Blog EducaPoint

Como deve ser a área para a implantação de capineiras?

Postado em 15/10/2021 - 2 min de leitura Como deve ser a área para a implantação de capineiras?
Saiba quais as características ideais de uma área para alta produção de biomassa e quais são os principais passos que devem ser seguidos para a implementação de uma capineira.

Combo: nova geração de inoculantes para silagens

Postado em 29/11/2017 - 1 min de leitura Combo: nova geração de inoculantes para silagens
Inoculantes bacterianos são aditivos utilizados na confecção de silagens com o objetivo de reduzir perdas, corrigindo alguma 'falha' que o alimento tenha, tais como fermentação imprópria e susceptibilidade à deterioração. Atualmente, há 3 classes de inoculantes: i) os homofermentativos, ii) os heterofermentativos e iii) o combo.

Bom manejo de pastagem está relacionado à saúde do solo

Postado em 27/07/2021 - 4 min de leitura Bom manejo de pastagem está relacionado à saúde do solo
Os agricultores estão começando a se concentrar mais em melhorar a saúde do solo em suas terras para sustentabilidade de longo prazo. Mas de acordo com especialistas em saúde do solo e pastagens do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), os pecuaristas também podem implementar práticas de saúde do solo para melhorar suas pastagens.

Boas práticas de manejo na utilização de corretivos e fertilizantes - os 4Cs

Postado em 07/07/2017 - 2 min de leitura Boas práticas de manejo na utilização de corretivos e fertilizantes - os 4Cs
Para obter sucesso em sistemas de produção de pastagens é fundamental que práticas de correção e adubação do solo sejam aplicadas de maneira eficiente. O correto manejo de solo, além de garantir maior produtividade do pasto, é uma das práticas que garante sua perenização, evitando a degradação, situação muito comum em pastagens mal manejadas por...

Análise de silagem: qual a importância da amostragem correta?

Postado em 28/10/2021 - 2 min de leitura Análise de silagem: qual a importância da amostragem correta?
Para formular uma dieta de precisão é necessário conhecer a composição dos ingredientes que serão utilizados. Para isso, deve-se fazer uma análise dos alimentos disponíveis na fazenda.

Altura de entrada e saída de pastejo no desempenho animal

Postado em 07/01/2020 - 5 min de leitura Altura de entrada e saída de pastejo no desempenho animal
O manejo ideal do pasto é particular de cada fazenda e depende de diversos fatores, de forma que é necessário utilizar informações técnicas e bom senso na tomada de decisões. Aprenda a utilizar a altura de entrada e saída de pastejo a seu favor!

Adubação da pastagem: você sabe por onde começar?

Postado em 17/02/2022 - 4 min de leitura Adubação da pastagem: você sabe por onde começar?
A garantia de uma boa produção das pastagens está diretamente ligada à manutenção do equilíbrio no sistema solo planta-animal. Isso significa que todos os nutrientes extraídos pelos animais devem ser repostos através da adubação! Saiba mais!

Adubação da pastagem: por onde começar?

Postado em 14/01/2020 - 5 min de leitura Adubação da pastagem: por onde começar?
Estima-se que entre 35% a 85% dos nutrientes que retornam ao solo via fezes, urina ou decomposição de partes da planta, incluindo as raízes, sejam perdidos. Apenas 10 a 20% dos nutrientes é efetivamente reciclado e fica disponível, novamente, para a planta.Assim, para mantermos as pastagens produtivas, é necessário repor os nutrientes, através da...

Aditivos na silagem de cana-de-açúcar: por que utilizar?

Postado em 03/09/2020 - 1 min de leitura Aditivos na silagem de cana-de-açúcar: por que utilizar?
A cana-de-açúcar é uma gramínea tropical com alto potencial de produção de massa e rica em sacarose, o que significa que tem um alto nível de energia. Isso é de extrema relevância quando se pensa na alimentação de animais ruminantes. Muita gente ainda pensa que a cana-de-açúcar só deve ser utilizada em animais com baixo potencial de produção, utilizada...

6 dúvidas frequentes sobre pastejo rotacionado

Postado em 09/10/2018 - 3 min de leitura 6 dúvidas frequentes sobre pastejo rotacionado
O sistema de pastejo rotacionado consiste na divisão da área em piquetes de acordo com a forrageira utilizada (número de dias de descanso) e dias de ocupação (tempo que os animais permanecem no piquete). A utilização desse sistema pode trazer muitos benefícios ao sistema produtivo. No entanto, ainda existem muitas dúvidas e muitos mitos envolvendo...