Blog EducaPoint

Já pensou em pré-secado na trincheira?

Postado em 06/05/2019 - 2 min de leitura Já pensou em pré-secado na trincheira?
Vale ressaltar que o Brasil possui muitas espécies com potencial para a produção de pré-secado. Somado a isso, atualmente nós temos mais equipamentos disponíveis e com custo inferior aos praticados no passado. Fazendas leiteiras terão que destinar mais tempo para as atividades de produção interna de silagem... não haverá um outro caminho a...

5 perguntas e respostas sobre diferimento de pastagem

Postado em 30/04/2019 - 6 min de leitura 5 perguntas e respostas sobre diferimento de pastagem
A estacionalidade de produção das plantas forrageiras é um fato já bem conhecido por técnicos e produtores, e representa um dos principais entraves ao aumento da taxa de lotação animal em pastagens ao longo do ano. As alternativas para contornar este problema dependem de decisões que devem ser tomadas ainda durante a estação de crescimento. O...

Dois aspectos fundamentais na colheita para produção de silagem

Postado em 24/04/2019 - 3 min de leitura Dois aspectos fundamentais na colheita para produção de silagem
A produção de silagem é um processo que envolve perdas, desde a colheita, fermentação, retirada do silo, até o fornecimento aos animais. Dados da literatura, apontam que as perdas em uma boa silagem variam de 5 a 10%, ao passo que silagens de má qualidade apresentam perdas de 25 a 50%.

Movendo grandes quantidades de silagem

Postado em 10/04/2019 - 2 min de leitura Movendo grandes quantidades de silagem
O reajuste na quantidade de silagem estocada na fazenda é algo comum e, desse modo, muitos me questionam se é possível mover (realocar de um silo para o outro) grandes quantidades de silagem.

Quais os híbridos mais adequados para fazer silagem de grãos úmidos?

Postado em 25/03/2019 - 1 min de leitura Quais os híbridos mais adequados para fazer silagem de grãos úmidos?
Qual o critério para escolher o melhor híbrido para a produção de silagem de grãos úmidos? É interessante escolher híbridos que tenham fácil debulha. Isso porque a colhedora de grãos foi desenvolvida para colher grãos um pouco mais secos, tendo uma certa dificuldade de separar os grãos do sabugo.

Quais resultados esperar do sistema ILPF?

Postado em 15/02/2019 - 3 min de leitura Quais resultados esperar do sistema ILPF?
O sistema ILPF proporciona maior rentabilidade à propriedade, já que permite que se obtenha três fontes de renda diferentes. Saiba mais!

Por que se faz silagem de milho?

Postado em 07/02/2019 - 2 min de leitura Por que se faz silagem de milho?
A silagem de milho é um dos principais componentes da alimentação de bovinos seja na produção de leite ou de carne. Apesar de ser uma cultura vastamente difundida, o correto manejo da lavoura é fundamental para garantir o sucesso da produção e qualidade da silagem. Por que se faz silagem de milho?

Silo trincheira: como calcular as dimensões?

Postado em 04/02/2019 - 3 min de leitura Silo trincheira: como calcular as dimensões?
A produção de silagem pode impactar diretamente na rentabilidade do sistema produtivo e, portanto, deve ser cuidadosamente planejada. Produzir silagem de alta qualidade, que garanta o melhor desempenho dos animais e, com perdas reduzidas no processo produtivo, deve ser o objetivo desta etapa.

Silagens de grãos: onde não pode haver erros?

Postado em 09/01/2019 - 2 min de leitura Silagens de grãos: onde não pode haver erros?
Contudo, não é simples a produção e uso destas silagens, uma vez que as mesmas demandam mais profissionalismo em termos de gestão econômica e técnica. Neste artigo serão apontados os fatores técnicos que não podem sofrer falhas quando as silagens de grãos começam a fazer parte do plano alimentar dos animais:

Ora bolas... pasto não precisa adubar?

Postado em 03/01/2019 - 6 min de leitura Ora bolas... pasto não precisa adubar?
Nas diversas localidades que passei, são inúmeras as vezes que ouvi este trecho que aqui quero repetir... "ora bolas... pasto não precisa adubar". Motivo para mim, de risada e ao mesmo tempo uma vontade imensa de chorar. Dar risada, porque a maioria dos produtores, pecuaristas, ou extensionistas, precisam ser extrovertidos para suportar a pressão...