Blog EducaPoint

Silagem de milho: compensa usar snaplage?

Postado em 02/10/2018 - 2 min de leitura Silagem de milho: compensa usar snaplage?
A capacidade de colher a planta de milho de forma fracionada, permite a produção de outros produtos como: earlage, snaplage, toplage e stalklage. No entanto, há diferenças importantes no valor nutricional de cada uma dessas frações.

Manejo do pasto: qual o melhor tipo de pastejo para cada espécie forrageira?

Postado em 28/09/2018 - 4 min de leitura Manejo do pasto: qual o melhor tipo de pastejo para cada espécie forrageira?
O manejo do pastejo é uma das etapas em um programa de manejo da pastagem e consiste em um conjunto de procedimentos adotados pelo manejador da pastagem para conduzir os animais para colher a forragem que foi produzida e que está disponível.

Frações da planta de milho: quais as possibilidades de uso na silagem?

Postado em 13/09/2018 - 4 min de leitura Frações da planta de milho: quais as possibilidades de uso na silagem?
Produzir silagem de milho de qualidade, é um desafio para muitos produtores. Com as inovações que vem surgindo no mercado, fica cada vez mais difícil selecionar qual tipo de silagem utilizar e como produzir. A capacidade de colher a planta de forma fracionada, permite a produção de outros produtos a partir da planta de milho como: earlage, snaplage,...

Quais são os principais elementos de infraestrutura para trabalhar com pastagem?

Postado em 04/09/2018 - 3 min de leitura Quais são os principais elementos de infraestrutura para trabalhar com pastagem?
A Agropecuária Sete Copas é um projeto neozelandês de produção de leite, instalado desde 2012 no oeste da Bahia. Com duas unidades produtivas, para 700 e 900 vacas, o sistema é baseado em pastagens irrigadas por pivô, suprindo 60-70% das necessidades nutricionais do rebanho, além de uma suplementação alimentar para aumentar a produtividade dos animais....

Manejo de pastagem: como controlar as principais pragas e plantas invasoras?

Postado em 19/06/2018 - 3 min de leitura Manejo de pastagem: como controlar as principais pragas e plantas invasoras?
Dentro do manejo de pastagens, há um item fundamental: o controle de pragas e plantas invasoras.Confira quais são e como controlar.

Fenação: conheça as três etapas desse processo

Postado em 14/06/2018 - 3 min de leitura Fenação: conheça as três etapas desse processo
Existem, basicamente, três etapas do processo de fenação: corte, espalhamento/revolvimento para secagem e enfardamento. Confira!

Resíduo da colheita: o que determina a altura do corte?

Postado em 30/05/2018 - 2 min de leitura Resíduo da colheita: o que determina a altura do corte?
Um aspecto muito importante da colheita da planta de milho em um processo de ensilagem é definir qual será a altura do resíduo. Esse é um aspecto bastante discutido, mas é basicamente uma decisão local da fazenda.

Quais as etapas de plantio de uma pastagem?

Postado em 29/05/2018 - 4 min de leitura Quais as etapas de plantio de uma pastagem?
Em sistemas pecuários baseados em pastagens, seja de produção de leite ou de carne, um dos grandes objetivos é obter forragens de alto valor nutricional, de forma a garantir alimento volumoso em quantidade e qualidade ótimas para o rebanho. Para isso, é fundamental não só escolher a espécie forrageira mais adaptada às condições ambientais da sua...

Irrigação de pastagem dá retorno econômico?

Postado em 11/05/2018 - 4 min de leitura Irrigação de pastagem dá retorno econômico?
Para avaliar se um sistema de irrigação de pastagem dá retorno econômico é necessário, antes de tudo, conhecer seus custos. O melhor sistema de irrigação é aquele que também tem o menor custo possível. Mas, afinal, quanto vai me custar um sistema de irrigação?

Forragem pré-secada: é viável incluí-la no planejamento forrageiro?

Postado em 19/04/2018 - 2 min de leitura Forragem pré-secada: é viável incluí-la no planejamento forrageiro?
É comum, em propriedades leiteiras, que os produtores comprem a forragem pré-secada ao invés de produzí-la internamente na fazenda. Mas sempre surge a dúvida: quando é viável produzir a silagem pré-secada?