O que uma análise de fermentação pode dizer sobre sua silagem?

Postado em: 04/02/2022 | 4 min de leitura Escrito por:
As análises de fermentação são importantes para avaliar a qualidade da silagem. Esses relatórios geralmente fornecem pistas sobre o número relativo e o tipo de microrganismos que controlavam o processo de fermentação. As informações geradas em uma análise de fermentação são como um boletim sobre o processo de fabricação da silagem e uma janela para muitos fatores que influenciaram a qualidade da silagem, tais como: maturidade da planta, umidade da colheita, temperatura ambiente, eficácia da embalagem, uso de aditivos e manejo da superfície.
 
Matéria seca
 
A matéria seca (MS) da silagem é composta por açúcares de alta digestibilidade, amido, proteína e fibra digestível. A colheita da silagem com a umidade ideal é crítica para embalar adequadamente o silo e excluir o oxigênio. A MS da silagem influencia o ácido total, o pH e o tipo de processo de fermentação pelo qual a silagem será submetida. Silagens com baixo teor de MS podem levar a uma fermentação prolongada, quebra excessiva de proteínas e níveis elevados de ácido por meio da conversão de nutrientes. Quando a MS é muito alta, a massa da forragem é difícil de embalar e tende a ser instável, permitindo o crescimento de leveduras e bolores.
 
Ácidos Totais
 
Ao fazer a silagem, o objetivo é reduzir o oxigênio para que as bactérias produtoras de ácido lático possam florescer a fim de estabilizar e preservar a forragem ensilada. O ácido lático é mais forte que os demais ácidos da silagem (acético, propiônico e butírico), sendo responsável pela maior parte da queda do pH. Dependendo da forragem, os ácidos totais devem ser menores que 10% da MS da forragem, sendo o ácido lático primário (4% - 7% MS), seguido do acético (2% - 3% MS), propiônico (menos de 0,5% DM) e butírico (menos de 0,1% DM).
 
Baixas concentrações de ácido lático podem indicar fermentação restrita devido ao alto conteúdo de MS. Isso é comum em leguminosas e gramíneas com MS superior a 50%. A fermentação restrita devido ao clima frio e as silagens com alto teor de ácido butírico (silagens de Clostridium) também costumam ter baixo teor de ácido lático. Níveis elevados de ácido acético (acima de 3 - 4% MS) são frequentemente observados em silagens ensiladas com uma MS muito baixa (menos de 25%). Esses tipos de silagens sofrem fermentações prolongadas devido à sua maior capacidade de tamponamento e embalagem solta. Nesses casos, a recuperação de energia e MS é inferior ao ideal. As concentrações de ácido acético também podem ser elevadas quando um inoculante Lactobacillus buchneri é aplicado à forragem. Isso ocorre porque os inoculantes de L. buchneri convertem o ácido láctico em ácido acético e outros compostos.
 
Os inoculantes contendo L. buchneri ajudam a produzir uma fermentação acética controlada. Esses inoculantes são empregados para tratar de questões de estabilidade aeróbia devido à deterioração quando a silagem é exposta ao oxigênio, especialmente na alimentação. Quando a concentração de ácido butírico excede 0,5% da MS, é um indício de que a silagem foi submetida à fermentação clostridial. As silagens com alto teor de ácido butírico são geralmente de baixo valor nutritivo e maiores nos níveis de FDA e FDN, porque muitos dos nutrientes solúveis foram degradados.

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Produção e utilização de silagens. O curso se divide em duas parte, que pode ser acessadas aqui: Parte 1 e Parte 2. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
pH
 
Um critério chave para avaliar a fermentação da silagem é a velocidade de queda do pH e o pH terminal (final). Geralmente, quanto menor o pH, melhor preservada e mais estável é a silagem. O pH de uma amostra ensilada é uma medida de sua acidez, e isso é afetado pela capacidade tampão da cultura. As silagens de leguminosas tendem a ter um declínio mais lento no pH, um pH final mais alto e demoram mais para ensilar devido à sua capacidade de tamponamento em comparação com o milho e outras gramíneas. Um pH elevado devido à fermentação restrita nem sempre é indicativo de fermentação ruim ou silagem ruim, mas sim a silagem que passou por uma fermentação restrita tem tendência a ser instável quando exposta ao ar.
 
Densidade da forragem
 
Embora não seja relatado em uma análise de fermentação, as densidades de forragem falam muito sobre a qualidade da silagem no silo. A silagem mal embalada é menos densa e permite que mais ar entre no silo e, portanto, leva mais tempo para fermentar. Quanto mais tempo a forragem leva para fermentar, mais combustível (açúcar, amido e proteína) é queimado. Além disso, a forragem menos densa também é menos estável na alimentação.
 
Planejamento
 
Se uma análise de fermentação descobrir áreas para melhoria, comece a planejar imediatamente. Colha a silagem com a umidade ideal, corte o comprimento e entregue-a ao depósito rapidamente. Embale bem o silo e feche-o rapidamente para garantir que esteja livre de oxigênio. Muitos dos desafios que os produtores encontram não são específicos da cultura, mas sim características da cultura no momento da ensilagem. As forragens com alto teor de proteína e baixo teor de açúcar ensiladas em umidade elevada podem resultar em fermentação pobre.
 
Em contraste, forragens com alto teor de proteína e baixo teor de açúcar ensiladas em baixa umidade podem resultar no aquecimento da silagem durante a alimentação. 

* Baseado no artigo What can a fermentation analysis tell you about your silage?, do Dairy Global.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP