Quando você deve desmamar os cordeiros?

Postado em: 02/12/2021 - 3 min de leitura

Quando você deve desmamar os cordeiros?
Os criadores de ovinos devem tomar a decisão de desmamar os cordeiros com base na condição corporal da ovelha, na disponibilidade de ração e nas taxas de crescimento dos cordeiros.
 
Isso está de acordo com a AHDB Beef and Lamb que diz que a partir do período de oito semanas, a ingestão de energia de um cordeiro é maior com a pastagem do que com o leite.
 
Nesse ponto, a competição entre ovelhas e cordeiros por pastagem de alta qualidade chega a um ponto crítico.
 
O manejo do pasto e o crescimento da gramínea variam ano após ano, portanto a data ideal de desmame não pode ser definida; pesquisas sugerem que os cordeiros geralmente são desmamados entre 12 e 14 semanas de idade.
 
Se o pasto está crescendo bem e as ovelhas estão em boas condições, o desmame pode ser adiado sem reduzir o ganho de peso vivo dos cordeiros. No entanto, se a disponibilidade de forragem for baixa, as taxas de crescimento dos cordeiros serão prejudicadas, pois as ovelhas e os cordeiros competem pelo mesmo pasto.
 
Se as taxas de crescimento dos cordeiros forem inferiores a 200g por dia, isso deve desencadear o desmame e os cordeiros devem ser transferidos para forragem de melhor qualidade.
 
Se o creep feed estiver sendo fornecido, o ganho de peso vivo pode não diminuir após oito semanas, então as decisões de desmame devem ser baseadas em quanto tempo os cordeiros têm até terminarem, bem como na condição da ovelha.
 
A energia metabolizável de pastagem de alta qualidade com muitas folhas verdes e caule e matéria morta limitados será maior que 11,5 MJ em comparação com menos de 8 MJ para pastagem com alto grau de matéria morta e caule.
 
A ingestão de matéria seca é calculada em quatro por cento do peso corporal. Por exemplo, um cordeiro de 30 kg consumindo 1,2 kg de MS por dia com acesso a 11,5 MJ de forragem consumirá 13,8 MJ por dia e deve ganhar mais de 250g por dia.

=> Se você gosta desse conteúdo, vai gostar do curso completo Produção intensiva de ovinos: cria eficiente. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Antes do desmame
 
A pesquisa mostrou que os animais que experimentam novos alimentos, como chicória ou cereais, quando com suas mães, têm melhor desempenho quando são expostos à ração ao desmamar.
 
Pode levar até três semanas para o rúmen se adaptar a uma nova ração. Portanto, é muito importante pensar em um período de transição se os cordeiros forem desmamados com rações diferentes.
 
Quaisquer tratamentos, como vacinas ou vermífugos, devem ser administrados antes do desmame, porque o estresse pode afetar a resposta imunológica, especialmente às vacinas, tornando os cordeiros mais suscetíveis à doença.
 
O ideal é que os cordeiros sejam desmamados em um pasto que eles conheçam, mas longe da vista e do som das ovelhas. Depois de assentados, eles podem ser movidos para uma pastagem ou para uma cultura de forragem. O desafio do parasita em cordeiros recém-desmamados deve ser verificado com a contagem de ovos fecais.
 
Depois do desmame
 
As ovelhas devem ser secas após o desmame, proporcionando acesso a pasto ou ração de baixa qualidade por cerca de duas semanas.
 
Elas devem então ser alocadas em grupos com base no escore de condição corporal (ECC). Ovelhas que estão acima da meta devem ser alocadas nas pastagens mais pobres e usadas para limpar o pasto.
 
As ovelhas que estão abaixo da meta devem receber boa pastagem, pois leva de seis a oito semanas para uma ovelha ganhar um ECC em pastagem irrestrita.
 
* Baseado no artigo When Should You Wean Lambs? Advice Before and After, do The Sheep Site.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Nesse curso, o zootecnista Evandro Maia Ferreira, explica tudo o que você precisa saber sobre a cria em sistemas de produção intensiva de ovinos.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?