha. Você está sentindo a gordura cobrindo os “processos espinhosos” (a parte da coluna que aponta para cima) e os “processos transversos” (as saliências ósseas de cada lado de cada vértebra). Quanto mais proeminente o osso é sentido, menor a condição corporal. Lembre-se de levar em conta as variações na lanosidade de cada ovelha; você está sentindo a gordura/músculo cobrindo o osso, não a densidade da lã.
 
Para manter tudo consistente, a mesma pessoa deve medir todas as ovelhas do seu rebanho. Outra dica importante é medir cada ovelha com a mesma mão. Quando a mesma pessoa mede cada ovelha da mesma maneira, é muito mais fácil detectar a variação de uma ovelha para outra.
 
A condição corporal é pontuada em uma escala de 1,0 a 5,0 e aumenta em incrementos de 0,5. Uma pontuação de 1,0 é muito magra e 5,0 é muito gorda.
 
Guia para pontuações de condição corporal de ovelhas
1.0 - A coluna e a vértebra parecerão proeminentes e afiadas. Você poderá facilmente sentir e empurrar os dedos abaixo de cada um. O lombo será afundado e raso, com muito pouca cobertura de gordura.
 
2.0 - A coluna ainda será proeminente, mas parecerá mais suave, com a vértebra individual sentida como dobras abaixo da gordura e do músculo. Você ainda poderá pressionar os dedos abaixo dos processos transversos com pressão mínima. O lombo é de profundidade moderada, mas com pouca cobertura de gordura.
 
3.0 - O osso posterior de cada vértebra ficará liso e arredondado. Você só será capaz de sentir o osso aplicando pressão. Será necessária uma forte pressão para sentir o final da vértebra. O lombo é cheio e tem quantidades moderadas de cobertura de gordura.
 
4.0 - O osso posterior da coluna só é detectável como uma linha, e você não consegue sentir as extremidades de cada vértebra. O lombo é cheio e arredondado, com uma espessa camada de gordura.
 
5.0 – Mesmo com pressão você não conseguirá sentir nenhuma parte da coluna. Pode haver uma covinha nas camadas de gordura onde a vértebra deveria estar. O lombo é muito cheio e coberto de gordura grossa.



=> Se você trabalha com ovinocultura, não pode perder o conteúdo completo do curso Nutrição de matrizes ovinas. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.

Qual o ECC ideal para ovelhas?
 
Essencialmente, ovelhas com pontuação de condição corporal de 1,0 são subnutridas e magras, enquanto aquelas com pontuação de 5,0 são superalimentadas e gordas. A faixa ideal para resultados positivos de fertilidade e saúde é entre 3,0 e 3,5 – não importa a época do ano.
 
Para manter a saúde do seu lote, meça a pontuação da condição corporal a cada três a seis meses e registre os números. Isso permitirá que você avalie a condição média de seu lote e monitore quaisquer alterações em ovelhas individuais ao longo do tempo. Intervir quando você notar mudanças na condição corporal permitirá que você faça as mudanças necessárias para garantir que seu lote esteja saudável e pronto para os principais estágios de seus ciclos de produção.
 
Se você medir apenas duas vezes, meça aqui…
 
Existem dois estágios principais no calendário das ovelhas em que é particularmente importante medir a condição corporal do seu rebanho: oito semanas antes da cobertura e oito semanas antes do parto.
 
Uma pontuação de condição corporal saudável gera resultados positivos durante esses processos-chave. Se algo não estiver onde deveria estar quando você medir seu rebanho, oito semanas lhe dão tempo suficiente para fazer as correções nutricionais para deixar as ovelhas individuais aptas para a produção.
 
É mais provável que a fertilidade esteja no seu melhor com ovelhas que tenham uma pontuação de condição corporal saudável, tornando a ninhada mais eficiente. Enquanto isso, uma pontuação saudável na preparação para o parto ajudará a garantir que os cordeiros cresçam de forma saudável e pode reduzir o risco de complicações no nascimento, como cordeiros abaixo do peso ou prolapso uterino. Ter uma ovelha saudável também garantirá que ela possa produzir suprimentos adequados de colostro e leite ricos em nutrientes para seus cordeiros.
 
* Baseado no artigo Sheep farmers: how do you measure ewe body condition score?, do Lamlac.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP