Blog EducaPoint

2 pontos chave na colheita de milho para produção de silagem

Postado em: 20/12/2021 - 2 min de leitura 2 pontos chave na colheita de milho para produção de silagem
A produção de silagem é um processo que envolve perdas, desde o momento da colheita, fermentação, retirada do silo, até o fornecimento aos animais. E isso exige alguns cuidados para que o processo seja feito para obter resultados positivos.

Quando é viável incluir forragem pré-secada no planejamento forrageiro?

Postado em: 14/12/2021 - 3 min de leitura Quando é viável incluir forragem pré-secada no planejamento forrageiro?
É comum, em propriedades leiteiras, que os produtores comprem a forragem pré-secada ao invés de produzi-la internamente na fazenda. Mas sempre surge a dúvida: quando é viável produzir a silagem pré-secada?

Diferimento de pastagem: 5 perguntas importantes respondidas!

Postado em: 30/11/2021 - 6 min de leitura Diferimento de pastagem: 5 perguntas importantes respondidas!
A estacionalidade de produção das plantas forrageiras já é conhecida por profissionais e produtores. Isso pode representar um entrave ao aumento da taxa de lotação animal em pastagens ao longo do ano. O diferimento do uso de pastagem é uma das técnicas disponíveis para aumentar as taxas de lotação na época seca, garantindo, pelo menos, a manutenção do...

Pragas e plantas invasoras nas pastagens? Aprenda como controlar!

Postado em: 17/11/2021 - 3 min de leitura Pragas e plantas invasoras nas pastagens? Aprenda como controlar!
Um dos fatores que podem ser responsáveis pela sazonalidade da produção pecuária é a disponibilidade de pastagens. Para se obter pastagens de qualidade é preciso fazer o manejo de controle adequado em relação as pragas e plantas invasoras.

4 mitos e verdades sobre fenação que você precisa conhecer!

Postado em: 10/11/2021 - 6 min de leitura 4 mitos e verdades sobre fenação que você precisa conhecer!
O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação e possui 3 etapas importantes em sua produção.

4 dicas para utilizar milho com alta umidade

Postado em: 05/11/2021 - 3 min de leitura 4 dicas para utilizar milho com alta umidade
O milho com alto teor de umidade auxilia os produtores a acelerar o momento da colheita, ajuda a não ter custos de secagem e oferece um alimento que é nutritivo, digestível e de alto sabor para os animais. Mas para isso é preciso tomar decisões cuidados no momento do processamento.

Análise de silagem: qual a importância da amostragem correta?

Postado em: 28/10/2021 - 2 min de leitura Análise de silagem: qual a importância da amostragem correta?
Para formular uma dieta de precisão é necessário conhecer a composição dos ingredientes que serão utilizados. Para isso, deve-se fazer uma análise dos alimentos disponíveis na fazenda.

Como deve ser a área para a implantação de capineiras?

Postado em: 15/10/2021 - 2 min de leitura Como deve ser a área para a implantação de capineiras?
Quase 100% da criação de bovinos do Brasil é baseada a pasto. Mesmo aqueles sistemas de produção que terminam o gado em confinamento, vieram de cria ou recria em sistema a pasto. A produção anual de forrageiras, por sua vez, é estacional. Por isso mesmo, é essencial trabalhar com estratégias de suplementação de forragem para a seca. Uma das melhores...

Maximize os benefícios da silagem evitando perdas

Postado em: 29/09/2021 - 2 min de leitura Maximize os benefícios da silagem evitando perdas
Maximizar os benefícios da alimentação com silagem só pode ser alcançado se os produtores estiverem minimizando suas perdas. Os produtores devem estar atentos às perdas desde o momento da ensilagem até o fornecimento aos animais.

Qual a melhor opção: irrigação diurna ou noturna?

Postado em: 24/09/2021 - 2 min de leitura Qual a melhor opção: irrigação diurna ou noturna?
O consumo de energia é muito importante e é um fator de decisão para escolha dos sistemas de irrigação. Temos também os custos de aquisição e implantação, que representam cerca de 30% do custo total ou, às vezes, até menos.