Blog EducaPoint

Irrigação de pastagem: quanto custa e qual o retorno econômico?

Postado em 18/06/2020 - 4 min de leitura Irrigação de pastagem: quanto custa e qual o retorno econômico?
Conheça os custos de um sistema de irrigação em pastagens e aprenda a avaliar o retorno econômico. Acesse o Blog!

Diferimento de pastagens: quanto tempo o pasto deve ficar diferido?

Postado em 03/06/2020 - 1 min de leitura Diferimento de pastagens: quanto tempo o pasto deve ficar diferido?
O diferimento de pastagem consiste em vedar uma determinada área de pastagem no final da estação de crescimento, possibilitando, dessa maneira, que a forragem acumulada seja utilizada durante a entressafra. É uma técnica que pode ser utilizada como uma alternativa para contornar a questão da estacionalidade de produção das plantas forrageiras, um dos...

Silagem de milho: Qual é o tamanho ideal da partícula?

Postado em 29/05/2020 - 2 min de leitura
Neste momento, muitos produtores estão colhendo o milho para silagem ou irão colher a partir do próximo mês. Quando a colhedora vai para o campo, a equipe necessita decidir como a máquina irá processar a planta de milho, gerando o que chamamos de tamanho de partículas.

O frio chegou! Aposte nas forrageiras de inverno para melhorar a dieta das vacas

Postado em 26/05/2020 - 7 min de leitura O frio chegou! Aposte nas forrageiras de inverno para melhorar a dieta das vacas
Para enfrentar o período frio e seco do ano, os pecuaristas têm algumas alternativas para minimizar as consequências da escassez de pastagem, comum nesta época em algumas regiões do país. Uma das possibilidades é o cultivo de espécies forrageiras de clima temperado por sobressemeadura em áreas de pastagens tropicais.

Por que fazer silagem de milho?

Postado em 16/04/2020 - 3 min de leitura Por que fazer silagem de milho?
No mundo todo, mais ou menos metade do custo da produção de leite é oriundo da alimentação dos animais. Desse custo de alimentação, dois terços equivale ao concentrado e um terço ao volumoso. No entanto, muitos produtores acabam querendo economizar no volumoso (na semente, na adubação, no cuidado com a lavoura), mas não economizam na hora de comprar...

Planejamento forrageiro: aposte no nitrogênio para aumentar a produtividade das forrageiras

Postado em 15/04/2020 - 2 min de leitura Planejamento forrageiro: aposte no nitrogênio para aumentar a produtividade das forrageiras
Existem algumas estratégias que podem auxiliar a regular o suprimento de forragem em uma propriedade. A principal delas é a utilização de adubação. O nutriente que mais dá resultados na adubação é o nitrogênio.

Forrageiras temperadas podem melhorar dieta dos animais no inverno

Postado em 07/04/2020 - 2 min de leitura Forrageiras temperadas podem melhorar dieta dos animais no inverno
As forrageiras de inverno são alternativas adequadas para a implantação durante o outono, com vistas à utilização no inverno e início da primavera em áreas com quantidade apropriada de chuvas ou, quando é possível, com o uso de irrigação. Saiba mais!

Se são todas forrageiras tropicais, o manejo não é igual para todas?

Postado em 01/04/2020 - 5 min de leitura Se são todas forrageiras tropicais, o manejo não é igual para todas?
Se são todas forrageiras tropicais, o manejo não é igual para todas?

Tá sobrando capim no pasto? Que tal fenar?

Postado em 14/02/2020 - 3 min de leitura Tá sobrando capim no pasto? Que tal fenar?
O processo de fenação consiste na desidratação da planta forrageira para obter um produto de bom valor nutritivo e baixo nível de perdas, com possibilidade de armazenamento por longo período. O objetivo é preservar as características nutricionais da forrageira. Quais são as melhores forrageiras para utilizar na fenação?

ILPF: como os sistemas integrados beneficiam a qualidade do solo?

Postado em 29/01/2020 - 4 min de leitura ILPF: como os sistemas integrados beneficiam a qualidade do solo?
Um dos muitos aspectos positivos oriundos da implementação do sistema de integração lavoura-pecuária floresta são as melhorias que ocorrem no solo. Essa melhoria envolve aspectos químicos, físicos e biológicos.